Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milistetd, Michel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Galatti, Larissa Rafaela, Collet, Carine, Tozetto, Alexandre Bobato, Nascimento, Juarez Vieira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33533
Resumo: Diante da importância da formação de treinadores no ambiente universitário e da relevância de diferentes bases de conhecimento para a atuação desse profissional, o objetivo do ensaio é apresentar orientações para a sistematização das Práticas Pedagógicas como Componentes Curriculares (PPCCs) ao longo do curso de bacharelado em Educação Física. A preocupação do modelo de organização das PPCCs é de fortalecer o desenvolvimento de competências profissionais voltadas à prática de treinadores esportivos, em função do nível de progressão do estudante no curso. Embora a centralidade do modelo proposto é a aprendizagem profissional do treinador esportivo, acredita-se que o processo de aquisição de competências possa ser direcionado também aos demais contextos de intervenção profissional em Educação Física nas áreas da saúde, da gestão e do lazer.
id UEM-9_6dcf18b27348305071421250140a7aab
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/33533
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricularTreinador esportivo. Prática pedagógica. Componente curricular. Profissão. Coaching.Diante da importância da formação de treinadores no ambiente universitário e da relevância de diferentes bases de conhecimento para a atuação desse profissional, o objetivo do ensaio é apresentar orientações para a sistematização das Práticas Pedagógicas como Componentes Curriculares (PPCCs) ao longo do curso de bacharelado em Educação Física. A preocupação do modelo de organização das PPCCs é de fortalecer o desenvolvimento de competências profissionais voltadas à prática de treinadores esportivos, em função do nível de progressão do estudante no curso. Embora a centralidade do modelo proposto é a aprendizagem profissional do treinador esportivo, acredita-se que o processo de aquisição de competências possa ser direcionado também aos demais contextos de intervenção profissional em Educação Física nas áreas da saúde, da gestão e do lazer.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2017-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33533Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2849Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2849Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-28492448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33533/20549https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33533/20828Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessMilistetd, MichelGalatti, Larissa RafaelaCollet, CarineTozetto, Alexandre BobatoNascimento, Juarez Vieira do2019-07-17T08:43:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/33533Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:05Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular
title Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular
spellingShingle Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular
Milistetd, Michel
Treinador esportivo. Prática pedagógica. Componente curricular. Profissão. Coaching.
title_short Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular
title_full Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular
title_fullStr Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular
title_full_unstemmed Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular
title_sort Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular
author Milistetd, Michel
author_facet Milistetd, Michel
Galatti, Larissa Rafaela
Collet, Carine
Tozetto, Alexandre Bobato
Nascimento, Juarez Vieira do
author_role author
author2 Galatti, Larissa Rafaela
Collet, Carine
Tozetto, Alexandre Bobato
Nascimento, Juarez Vieira do
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milistetd, Michel
Galatti, Larissa Rafaela
Collet, Carine
Tozetto, Alexandre Bobato
Nascimento, Juarez Vieira do
dc.subject.por.fl_str_mv Treinador esportivo. Prática pedagógica. Componente curricular. Profissão. Coaching.
topic Treinador esportivo. Prática pedagógica. Componente curricular. Profissão. Coaching.
description Diante da importância da formação de treinadores no ambiente universitário e da relevância de diferentes bases de conhecimento para a atuação desse profissional, o objetivo do ensaio é apresentar orientações para a sistematização das Práticas Pedagógicas como Componentes Curriculares (PPCCs) ao longo do curso de bacharelado em Educação Física. A preocupação do modelo de organização das PPCCs é de fortalecer o desenvolvimento de competências profissionais voltadas à prática de treinadores esportivos, em função do nível de progressão do estudante no curso. Embora a centralidade do modelo proposto é a aprendizagem profissional do treinador esportivo, acredita-se que o processo de aquisição de competências possa ser direcionado também aos demais contextos de intervenção profissional em Educação Física nas áreas da saúde, da gestão e do lazer.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33533
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33533
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33533/20549
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33533/20828
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2849
Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2849
Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-2849
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544761266176