Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Daniel da Rocha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins Guimarães, Túlio Guilherme, Coelho Campos, Carolina Maria, Feitoza, Anderson Henry Pereira, Henrique, Rafael dos Santos, Moura dos Santos, Marcos André, Cattuzzo, Maria Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
DOI: 10.4025/jphyseduc.v31i1.3118
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/45680
Resumo: A competência motora (CM) é um atributo associado a comportamentos positivos de saúde; fatores contextuais, parecem desempenhar um papel importante para CM de crianças. O objetivo deste estudo foi comparar a CM de pré-escolares em dois diferentes anos e identificar o efeito de fatores contextuais (tipo de escola e renda). Duas amostras representativas de crianças (3 a 5 anos) da cidade do Recife foram avaliadas em dois momentos: no ano de 2010 (282 crianças; 151 meninos) e 2012 (270 crianças; 148 meninos). A avaliação da CM foi realizada com o Test of Gross Motor Development – 2. A análise dos dados utilizou a Anova Two-Way e a Ancova ajustada por tipo de escola (pública e particular) e renda familiar, foi adotado um p<0.05. Foi identificada uma superioridade nas habilidades locomotoras, de controle de objetos e no quociente motor geral para as crianças analisadas em 2010 e o tipo de escola e renda aumentaram o tamanho do efeito das diferenças nas habilidades de controle de objetos e no quociente motor geral. Podemos concluir que houve uma diminuição na CM da população pré-escolar após dois anos e que as variáveis contextuais tipo de escola e renda são importantes para o desenvolvimento da CM.
id UEM-9_7c6eae7467595991b737d02540623917
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45680
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
spelling Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional studyEffect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional studymotor activityaccelerometrymaternal and child healthchildatividade motoraacelerometriasaúde materno-infantilcriançaA competência motora (CM) é um atributo associado a comportamentos positivos de saúde; fatores contextuais, parecem desempenhar um papel importante para CM de crianças. O objetivo deste estudo foi comparar a CM de pré-escolares em dois diferentes anos e identificar o efeito de fatores contextuais (tipo de escola e renda). Duas amostras representativas de crianças (3 a 5 anos) da cidade do Recife foram avaliadas em dois momentos: no ano de 2010 (282 crianças; 151 meninos) e 2012 (270 crianças; 148 meninos). A avaliação da CM foi realizada com o Test of Gross Motor Development – 2. A análise dos dados utilizou a Anova Two-Way e a Ancova ajustada por tipo de escola (pública e particular) e renda familiar, foi adotado um p<0.05. Foi identificada uma superioridade nas habilidades locomotoras, de controle de objetos e no quociente motor geral para as crianças analisadas em 2010 e o tipo de escola e renda aumentaram o tamanho do efeito das diferenças nas habilidades de controle de objetos e no quociente motor geral. Podemos concluir que houve uma diminuição na CM da população pré-escolar após dois anos e que as variáveis contextuais tipo de escola e renda são importantes para o desenvolvimento da CM.Motor competence (MC) is an attribute associated with positive health behaviors; contextual factors, seems to play a important role for MC of children. The purpose of this study was to compare the MC of preschool children in two different years and to identify the effect of contextual factors (school type and family income). Two representative samples of children (3 to 5 years old) from Recife were assessed in two time periods: 2010 (n= 282 children, 151 boys) and 2012 (n=270 children, 148 boys). MC was assessed using the Test of Gross Motor Development - 2. Data analysis used the Anova Two-Way and the Ancova tests adjusted by type of school (public and private) and family income, a p <0.05 was used. Locomotor skills, object control and overall motor quotient were superior for the children analyzed in 2010. Furthermore, the school type and income increased the effect size in the differences in object control skills and the general motor quotient. We can conclude that there was a decrease in MC of the preschool population after two years and that the contextual variables type of school and family income are important for the development of MC.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2020-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4568010.4025/jphyseduc.v31i1.3118Journal of Physical Education; Vol 31 No 1 (2020); e-3118Journal of Physical Education; Vol. 31 Núm. 1 (2020); e-3118Journal of Physical Education; v. 31 n. 1 (2020); e-31182448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/45680/751375149844Copyright (c) 2020 Journal of Physical Educationhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Daniel da RochaMartins Guimarães, Túlio GuilhermeCoelho Campos, Carolina MariaFeitoza, Anderson Henry PereiraHenrique, Rafael dos SantosMoura dos Santos, Marcos AndréCattuzzo, Maria Teresa2021-04-29T13:29:23Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45680Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2021-04-29T13:29:23Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study
Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study
title Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study
spellingShingle Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study
Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study
Queiroz, Daniel da Rocha
motor activity
accelerometry
maternal and child health
child
atividade motora
acelerometria
saúde materno-infantil
criança
Queiroz, Daniel da Rocha
motor activity
accelerometry
maternal and child health
child
atividade motora
acelerometria
saúde materno-infantil
criança
title_short Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study
title_full Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study
title_fullStr Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study
Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study
title_full_unstemmed Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study
Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study
title_sort Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study
author Queiroz, Daniel da Rocha
author_facet Queiroz, Daniel da Rocha
Queiroz, Daniel da Rocha
Martins Guimarães, Túlio Guilherme
Coelho Campos, Carolina Maria
Feitoza, Anderson Henry Pereira
Henrique, Rafael dos Santos
Moura dos Santos, Marcos André
Cattuzzo, Maria Teresa
Martins Guimarães, Túlio Guilherme
Coelho Campos, Carolina Maria
Feitoza, Anderson Henry Pereira
Henrique, Rafael dos Santos
Moura dos Santos, Marcos André
Cattuzzo, Maria Teresa
author_role author
author2 Martins Guimarães, Túlio Guilherme
Coelho Campos, Carolina Maria
Feitoza, Anderson Henry Pereira
Henrique, Rafael dos Santos
Moura dos Santos, Marcos André
Cattuzzo, Maria Teresa
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Daniel da Rocha
Martins Guimarães, Túlio Guilherme
Coelho Campos, Carolina Maria
Feitoza, Anderson Henry Pereira
Henrique, Rafael dos Santos
Moura dos Santos, Marcos André
Cattuzzo, Maria Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv motor activity
accelerometry
maternal and child health
child
atividade motora
acelerometria
saúde materno-infantil
criança
topic motor activity
accelerometry
maternal and child health
child
atividade motora
acelerometria
saúde materno-infantil
criança
description A competência motora (CM) é um atributo associado a comportamentos positivos de saúde; fatores contextuais, parecem desempenhar um papel importante para CM de crianças. O objetivo deste estudo foi comparar a CM de pré-escolares em dois diferentes anos e identificar o efeito de fatores contextuais (tipo de escola e renda). Duas amostras representativas de crianças (3 a 5 anos) da cidade do Recife foram avaliadas em dois momentos: no ano de 2010 (282 crianças; 151 meninos) e 2012 (270 crianças; 148 meninos). A avaliação da CM foi realizada com o Test of Gross Motor Development – 2. A análise dos dados utilizou a Anova Two-Way e a Ancova ajustada por tipo de escola (pública e particular) e renda familiar, foi adotado um p<0.05. Foi identificada uma superioridade nas habilidades locomotoras, de controle de objetos e no quociente motor geral para as crianças analisadas em 2010 e o tipo de escola e renda aumentaram o tamanho do efeito das diferenças nas habilidades de controle de objetos e no quociente motor geral. Podemos concluir que houve uma diminuição na CM da população pré-escolar após dois anos e que as variáveis contextuais tipo de escola e renda são importantes para o desenvolvimento da CM.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/45680
10.4025/jphyseduc.v31i1.3118
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/45680
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v31i1.3118
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/45680/751375149844
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Journal of Physical Education
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Journal of Physical Education
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 31 No 1 (2020); e-3118
Journal of Physical Education; Vol. 31 Núm. 1 (2020); e-3118
Journal of Physical Education; v. 31 n. 1 (2020); e-3118
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1822158100939931648
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.4025/jphyseduc.v31i1.3118