Didática comunicativa: contribuições para a legitimação pedagógica da Educação Física Escolar - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.5547
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Data de Publicação: | 2009 |
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Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5547 |
Resumo: | Este estudo trata de apresentar alguns subsídios teóricos a partir de referenciais que se dedicam ao tema da emancipação humana, entre os quais, destacam-se Fensterseifer (2001), Freire (1996), Habermas (1987), que podem contribuir com a legitimação da Educação Física Escolar. Objetivou-se investigar, por meio de uma pesquisa teórica os princípios teórico-metodológicos que se apresentam na literatura compilada do âmbito da filosofia e da educação/Educação Física, para a perspectiva de uma didática comunicativa para a Educação Física Escolar. Busca a fundamentação metodológica nos pilares de uma pesquisa teórica apresentada por Demo (2004), delimitando-se a estudos que tratam da emancipação humana. Conclui-se que, pelo desenvolvimento da comunicação intersubjetiva, nos processos de ensinar e aprender em práticas da Educação Física pode-se desencadear competências sociais e valores humanos, como o respeito, a solidariedade, a autonomia, a cooperação, imprescindíveis para a atual sociedade. |
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Didática comunicativa: contribuições para a legitimação pedagógica da Educação Física Escolar - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.5547Palavras-chaveEducação física - estudo e ensino. Didática. Emancipaçãoeducaçãoaprendizagemensino.Este estudo trata de apresentar alguns subsídios teóricos a partir de referenciais que se dedicam ao tema da emancipação humana, entre os quais, destacam-se Fensterseifer (2001), Freire (1996), Habermas (1987), que podem contribuir com a legitimação da Educação Física Escolar. Objetivou-se investigar, por meio de uma pesquisa teórica os princípios teórico-metodológicos que se apresentam na literatura compilada do âmbito da filosofia e da educação/Educação Física, para a perspectiva de uma didática comunicativa para a Educação Física Escolar. Busca a fundamentação metodológica nos pilares de uma pesquisa teórica apresentada por Demo (2004), delimitando-se a estudos que tratam da emancipação humana. Conclui-se que, pelo desenvolvimento da comunicação intersubjetiva, nos processos de ensinar e aprender em práticas da Educação Física pode-se desencadear competências sociais e valores humanos, como o respeito, a solidariedade, a autonomia, a cooperação, imprescindíveis para a atual sociedade.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2009-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa teórica.application/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5547Journal of Physical Education; Vol 20 No 2 (2009); 183-195Journal of Physical Education; Vol. 20 Núm. 2 (2009); 183-195Journal of Physical Education; v. 20 n. 2 (2009); 183-1952448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5547/4428https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5547/751375140811Boscatto, Juliano DanielKunz, Elenorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T15:37:38Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/5547Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2023-01-10T15:37:38Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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