Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Larissa Michelle
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Starepravo, Fernando Augusto, Miranda, Antonio Carlos Monteiro de, Souza, Vânia de Fátima Matias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35009
Resumo: Este estudo problematiza o entendimento de qualidade na educação/educação física escolar a partir da interlocução com pesquisadores ligados a universidades públicas em países da América Latina. Para tanto, foram realizadas incursões pela literatura acerca do tema, bem como coleta de dados via questionário online, respondido por sete pesquisadores de Instituições de Ensino Superior na Argentina, no Chile e na Colômbia diretamente ligados a questões da formação para a docência. Concluiu-se que os discursos dos interlocutores latino-americanos aproximam-se quanto ao entendimento de uma qualidade na educação/educação física escolar que não fragmente o sujeito em sua relação com o mundo, mas que o valorize em sua diversidade, corporalidade e autonomia, distanciando-se de abordagens mercadológicas que trazem a qualidade na forma de testes, competição e supremacia de uns em relação aos outros.
id UEM-9_620355847de371ce5d34bc61b24dc1d8
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/35009
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantesQualidade. Educação. Educação física. Escola.Este estudo problematiza o entendimento de qualidade na educação/educação física escolar a partir da interlocução com pesquisadores ligados a universidades públicas em países da América Latina. Para tanto, foram realizadas incursões pela literatura acerca do tema, bem como coleta de dados via questionário online, respondido por sete pesquisadores de Instituições de Ensino Superior na Argentina, no Chile e na Colômbia diretamente ligados a questões da formação para a docência. Concluiu-se que os discursos dos interlocutores latino-americanos aproximam-se quanto ao entendimento de uma qualidade na educação/educação física escolar que não fragmente o sujeito em sua relação com o mundo, mas que o valorize em sua diversidade, corporalidade e autonomia, distanciando-se de abordagens mercadológicas que trazem a qualidade na forma de testes, competição e supremacia de uns em relação aos outros.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3500910.4025/jphyseduc.v29i1.2929Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2929Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2929Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29292448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35009/751375137540Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessLara, Larissa MichelleStarepravo, Fernando AugustoMiranda, Antonio Carlos Monteiro deSouza, Vânia de Fátima Matias de2019-07-17T08:43:15Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/35009Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:15Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes
title Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes
spellingShingle Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes
Lara, Larissa Michelle
Qualidade. Educação. Educação física. Escola.
title_short Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes
title_full Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes
title_fullStr Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes
title_full_unstemmed Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes
title_sort Qualidade na Educação/Educação física escolar Latino-americana: encontro de vozes nada dissonantes
author Lara, Larissa Michelle
author_facet Lara, Larissa Michelle
Starepravo, Fernando Augusto
Miranda, Antonio Carlos Monteiro de
Souza, Vânia de Fátima Matias de
author_role author
author2 Starepravo, Fernando Augusto
Miranda, Antonio Carlos Monteiro de
Souza, Vânia de Fátima Matias de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Larissa Michelle
Starepravo, Fernando Augusto
Miranda, Antonio Carlos Monteiro de
Souza, Vânia de Fátima Matias de
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade. Educação. Educação física. Escola.
topic Qualidade. Educação. Educação física. Escola.
description Este estudo problematiza o entendimento de qualidade na educação/educação física escolar a partir da interlocução com pesquisadores ligados a universidades públicas em países da América Latina. Para tanto, foram realizadas incursões pela literatura acerca do tema, bem como coleta de dados via questionário online, respondido por sete pesquisadores de Instituições de Ensino Superior na Argentina, no Chile e na Colômbia diretamente ligados a questões da formação para a docência. Concluiu-se que os discursos dos interlocutores latino-americanos aproximam-se quanto ao entendimento de uma qualidade na educação/educação física escolar que não fragmente o sujeito em sua relação com o mundo, mas que o valorize em sua diversidade, corporalidade e autonomia, distanciando-se de abordagens mercadológicas que trazem a qualidade na forma de testes, competição e supremacia de uns em relação aos outros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35009
10.4025/jphyseduc.v29i1.2929
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35009
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v29i1.2929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35009/751375137540
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2929
Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2929
Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2929
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545053818880