Conhecimentos declarados por treinadores de bocha paralímpica para a intervenção profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42810 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar os conhecimentos de treinadores de Bocha Paralímpica de Santa Catarina para sua intervenção profissional. Foram adotados procedimentos de pesquisa qualitativa, a partir de estudos de caso múltiplos, com quatro treinadores com reconhecida competência na formação de atletas de bocha. A coleta foi realizada através de entrevista semiestruturada, e a análise dos dados, por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os treinadores valorizaram um conjunto de conhecimentos para sua intervenção, destacando os conhecimentos profissionais sobre as características dos atletas, os medicamentos e a funcionalidade dos equipamentos. Além dos conhecimentos interpessoais para estabelecer relações com staffs, auxiliares, pais dos atletas e demais atores do contexto esportivo, os conhecimentos intrapessoais para assumir os papéis de amigo, psicólogo e familiar dos atletas, também foram indicados como conhecimentos importantes para a sua intervenção profissional. Conclui-se que a valorização deste conjunto de conhecimentos pelos treinadores de Bocha Paralímpica está evidentemente relacionada ao elevado grau de deficiência dos atletas. |
id |
UEM-9_e6370aea842a84f44548f7b015ec2a1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/42810 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimentos declarados por treinadores de bocha paralímpica para a intervenção profissionalEducação Física e Esporte. Conhecimento. Treinador. Bocha Paralímpica.O objetivo deste estudo foi analisar os conhecimentos de treinadores de Bocha Paralímpica de Santa Catarina para sua intervenção profissional. Foram adotados procedimentos de pesquisa qualitativa, a partir de estudos de caso múltiplos, com quatro treinadores com reconhecida competência na formação de atletas de bocha. A coleta foi realizada através de entrevista semiestruturada, e a análise dos dados, por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os treinadores valorizaram um conjunto de conhecimentos para sua intervenção, destacando os conhecimentos profissionais sobre as características dos atletas, os medicamentos e a funcionalidade dos equipamentos. Além dos conhecimentos interpessoais para estabelecer relações com staffs, auxiliares, pais dos atletas e demais atores do contexto esportivo, os conhecimentos intrapessoais para assumir os papéis de amigo, psicólogo e familiar dos atletas, também foram indicados como conhecimentos importantes para a sua intervenção profissional. Conclui-se que a valorização deste conjunto de conhecimentos pelos treinadores de Bocha Paralímpica está evidentemente relacionada ao elevado grau de deficiência dos atletas.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa com procedimentos de Estudo de Casos Múltiplosapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4281010.4025/jphyseduc.v30i13042Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3042Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3042Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30422448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42810/751375139868Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Daiane CardosBrasil, Vinicius Zeilmanndo Nascimento, Juarez VieiraKuhn, FilipyBackes, Ana FláviaRamos, Valmor2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/42810Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimentos declarados por treinadores de bocha paralímpica para a intervenção profissional |
title |
Conhecimentos declarados por treinadores de bocha paralímpica para a intervenção profissional |
spellingShingle |
Conhecimentos declarados por treinadores de bocha paralímpica para a intervenção profissional da Silva, Daiane Cardos Educação Física e Esporte. Conhecimento. Treinador. Bocha Paralímpica. |
title_short |
Conhecimentos declarados por treinadores de bocha paralímpica para a intervenção profissional |
title_full |
Conhecimentos declarados por treinadores de bocha paralímpica para a intervenção profissional |
title_fullStr |
Conhecimentos declarados por treinadores de bocha paralímpica para a intervenção profissional |
title_full_unstemmed |
Conhecimentos declarados por treinadores de bocha paralímpica para a intervenção profissional |
title_sort |
Conhecimentos declarados por treinadores de bocha paralímpica para a intervenção profissional |
author |
da Silva, Daiane Cardos |
author_facet |
da Silva, Daiane Cardos Brasil, Vinicius Zeilmann do Nascimento, Juarez Vieira Kuhn, Filipy Backes, Ana Flávia Ramos, Valmor |
author_role |
author |
author2 |
Brasil, Vinicius Zeilmann do Nascimento, Juarez Vieira Kuhn, Filipy Backes, Ana Flávia Ramos, Valmor |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Daiane Cardos Brasil, Vinicius Zeilmann do Nascimento, Juarez Vieira Kuhn, Filipy Backes, Ana Flávia Ramos, Valmor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física e Esporte. Conhecimento. Treinador. Bocha Paralímpica. |
topic |
Educação Física e Esporte. Conhecimento. Treinador. Bocha Paralímpica. |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar os conhecimentos de treinadores de Bocha Paralímpica de Santa Catarina para sua intervenção profissional. Foram adotados procedimentos de pesquisa qualitativa, a partir de estudos de caso múltiplos, com quatro treinadores com reconhecida competência na formação de atletas de bocha. A coleta foi realizada através de entrevista semiestruturada, e a análise dos dados, por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os treinadores valorizaram um conjunto de conhecimentos para sua intervenção, destacando os conhecimentos profissionais sobre as características dos atletas, os medicamentos e a funcionalidade dos equipamentos. Além dos conhecimentos interpessoais para estabelecer relações com staffs, auxiliares, pais dos atletas e demais atores do contexto esportivo, os conhecimentos intrapessoais para assumir os papéis de amigo, psicólogo e familiar dos atletas, também foram indicados como conhecimentos importantes para a sua intervenção profissional. Conclui-se que a valorização deste conjunto de conhecimentos pelos treinadores de Bocha Paralímpica está evidentemente relacionada ao elevado grau de deficiência dos atletas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa com procedimentos de Estudo de Casos Múltiplos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42810 10.4025/jphyseduc.v30i13042 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42810 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v30i13042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42810/751375139868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3042 Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3042 Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3042 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545551892480 |