Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35009 |
Resumo: | Este estudo problematiza o entendimento de qualidade na educação/educação física escolar a partir da interlocução com pesquisadores ligados a universidades públicas em países da América Latina. Para tanto, foram realizadas incursões pela literatura acerca do tema, bem como coleta de dados via questionário online, respondido por sete pesquisadores de Instituições de Ensino Superior na Argentina, no Chile e na Colômbia diretamente ligados a questões da formação para a docência. Concluiu-se que os discursos dos interlocutores latino-americanos aproximam-se quanto ao entendimento de uma qualidade na educação/educação física escolar que não fragmente o sujeito em sua relação com o mundo, mas que o valorize em sua diversidade, corporalidade e autonomia, distanciando-se de abordagens mercadológicas que trazem a qualidade na forma de testes, competição e supremacia de uns em relação aos outros. |
id |
UEM-9_620355847de371ce5d34bc61b24dc1d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/35009 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantesQualidade. Educação. Educação física. Escola.Este estudo problematiza o entendimento de qualidade na educação/educação física escolar a partir da interlocução com pesquisadores ligados a universidades públicas em países da América Latina. Para tanto, foram realizadas incursões pela literatura acerca do tema, bem como coleta de dados via questionário online, respondido por sete pesquisadores de Instituições de Ensino Superior na Argentina, no Chile e na Colômbia diretamente ligados a questões da formação para a docência. Concluiu-se que os discursos dos interlocutores latino-americanos aproximam-se quanto ao entendimento de uma qualidade na educação/educação física escolar que não fragmente o sujeito em sua relação com o mundo, mas que o valorize em sua diversidade, corporalidade e autonomia, distanciando-se de abordagens mercadológicas que trazem a qualidade na forma de testes, competição e supremacia de uns em relação aos outros.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3500910.4025/jphyseduc.v29i1.2929Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2929Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2929Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29292448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35009/751375137540Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessLara, Larissa MichelleStarepravo, Fernando AugustoMiranda, Antonio Carlos Monteiro deSouza, Vânia de Fátima Matias de2019-07-17T08:43:15Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/35009Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:15Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes |
title |
Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes |
spellingShingle |
Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes Lara, Larissa Michelle Qualidade. Educação. Educação física. Escola. |
title_short |
Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes |
title_full |
Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes |
title_fullStr |
Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes |
title_full_unstemmed |
Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes |
title_sort |
Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes |
author |
Lara, Larissa Michelle |
author_facet |
Lara, Larissa Michelle Starepravo, Fernando Augusto Miranda, Antonio Carlos Monteiro de Souza, Vânia de Fátima Matias de |
author_role |
author |
author2 |
Starepravo, Fernando Augusto Miranda, Antonio Carlos Monteiro de Souza, Vânia de Fátima Matias de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lara, Larissa Michelle Starepravo, Fernando Augusto Miranda, Antonio Carlos Monteiro de Souza, Vânia de Fátima Matias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade. Educação. Educação física. Escola. |
topic |
Qualidade. Educação. Educação física. Escola. |
description |
Este estudo problematiza o entendimento de qualidade na educação/educação física escolar a partir da interlocução com pesquisadores ligados a universidades públicas em países da América Latina. Para tanto, foram realizadas incursões pela literatura acerca do tema, bem como coleta de dados via questionário online, respondido por sete pesquisadores de Instituições de Ensino Superior na Argentina, no Chile e na Colômbia diretamente ligados a questões da formação para a docência. Concluiu-se que os discursos dos interlocutores latino-americanos aproximam-se quanto ao entendimento de uma qualidade na educação/educação física escolar que não fragmente o sujeito em sua relação com o mundo, mas que o valorize em sua diversidade, corporalidade e autonomia, distanciando-se de abordagens mercadológicas que trazem a qualidade na forma de testes, competição e supremacia de uns em relação aos outros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35009 10.4025/jphyseduc.v29i1.2929 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35009 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v29i1.2929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35009/751375137540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2929 Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2929 Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2929 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545053818880 |