Lazer e ócio nos discursos de atores sociais de um programa governamental de atividade física
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41370 |
Resumo: | No Brasil as propostas do lazer e do ócio apresentam perspectivas distintas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é analisar qual o entendimento dos atores sociais de um programa governamental de atividade física sobre o lazer e ócio. Trata de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A escolha do programa e dos participantes ocorreu de forma intencional. Adotamos a entrevista em profundidade para a coleta das informações e, usamos a técnica de saturação para determinar o número de participantes. Para a interpretação dos dados nos apropriamos da técnica da análise crítica do discurso, por meio da abordagem sociocognitiva. Como principais resultados, encontramos a predominância do discurso hegemônico referente ao lazer no Brasil, notadamente, descanso, diversão e consumo; um desconhecimento a respeito do ócio. Enquanto prática social as vivências realizadas pelos alunos do programa, em sua maioria, não condizem com os pressupostos teóricos referentes ao lazer, mas se caracterizam enquanto experiências de ócio. Concluímos pelos discursos analisados que as pessoas ressignificam suas práticas de lazer, estabelecendo um paradoxo entre o que é proposto teoricamente com o que é vivenciado cotidianamente, assim como compreendem a atividade física de forma funcionalista. |
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Lazer e ócio nos discursos de atores sociais de um programa governamental de atividade físicaDiscurso. Subjetividades. ConcepçõesNo Brasil as propostas do lazer e do ócio apresentam perspectivas distintas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é analisar qual o entendimento dos atores sociais de um programa governamental de atividade física sobre o lazer e ócio. Trata de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A escolha do programa e dos participantes ocorreu de forma intencional. Adotamos a entrevista em profundidade para a coleta das informações e, usamos a técnica de saturação para determinar o número de participantes. Para a interpretação dos dados nos apropriamos da técnica da análise crítica do discurso, por meio da abordagem sociocognitiva. Como principais resultados, encontramos a predominância do discurso hegemônico referente ao lazer no Brasil, notadamente, descanso, diversão e consumo; um desconhecimento a respeito do ócio. Enquanto prática social as vivências realizadas pelos alunos do programa, em sua maioria, não condizem com os pressupostos teóricos referentes ao lazer, mas se caracterizam enquanto experiências de ócio. Concluímos pelos discursos analisados que as pessoas ressignificam suas práticas de lazer, estabelecendo um paradoxo entre o que é proposto teoricamente com o que é vivenciado cotidianamente, assim como compreendem a atividade física de forma funcionalista.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4137010.4025/jphyseduc.v30i13036Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3036Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3036Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30362448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41370/751375139694https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41370/751375139695Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Marcos GonçalvesSaraiva, Luiz Alex SilvaMartins, José Clerton OliveiraJunior, Paulo Roberto VieiraRomera, Liana Abrão2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/41370Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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