Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boscatto, Juliano Daniel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Darido, Suraya Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33067
Resumo: Pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação Física escolar, podem fornecer elementos teórico-metodológicos para superar práticas de ensino baseadas em um simples saber-fazer de práticas corporais e apresentar fundamentos mais próximos da práxis educativa cotidiana. Objetivou-se analisar a produção acadêmico-científica em periódicos nacionais com o termo “Currículo e Educação Física Escolar”, no período entre os anos de 2005 a 2015. Evidencia-se que as pesquisas publicadas nos periódicos, se dedicam a investigar elementos que contribuem com a organização/sistematização de pressupostos teórico-metodológicos que auxiliem a legitimidade da EF, enquanto componente curricular. Os artigos demonstram a necessidade de se estruturar uma base curricular, que apresente conteúdos de ensino previamente sistematizados ao longo de toda a educação básica. Tal tarefa se apresenta para os estudiosos do campo da EF e, de maneira especial, para os professores que diariamente protagonizam as práticas de ensino no contexto escolar. 
id UEM-9_f5425b53351bbc5c190eeb5f83b4955b
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/33067
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionaisEducação Física. Currículo. Publicações. Periódicos.Pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação Física escolar, podem fornecer elementos teórico-metodológicos para superar práticas de ensino baseadas em um simples saber-fazer de práticas corporais e apresentar fundamentos mais próximos da práxis educativa cotidiana. Objetivou-se analisar a produção acadêmico-científica em periódicos nacionais com o termo “Currículo e Educação Física Escolar”, no período entre os anos de 2005 a 2015. Evidencia-se que as pesquisas publicadas nos periódicos, se dedicam a investigar elementos que contribuem com a organização/sistematização de pressupostos teórico-metodológicos que auxiliem a legitimidade da EF, enquanto componente curricular. Os artigos demonstram a necessidade de se estruturar uma base curricular, que apresente conteúdos de ensino previamente sistematizados ao longo de toda a educação básica. Tal tarefa se apresenta para os estudiosos do campo da EF e, de maneira especial, para os professores que diariamente protagonizam as práticas de ensino no contexto escolar. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisade análise do estado do conhecimentoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33067Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2855Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2855Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-28552448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33067/20623Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoscatto, Juliano DanielDarido, Suraya Cristina2019-07-17T08:43:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/33067Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:05Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais
title Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais
spellingShingle Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais
Boscatto, Juliano Daniel
Educação Física. Currículo. Publicações. Periódicos.
title_short Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais
title_full Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais
title_fullStr Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais
title_full_unstemmed Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais
title_sort Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais
author Boscatto, Juliano Daniel
author_facet Boscatto, Juliano Daniel
Darido, Suraya Cristina
author_role author
author2 Darido, Suraya Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boscatto, Juliano Daniel
Darido, Suraya Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Currículo. Publicações. Periódicos.
topic Educação Física. Currículo. Publicações. Periódicos.
description Pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação Física escolar, podem fornecer elementos teórico-metodológicos para superar práticas de ensino baseadas em um simples saber-fazer de práticas corporais e apresentar fundamentos mais próximos da práxis educativa cotidiana. Objetivou-se analisar a produção acadêmico-científica em periódicos nacionais com o termo “Currículo e Educação Física Escolar”, no período entre os anos de 2005 a 2015. Evidencia-se que as pesquisas publicadas nos periódicos, se dedicam a investigar elementos que contribuem com a organização/sistematização de pressupostos teórico-metodológicos que auxiliem a legitimidade da EF, enquanto componente curricular. Os artigos demonstram a necessidade de se estruturar uma base curricular, que apresente conteúdos de ensino previamente sistematizados ao longo de toda a educação básica. Tal tarefa se apresenta para os estudiosos do campo da EF e, de maneira especial, para os professores que diariamente protagonizam as práticas de ensino no contexto escolar. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisade análise do estado do conhecimento
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33067
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33067/20623
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2855
Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2855
Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-2855
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544748683264