EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E NÃO-DIRETIVIDADE: A PRODUÇÃO DE UMA “PERIFERIA” DA QUADRA
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21126 |
Resumo: | Em aulas deEducação Física na escola é comum a não participação de alguns alunos nasatividades corporais, o que faz com que estes alunos fiquem à margem da aula -na “periferia” da quadra. Considerando que este não é algo dado ou natural, masproduzido pelo contexto escolar, o objetivo desse estudo é analisar a relaçãoentre a prática pedagógica em Educação Física e a produção da “periferia” daquadra. Trata-se de uma etnografia desenvolvida com uma turma de 7º ano doensino fundamental de uma escola pública, tendo como instrumentos de coleta dedados a entrevista semi-estruturada e a observação. Concluímos que a práticapedagógica do professor de Educação Física, predominantemente não-diretiva,teve íntima relação com a produção de uma “periferia” da quadra. Assim, asaulas de Educação Física, configuradas como tempo e espaço de maior liberdadeaos alunos, acabaram restritas ao conformismo. |
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