Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23566 |
Resumo: | Objetiva compreender a relação que alunos e alunas estabelecem com os saberes nas aulas de Educação Física. O pressuposto teórico-metodológico utilizado foi o da narrativa autobiográfica. Tem como colaboradores treze alunos, quatro meninos e nove meninas, de uma turma de ensino médio. Ao tomar como referência a lógica escolar, os alunos apresentam dificuldades em considerar a relação que estabelecem com os saberes na Educação Física como aprendizado. Além disso, as críticas não se restringem a essa disciplina, mas estendem-se à própria escola, que parece ter sua lógica de ensino alheia aos desejos e necessidades dos estudantes. |
id |
UEM-9_d0f0e4f04320877f53bb717575d27a5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/23566 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do alunoEducação FísicaRelação com o saberNarrativa discenteEnsino MédioEducação Físicanarração.Objetiva compreender a relação que alunos e alunas estabelecem com os saberes nas aulas de Educação Física. O pressuposto teórico-metodológico utilizado foi o da narrativa autobiográfica. Tem como colaboradores treze alunos, quatro meninos e nove meninas, de uma turma de ensino médio. Ao tomar como referência a lógica escolar, os alunos apresentam dificuldades em considerar a relação que estabelecem com os saberes na Educação Física como aprendizado. Além disso, as críticas não se restringem a essa disciplina, mas estendem-se à própria escola, que parece ter sua lógica de ensino alheia aos desejos e necessidades dos estudantes.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa do tipo narrativa.application/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23566Journal of Physical Education; Vol 25 No 4 (2014); 539-553Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 4 (2014); 539-553Journal of Physical Education; v. 25 n. 4 (2014); 539-5532448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23566/14383Santos, Verônica Freitas dosVieira, Aline OliveiraMello, André da SilvaSchneider, OmarFerreira Neto, AmarílioSantos, Wagner dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:06Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/23566Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:06Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno |
title |
Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno |
spellingShingle |
Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno Santos, Verônica Freitas dos Educação Física Relação com o saber Narrativa discente Ensino Médio Educação Física narração. |
title_short |
Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno |
title_full |
Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno |
title_fullStr |
Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno |
title_full_unstemmed |
Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno |
title_sort |
Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno |
author |
Santos, Verônica Freitas dos |
author_facet |
Santos, Verônica Freitas dos Vieira, Aline Oliveira Mello, André da Silva Schneider, Omar Ferreira Neto, Amarílio Santos, Wagner dos |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Aline Oliveira Mello, André da Silva Schneider, Omar Ferreira Neto, Amarílio Santos, Wagner dos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Verônica Freitas dos Vieira, Aline Oliveira Mello, André da Silva Schneider, Omar Ferreira Neto, Amarílio Santos, Wagner dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Relação com o saber Narrativa discente Ensino Médio Educação Física narração. |
topic |
Educação Física Relação com o saber Narrativa discente Ensino Médio Educação Física narração. |
description |
Objetiva compreender a relação que alunos e alunas estabelecem com os saberes nas aulas de Educação Física. O pressuposto teórico-metodológico utilizado foi o da narrativa autobiográfica. Tem como colaboradores treze alunos, quatro meninos e nove meninas, de uma turma de ensino médio. Ao tomar como referência a lógica escolar, os alunos apresentam dificuldades em considerar a relação que estabelecem com os saberes na Educação Física como aprendizado. Além disso, as críticas não se restringem a essa disciplina, mas estendem-se à própria escola, que parece ter sua lógica de ensino alheia aos desejos e necessidades dos estudantes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa do tipo narrativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23566 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23566/14383 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 25 No 4 (2014); 539-553 Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 4 (2014); 539-553 Journal of Physical Education; v. 25 n. 4 (2014); 539-553 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544211812352 |