Didática comunicativa: contribuições para a legitimação pedagógica da Educação Física Escolar - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.5547

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boscatto, Juliano Daniel
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Kunz, Elenor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5547
Resumo: Este estudo trata de apresentar alguns subsídios teóricos a partir de referenciais que se dedicam ao tema da emancipação humana, entre os quais, destacam-se Fensterseifer (2001), Freire (1996), Habermas (1987), que podem contribuir com a legitimação da Educação Física Escolar. Objetivou-se investigar, por meio de uma pesquisa teórica os princípios teórico-metodológicos que se apresentam na literatura compilada do âmbito da filosofia e da educação/Educação Física, para a perspectiva de uma didática comunicativa para a Educação Física Escolar. Busca a fundamentação metodológica nos pilares de uma pesquisa teórica apresentada por Demo (2004), delimitando-se a estudos que tratam da emancipação humana. Conclui-se que, pelo desenvolvimento da comunicação intersubjetiva, nos processos de ensinar e aprender em práticas da Educação Física pode-se desencadear competências sociais e valores humanos, como o respeito, a solidariedade, a autonomia, a cooperação, imprescindíveis para a atual sociedade.
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