EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E NÃO-DIRETIVIDADE: A PRODUÇÃO DE UMA “PERIFERIA” DA QUADRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rogério Cruz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Daolio, Jocimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21126
Resumo: Em aulas deEducação Física na escola é comum a não participação de alguns alunos nasatividades corporais, o que faz com que estes alunos fiquem à margem da aula -na “periferia” da quadra. Considerando que este não é algo dado ou natural, masproduzido pelo contexto escolar, o objetivo desse estudo é analisar a relaçãoentre a prática pedagógica em Educação Física e a produção da “periferia” daquadra. Trata-se de uma etnografia desenvolvida com uma turma de 7º ano doensino fundamental de uma escola pública, tendo como instrumentos de coleta dedados a entrevista semi-estruturada e a observação. Concluímos que a práticapedagógica do professor de Educação Física, predominantemente não-diretiva,teve íntima relação com a produção de uma “periferia” da quadra. Assim, asaulas de Educação Física, configuradas como tempo e espaço de maior liberdadeaos alunos, acabaram restritas ao conformismo.
id UFMG-5_55d5be494334afa90f1d448df627fec0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21126
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E NÃO-DIRETIVIDADE: A PRODUÇÃO DE UMA “PERIFERIA” DA QUADRAEducação físicaprática pedagógicamétodo de ensinoEm aulas deEducação Física na escola é comum a não participação de alguns alunos nasatividades corporais, o que faz com que estes alunos fiquem à margem da aula -na “periferia” da quadra. Considerando que este não é algo dado ou natural, masproduzido pelo contexto escolar, o objetivo desse estudo é analisar a relaçãoentre a prática pedagógica em Educação Física e a produção da “periferia” daquadra. Trata-se de uma etnografia desenvolvida com uma turma de 7º ano doensino fundamental de uma escola pública, tendo como instrumentos de coleta dedados a entrevista semi-estruturada e a observação. Concluímos que a práticapedagógica do professor de Educação Física, predominantemente não-diretiva,teve íntima relação com a produção de uma “periferia” da quadra. Assim, asaulas de Educação Física, configuradas como tempo e espaço de maior liberdadeaos alunos, acabaram restritas ao conformismo.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21126Educação em Revista ; v. 30 n. 2 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21126/17015Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rogério CruzDaolio, Jocimar2023-05-29T14:45:44Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21126Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:45:44Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E NÃO-DIRETIVIDADE: A PRODUÇÃO DE UMA “PERIFERIA” DA QUADRA
title EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E NÃO-DIRETIVIDADE: A PRODUÇÃO DE UMA “PERIFERIA” DA QUADRA
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E NÃO-DIRETIVIDADE: A PRODUÇÃO DE UMA “PERIFERIA” DA QUADRA
Oliveira, Rogério Cruz
Educação física
prática pedagógica
método de ensino
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E NÃO-DIRETIVIDADE: A PRODUÇÃO DE UMA “PERIFERIA” DA QUADRA
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E NÃO-DIRETIVIDADE: A PRODUÇÃO DE UMA “PERIFERIA” DA QUADRA
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E NÃO-DIRETIVIDADE: A PRODUÇÃO DE UMA “PERIFERIA” DA QUADRA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E NÃO-DIRETIVIDADE: A PRODUÇÃO DE UMA “PERIFERIA” DA QUADRA
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E NÃO-DIRETIVIDADE: A PRODUÇÃO DE UMA “PERIFERIA” DA QUADRA
author Oliveira, Rogério Cruz
author_facet Oliveira, Rogério Cruz
Daolio, Jocimar
author_role author
author2 Daolio, Jocimar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rogério Cruz
Daolio, Jocimar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
prática pedagógica
método de ensino
topic Educação física
prática pedagógica
método de ensino
description Em aulas deEducação Física na escola é comum a não participação de alguns alunos nasatividades corporais, o que faz com que estes alunos fiquem à margem da aula -na “periferia” da quadra. Considerando que este não é algo dado ou natural, masproduzido pelo contexto escolar, o objetivo desse estudo é analisar a relaçãoentre a prática pedagógica em Educação Física e a produção da “periferia” daquadra. Trata-se de uma etnografia desenvolvida com uma turma de 7º ano doensino fundamental de uma escola pública, tendo como instrumentos de coleta dedados a entrevista semi-estruturada e a observação. Concluímos que a práticapedagógica do professor de Educação Física, predominantemente não-diretiva,teve íntima relação com a produção de uma “periferia” da quadra. Assim, asaulas de Educação Física, configuradas como tempo e espaço de maior liberdadeaos alunos, acabaram restritas ao conformismo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21126
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21126/17015
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 30 n. 2 (2014)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121259626496