Propostas conceituais a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo de jovens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/24225 |
Resumo: | O reconhecimento da importância do treinador esportivo na formação de jovens tem exigido nível de qualificação a este profissional que atenda as demandas sociais de prática esportiva. Assim, o objetivo deste ensaio foi abordar as principais propostas a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo, procurando destacar as semelhanças e os contrastes bem como as implicações na intervenção, formação e nas pesquisas sobre o treinador. Os estudos empíricos com treinadores e também sobre aspectos particulares ao contexto de prática esportiva, implementados a partir das abordagens de “Modelo Mental” e de “Mapa Conceitual”, têm apresentado importantes contribuições para a estrutura formal que serve de base para a intervenção do treinador. Para responder aos apelos de formação e qualificação do treinador, a abordagem do “Mapa Conceitual” parece ser a mais apropriada, por retratar elementos e episódios do processo de treino, bem como fornecer uma estrutura conceitual passível de transferência aos diversos contextos de atuação do treinador esportivo. |
id |
UEM-9_e86919d294eee92ddb68ee028de1c69a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/24225 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Propostas conceituais a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo de jovensEducação Física e esporteTreinador esportivoConhecimento profissional.O reconhecimento da importância do treinador esportivo na formação de jovens tem exigido nível de qualificação a este profissional que atenda as demandas sociais de prática esportiva. Assim, o objetivo deste ensaio foi abordar as principais propostas a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo, procurando destacar as semelhanças e os contrastes bem como as implicações na intervenção, formação e nas pesquisas sobre o treinador. Os estudos empíricos com treinadores e também sobre aspectos particulares ao contexto de prática esportiva, implementados a partir das abordagens de “Modelo Mental” e de “Mapa Conceitual”, têm apresentado importantes contribuições para a estrutura formal que serve de base para a intervenção do treinador. Para responder aos apelos de formação e qualificação do treinador, a abordagem do “Mapa Conceitual” parece ser a mais apropriada, por retratar elementos e episódios do processo de treino, bem como fornecer uma estrutura conceitual passível de transferência aos diversos contextos de atuação do treinador esportivo.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2015-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/24225Journal of Physical Education; Vol 26 No 3 (2015); 483-493Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 3 (2015); 483-493Journal of Physical Education; v. 26 n. 3 (2015); 483-4932448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/24225/15483Brasil, Vinicius ZeilmannRamos, Valmordo Nascimento, Juarez Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-19T16:38:59Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/24225Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-10-19T16:38:59Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propostas conceituais a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo de jovens |
title |
Propostas conceituais a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo de jovens |
spellingShingle |
Propostas conceituais a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo de jovens Brasil, Vinicius Zeilmann Educação Física e esporte Treinador esportivo Conhecimento profissional. |
title_short |
Propostas conceituais a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo de jovens |
title_full |
Propostas conceituais a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo de jovens |
title_fullStr |
Propostas conceituais a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo de jovens |
title_full_unstemmed |
Propostas conceituais a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo de jovens |
title_sort |
Propostas conceituais a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo de jovens |
author |
Brasil, Vinicius Zeilmann |
author_facet |
Brasil, Vinicius Zeilmann Ramos, Valmor do Nascimento, Juarez Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Valmor do Nascimento, Juarez Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasil, Vinicius Zeilmann Ramos, Valmor do Nascimento, Juarez Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física e esporte Treinador esportivo Conhecimento profissional. |
topic |
Educação Física e esporte Treinador esportivo Conhecimento profissional. |
description |
O reconhecimento da importância do treinador esportivo na formação de jovens tem exigido nível de qualificação a este profissional que atenda as demandas sociais de prática esportiva. Assim, o objetivo deste ensaio foi abordar as principais propostas a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo, procurando destacar as semelhanças e os contrastes bem como as implicações na intervenção, formação e nas pesquisas sobre o treinador. Os estudos empíricos com treinadores e também sobre aspectos particulares ao contexto de prática esportiva, implementados a partir das abordagens de “Modelo Mental” e de “Mapa Conceitual”, têm apresentado importantes contribuições para a estrutura formal que serve de base para a intervenção do treinador. Para responder aos apelos de formação e qualificação do treinador, a abordagem do “Mapa Conceitual” parece ser a mais apropriada, por retratar elementos e episódios do processo de treino, bem como fornecer uma estrutura conceitual passível de transferência aos diversos contextos de atuação do treinador esportivo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/24225 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/24225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/24225/15483 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 26 No 3 (2015); 483-493 Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 3 (2015); 483-493 Journal of Physical Education; v. 26 n. 3 (2015); 483-493 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544224395264 |