Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33533 |
Resumo: | Diante da importância da formação de treinadores no ambiente universitário e da relevância de diferentes bases de conhecimento para a atuação desse profissional, o objetivo do ensaio é apresentar orientações para a sistematização das Práticas Pedagógicas como Componentes Curriculares (PPCCs) ao longo do curso de bacharelado em Educação Física. A preocupação do modelo de organização das PPCCs é de fortalecer o desenvolvimento de competências profissionais voltadas à prática de treinadores esportivos, em função do nível de progressão do estudante no curso. Embora a centralidade do modelo proposto é a aprendizagem profissional do treinador esportivo, acredita-se que o processo de aquisição de competências possa ser direcionado também aos demais contextos de intervenção profissional em Educação Física nas áreas da saúde, da gestão e do lazer. |
id |
UEM-9_6dcf18b27348305071421250140a7aab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/33533 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricularTreinador esportivo. Prática pedagógica. Componente curricular. Profissão. Coaching.Diante da importância da formação de treinadores no ambiente universitário e da relevância de diferentes bases de conhecimento para a atuação desse profissional, o objetivo do ensaio é apresentar orientações para a sistematização das Práticas Pedagógicas como Componentes Curriculares (PPCCs) ao longo do curso de bacharelado em Educação Física. A preocupação do modelo de organização das PPCCs é de fortalecer o desenvolvimento de competências profissionais voltadas à prática de treinadores esportivos, em função do nível de progressão do estudante no curso. Embora a centralidade do modelo proposto é a aprendizagem profissional do treinador esportivo, acredita-se que o processo de aquisição de competências possa ser direcionado também aos demais contextos de intervenção profissional em Educação Física nas áreas da saúde, da gestão e do lazer.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2017-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33533Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2849Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2849Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-28492448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33533/20549https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33533/20828Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessMilistetd, MichelGalatti, Larissa RafaelaCollet, CarineTozetto, Alexandre BobatoNascimento, Juarez Vieira do2019-07-17T08:43:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/33533Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:05Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular |
title |
Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular |
spellingShingle |
Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular Milistetd, Michel Treinador esportivo. Prática pedagógica. Componente curricular. Profissão. Coaching. |
title_short |
Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular |
title_full |
Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular |
title_fullStr |
Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular |
title_full_unstemmed |
Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular |
title_sort |
Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular |
author |
Milistetd, Michel |
author_facet |
Milistetd, Michel Galatti, Larissa Rafaela Collet, Carine Tozetto, Alexandre Bobato Nascimento, Juarez Vieira do |
author_role |
author |
author2 |
Galatti, Larissa Rafaela Collet, Carine Tozetto, Alexandre Bobato Nascimento, Juarez Vieira do |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milistetd, Michel Galatti, Larissa Rafaela Collet, Carine Tozetto, Alexandre Bobato Nascimento, Juarez Vieira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Treinador esportivo. Prática pedagógica. Componente curricular. Profissão. Coaching. |
topic |
Treinador esportivo. Prática pedagógica. Componente curricular. Profissão. Coaching. |
description |
Diante da importância da formação de treinadores no ambiente universitário e da relevância de diferentes bases de conhecimento para a atuação desse profissional, o objetivo do ensaio é apresentar orientações para a sistematização das Práticas Pedagógicas como Componentes Curriculares (PPCCs) ao longo do curso de bacharelado em Educação Física. A preocupação do modelo de organização das PPCCs é de fortalecer o desenvolvimento de competências profissionais voltadas à prática de treinadores esportivos, em função do nível de progressão do estudante no curso. Embora a centralidade do modelo proposto é a aprendizagem profissional do treinador esportivo, acredita-se que o processo de aquisição de competências possa ser direcionado também aos demais contextos de intervenção profissional em Educação Física nas áreas da saúde, da gestão e do lazer. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33533 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33533/20549 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33533/20828 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2849 Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2849 Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-2849 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544761266176 |