Associação entre aptidão física, estratégias de aprendizagem e desempenho escolar em crianças de nove a 11 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Isabela Almeida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa, Rafael Cerqueira, Brito, Stéphany Vieira, Aguiar, Samuel da Silva, Castro, Henrique de Oliveira, Campbell, Carmen Sílvia Grubert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40031
Resumo: O exercício físico combate fatores prejudiciais à saúde de crianças como o percentual de gordura corporal e a aptidão cardiorrespiratória. O objetivo do presente estudo foi comparar e correlacionar o VO2máx, percentual de gordura, frequência cardíaca máxima, teste de desempenho escolar e estratégias de aprendizagem em crianças de nove a 11 anos. Participaram do estudo 30 escolares. Os resultados mostram que houve correlações moderadas entre o teste de desempenho escolar (TDE) parte escrita e dobras cutânea e a soma de dobras cutâneas, TDE escrita e percentual de gordura (%G), TDE leitura e percentil geral de estratégias metacognitivas e TDE total e dobra cutânea subescapular (SE). Conclui-se que o desempenho escolar possui relação com as estratégias de aprendizagem bem como com as variáveis de composição corporal e %G. 
id UEM-9_736c5d57bcb069258c3dd51a50146b56
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/40031
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Associação entre aptidão física, estratégias de aprendizagem e desempenho escolar em crianças de nove a 11 anosAptidão Física. Estratégias de Aprendizagem. Desempenho Escolar.O exercício físico combate fatores prejudiciais à saúde de crianças como o percentual de gordura corporal e a aptidão cardiorrespiratória. O objetivo do presente estudo foi comparar e correlacionar o VO2máx, percentual de gordura, frequência cardíaca máxima, teste de desempenho escolar e estratégias de aprendizagem em crianças de nove a 11 anos. Participaram do estudo 30 escolares. Os resultados mostram que houve correlações moderadas entre o teste de desempenho escolar (TDE) parte escrita e dobras cutânea e a soma de dobras cutâneas, TDE escrita e percentual de gordura (%G), TDE leitura e percentil geral de estratégias metacognitivas e TDE total e dobra cutânea subescapular (SE). Conclui-se que o desempenho escolar possui relação com as estratégias de aprendizagem bem como com as variáveis de composição corporal e %G. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4003110.4025/jphyseduc.v29i1.2973Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2973Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2973Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29732448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40031/751375138352https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40031/751375138632Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Isabela AlmeidaCosta, Rafael CerqueiraBrito, Stéphany VieiraAguiar, Samuel da SilvaCastro, Henrique de OliveiraCampbell, Carmen Sílvia Grubert2019-07-17T08:43:16Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/40031Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:16Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Associação entre aptidão física, estratégias de aprendizagem e desempenho escolar em crianças de nove a 11 anos
title Associação entre aptidão física, estratégias de aprendizagem e desempenho escolar em crianças de nove a 11 anos
spellingShingle Associação entre aptidão física, estratégias de aprendizagem e desempenho escolar em crianças de nove a 11 anos
Ramos, Isabela Almeida
Aptidão Física. Estratégias de Aprendizagem. Desempenho Escolar.
title_short Associação entre aptidão física, estratégias de aprendizagem e desempenho escolar em crianças de nove a 11 anos
title_full Associação entre aptidão física, estratégias de aprendizagem e desempenho escolar em crianças de nove a 11 anos
title_fullStr Associação entre aptidão física, estratégias de aprendizagem e desempenho escolar em crianças de nove a 11 anos
title_full_unstemmed Associação entre aptidão física, estratégias de aprendizagem e desempenho escolar em crianças de nove a 11 anos
title_sort Associação entre aptidão física, estratégias de aprendizagem e desempenho escolar em crianças de nove a 11 anos
author Ramos, Isabela Almeida
author_facet Ramos, Isabela Almeida
Costa, Rafael Cerqueira
Brito, Stéphany Vieira
Aguiar, Samuel da Silva
Castro, Henrique de Oliveira
Campbell, Carmen Sílvia Grubert
author_role author
author2 Costa, Rafael Cerqueira
Brito, Stéphany Vieira
Aguiar, Samuel da Silva
Castro, Henrique de Oliveira
Campbell, Carmen Sílvia Grubert
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Isabela Almeida
Costa, Rafael Cerqueira
Brito, Stéphany Vieira
Aguiar, Samuel da Silva
Castro, Henrique de Oliveira
Campbell, Carmen Sílvia Grubert
dc.subject.por.fl_str_mv Aptidão Física. Estratégias de Aprendizagem. Desempenho Escolar.
topic Aptidão Física. Estratégias de Aprendizagem. Desempenho Escolar.
description O exercício físico combate fatores prejudiciais à saúde de crianças como o percentual de gordura corporal e a aptidão cardiorrespiratória. O objetivo do presente estudo foi comparar e correlacionar o VO2máx, percentual de gordura, frequência cardíaca máxima, teste de desempenho escolar e estratégias de aprendizagem em crianças de nove a 11 anos. Participaram do estudo 30 escolares. Os resultados mostram que houve correlações moderadas entre o teste de desempenho escolar (TDE) parte escrita e dobras cutânea e a soma de dobras cutâneas, TDE escrita e percentual de gordura (%G), TDE leitura e percentil geral de estratégias metacognitivas e TDE total e dobra cutânea subescapular (SE). Conclui-se que o desempenho escolar possui relação com as estratégias de aprendizagem bem como com as variáveis de composição corporal e %G. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40031
10.4025/jphyseduc.v29i1.2973
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40031
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v29i1.2973
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40031/751375138352
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40031/751375138632
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2973
Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2973
Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2973
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545171259392