Lazer e ócio nos discursos de atores sociais de um programa governamental de atividade física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Marcos Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Saraiva, Luiz Alex Silva, Martins, José Clerton Oliveira, Junior, Paulo Roberto Vieira, Romera, Liana Abrão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41370
Resumo: No Brasil as propostas do lazer e do ócio apresentam perspectivas distintas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é analisar qual o entendimento dos atores sociais de um programa governamental de atividade física sobre o lazer e ócio. Trata de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A escolha do programa e dos participantes ocorreu de forma intencional. Adotamos a entrevista em profundidade para a coleta das informações e, usamos a técnica de saturação para determinar o número de participantes. Para a interpretação dos dados nos apropriamos da técnica da análise crítica do discurso, por meio da abordagem sociocognitiva. Como principais resultados, encontramos a predominância do discurso hegemônico referente ao lazer no Brasil, notadamente, descanso, diversão e consumo; um desconhecimento a respeito do ócio. Enquanto prática social as vivências realizadas pelos alunos do programa, em sua maioria, não condizem com os pressupostos teóricos referentes ao lazer, mas se caracterizam enquanto experiências de ócio. Concluímos pelos discursos analisados que as pessoas ressignificam suas práticas de lazer, estabelecendo um paradoxo entre o que é proposto teoricamente com o que é vivenciado cotidianamente, assim como compreendem a atividade física de forma funcionalista.
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