Princípios metodológicos para o ensino da Educação Física: o início de um consenso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Cleyton
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moura, Diego Luz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41531
Resumo: O debate sobre métodos de ensino no campo da Educação Física escolar ainda é escasso na literatura brasileira. Aliado a isso, as poucas produções existentes estão diluídas em diferentes matrizes teóricas, dificultando as discussões sobre o tema. Por consequência, a falta de consenso é uma das principais problemáticas envolvendo o ensino. Assim, o presente artigo teve por objetivo analisar as contribuições da produção acadêmica sobre métodos de ensino em Educação Física escolar. Realizamos uma Revisão de Literatura nos 7 principais periódicos nacionais sobre o tema, entre os anos de 2004 e 2014. Foram selecionados artigos originais, de revisão e ensaio que abordavam a temática ensino da Educação Física na escola, totalizando 79 artigos. A análise das produções buscou levantar as propostas sobre métodos de ensino, independente do referêncial teórico utilizado como base pelos autores. Como resultados, categorizamos os apontamos da área em 11 Princípios Metodológicos sobre ensino: Interação; Contextualização; Dimensões dos conteúdos; Valorização das Experiências dos alunos; Diversidade de vivências; Problematização; Autonomia e Criatividade; Ludicidade; Compreensão e Transferência de Habilidades; Modificação estrutural do conteúdo; Utilização de recursos tecnológicos. A construção de tais Princípios é fundamental para o início de um consenso sobre como ensinar nas aulas de Educação Física escolar.
id UEM-9_8c2349f04f93545c2a016ea97b807f98
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/41531
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Princípios metodológicos para o ensino da Educação Física: o início de um consensoMétodos de ensino. Prática pedagógica. Educação Física escolar. Educação. EnsinoO debate sobre métodos de ensino no campo da Educação Física escolar ainda é escasso na literatura brasileira. Aliado a isso, as poucas produções existentes estão diluídas em diferentes matrizes teóricas, dificultando as discussões sobre o tema. Por consequência, a falta de consenso é uma das principais problemáticas envolvendo o ensino. Assim, o presente artigo teve por objetivo analisar as contribuições da produção acadêmica sobre métodos de ensino em Educação Física escolar. Realizamos uma Revisão de Literatura nos 7 principais periódicos nacionais sobre o tema, entre os anos de 2004 e 2014. Foram selecionados artigos originais, de revisão e ensaio que abordavam a temática ensino da Educação Física na escola, totalizando 79 artigos. A análise das produções buscou levantar as propostas sobre métodos de ensino, independente do referêncial teórico utilizado como base pelos autores. Como resultados, categorizamos os apontamos da área em 11 Princípios Metodológicos sobre ensino: Interação; Contextualização; Dimensões dos conteúdos; Valorização das Experiências dos alunos; Diversidade de vivências; Problematização; Autonomia e Criatividade; Ludicidade; Compreensão e Transferência de Habilidades; Modificação estrutural do conteúdo; Utilização de recursos tecnológicos. A construção de tais Princípios é fundamental para o início de um consenso sobre como ensinar nas aulas de Educação Física escolar.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4153110.4025/jphyseduc.v30i1.3041Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3041Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3041Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30412448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41531/751375139837Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, CleytonMoura, Diego Luz2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/41531Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Princípios metodológicos para o ensino da Educação Física: o início de um consenso
title Princípios metodológicos para o ensino da Educação Física: o início de um consenso
spellingShingle Princípios metodológicos para o ensino da Educação Física: o início de um consenso
Batista, Cleyton
Métodos de ensino. Prática pedagógica. Educação Física escolar. Educação. Ensino
title_short Princípios metodológicos para o ensino da Educação Física: o início de um consenso
title_full Princípios metodológicos para o ensino da Educação Física: o início de um consenso
title_fullStr Princípios metodológicos para o ensino da Educação Física: o início de um consenso
title_full_unstemmed Princípios metodológicos para o ensino da Educação Física: o início de um consenso
title_sort Princípios metodológicos para o ensino da Educação Física: o início de um consenso
author Batista, Cleyton
author_facet Batista, Cleyton
Moura, Diego Luz
author_role author
author2 Moura, Diego Luz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Cleyton
Moura, Diego Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos de ensino. Prática pedagógica. Educação Física escolar. Educação. Ensino
topic Métodos de ensino. Prática pedagógica. Educação Física escolar. Educação. Ensino
description O debate sobre métodos de ensino no campo da Educação Física escolar ainda é escasso na literatura brasileira. Aliado a isso, as poucas produções existentes estão diluídas em diferentes matrizes teóricas, dificultando as discussões sobre o tema. Por consequência, a falta de consenso é uma das principais problemáticas envolvendo o ensino. Assim, o presente artigo teve por objetivo analisar as contribuições da produção acadêmica sobre métodos de ensino em Educação Física escolar. Realizamos uma Revisão de Literatura nos 7 principais periódicos nacionais sobre o tema, entre os anos de 2004 e 2014. Foram selecionados artigos originais, de revisão e ensaio que abordavam a temática ensino da Educação Física na escola, totalizando 79 artigos. A análise das produções buscou levantar as propostas sobre métodos de ensino, independente do referêncial teórico utilizado como base pelos autores. Como resultados, categorizamos os apontamos da área em 11 Princípios Metodológicos sobre ensino: Interação; Contextualização; Dimensões dos conteúdos; Valorização das Experiências dos alunos; Diversidade de vivências; Problematização; Autonomia e Criatividade; Ludicidade; Compreensão e Transferência de Habilidades; Modificação estrutural do conteúdo; Utilização de recursos tecnológicos. A construção de tais Princípios é fundamental para o início de um consenso sobre como ensinar nas aulas de Educação Física escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41531
10.4025/jphyseduc.v30i1.3041
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41531
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v30i1.3041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41531/751375139837
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3041
Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3041
Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3041
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545245708288