Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
DOI: | 10.4025/jphyseduc.v31i1.3118 |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/45680 |
Resumo: | A competência motora (CM) é um atributo associado a comportamentos positivos de saúde; fatores contextuais, parecem desempenhar um papel importante para CM de crianças. O objetivo deste estudo foi comparar a CM de pré-escolares em dois diferentes anos e identificar o efeito de fatores contextuais (tipo de escola e renda). Duas amostras representativas de crianças (3 a 5 anos) da cidade do Recife foram avaliadas em dois momentos: no ano de 2010 (282 crianças; 151 meninos) e 2012 (270 crianças; 148 meninos). A avaliação da CM foi realizada com o Test of Gross Motor Development – 2. A análise dos dados utilizou a Anova Two-Way e a Ancova ajustada por tipo de escola (pública e particular) e renda familiar, foi adotado um p<0.05. Foi identificada uma superioridade nas habilidades locomotoras, de controle de objetos e no quociente motor geral para as crianças analisadas em 2010 e o tipo de escola e renda aumentaram o tamanho do efeito das diferenças nas habilidades de controle de objetos e no quociente motor geral. Podemos concluir que houve uma diminuição na CM da população pré-escolar após dois anos e que as variáveis contextuais tipo de escola e renda são importantes para o desenvolvimento da CM. |
id |
UEM-9_7c6eae7467595991b737d02540623917 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45680 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
spelling |
Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional studyEffect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional studymotor activityaccelerometrymaternal and child healthchildatividade motoraacelerometriasaúde materno-infantilcriançaA competência motora (CM) é um atributo associado a comportamentos positivos de saúde; fatores contextuais, parecem desempenhar um papel importante para CM de crianças. O objetivo deste estudo foi comparar a CM de pré-escolares em dois diferentes anos e identificar o efeito de fatores contextuais (tipo de escola e renda). Duas amostras representativas de crianças (3 a 5 anos) da cidade do Recife foram avaliadas em dois momentos: no ano de 2010 (282 crianças; 151 meninos) e 2012 (270 crianças; 148 meninos). A avaliação da CM foi realizada com o Test of Gross Motor Development – 2. A análise dos dados utilizou a Anova Two-Way e a Ancova ajustada por tipo de escola (pública e particular) e renda familiar, foi adotado um p<0.05. Foi identificada uma superioridade nas habilidades locomotoras, de controle de objetos e no quociente motor geral para as crianças analisadas em 2010 e o tipo de escola e renda aumentaram o tamanho do efeito das diferenças nas habilidades de controle de objetos e no quociente motor geral. Podemos concluir que houve uma diminuição na CM da população pré-escolar após dois anos e que as variáveis contextuais tipo de escola e renda são importantes para o desenvolvimento da CM.Motor competence (MC) is an attribute associated with positive health behaviors; contextual factors, seems to play a important role for MC of children. The purpose of this study was to compare the MC of preschool children in two different years and to identify the effect of contextual factors (school type and family income). Two representative samples of children (3 to 5 years old) from Recife were assessed in two time periods: 2010 (n= 282 children, 151 boys) and 2012 (n=270 children, 148 boys). MC was assessed using the Test of Gross Motor Development - 2. Data analysis used the Anova Two-Way and the Ancova tests adjusted by type of school (public and private) and family income, a p <0.05 was used. Locomotor skills, object control and overall motor quotient were superior for the children analyzed in 2010. Furthermore, the school type and income increased the effect size in the differences in object control skills and the general motor quotient. We can conclude that there was a decrease in MC of the preschool population after two years and that the contextual variables type of school and family income are important for the development of MC.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2020-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4568010.4025/jphyseduc.v31i1.3118Journal of Physical Education; Vol 31 No 1 (2020); e-3118Journal of Physical Education; Vol. 31 Núm. 1 (2020); e-3118Journal of Physical Education; v. 31 n. 1 (2020); e-31182448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/45680/751375149844Copyright (c) 2020 Journal of Physical Educationhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Daniel da RochaMartins Guimarães, Túlio GuilhermeCoelho Campos, Carolina MariaFeitoza, Anderson Henry PereiraHenrique, Rafael dos SantosMoura dos Santos, Marcos AndréCattuzzo, Maria Teresa2021-04-29T13:29:23Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45680Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2021-04-29T13:29:23Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study |
title |
Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study |
spellingShingle |
Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study Queiroz, Daniel da Rocha motor activity accelerometry maternal and child health child atividade motora acelerometria saúde materno-infantil criança Queiroz, Daniel da Rocha motor activity accelerometry maternal and child health child atividade motora acelerometria saúde materno-infantil criança |
title_short |
Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study |
title_full |
Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study |
title_fullStr |
Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study |
title_full_unstemmed |
Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study |
title_sort |
Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study |
author |
Queiroz, Daniel da Rocha |
author_facet |
Queiroz, Daniel da Rocha Queiroz, Daniel da Rocha Martins Guimarães, Túlio Guilherme Coelho Campos, Carolina Maria Feitoza, Anderson Henry Pereira Henrique, Rafael dos Santos Moura dos Santos, Marcos André Cattuzzo, Maria Teresa Martins Guimarães, Túlio Guilherme Coelho Campos, Carolina Maria Feitoza, Anderson Henry Pereira Henrique, Rafael dos Santos Moura dos Santos, Marcos André Cattuzzo, Maria Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Martins Guimarães, Túlio Guilherme Coelho Campos, Carolina Maria Feitoza, Anderson Henry Pereira Henrique, Rafael dos Santos Moura dos Santos, Marcos André Cattuzzo, Maria Teresa |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Daniel da Rocha Martins Guimarães, Túlio Guilherme Coelho Campos, Carolina Maria Feitoza, Anderson Henry Pereira Henrique, Rafael dos Santos Moura dos Santos, Marcos André Cattuzzo, Maria Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
motor activity accelerometry maternal and child health child atividade motora acelerometria saúde materno-infantil criança |
topic |
motor activity accelerometry maternal and child health child atividade motora acelerometria saúde materno-infantil criança |
description |
A competência motora (CM) é um atributo associado a comportamentos positivos de saúde; fatores contextuais, parecem desempenhar um papel importante para CM de crianças. O objetivo deste estudo foi comparar a CM de pré-escolares em dois diferentes anos e identificar o efeito de fatores contextuais (tipo de escola e renda). Duas amostras representativas de crianças (3 a 5 anos) da cidade do Recife foram avaliadas em dois momentos: no ano de 2010 (282 crianças; 151 meninos) e 2012 (270 crianças; 148 meninos). A avaliação da CM foi realizada com o Test of Gross Motor Development – 2. A análise dos dados utilizou a Anova Two-Way e a Ancova ajustada por tipo de escola (pública e particular) e renda familiar, foi adotado um p<0.05. Foi identificada uma superioridade nas habilidades locomotoras, de controle de objetos e no quociente motor geral para as crianças analisadas em 2010 e o tipo de escola e renda aumentaram o tamanho do efeito das diferenças nas habilidades de controle de objetos e no quociente motor geral. Podemos concluir que houve uma diminuição na CM da população pré-escolar após dois anos e que as variáveis contextuais tipo de escola e renda são importantes para o desenvolvimento da CM. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/45680 10.4025/jphyseduc.v31i1.3118 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/45680 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v31i1.3118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/45680/751375149844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Journal of Physical Education https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Journal of Physical Education https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 31 No 1 (2020); e-3118 Journal of Physical Education; Vol. 31 Núm. 1 (2020); e-3118 Journal of Physical Education; v. 31 n. 1 (2020); e-3118 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1822158100939931648 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v31i1.3118 |