Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33067 |
Resumo: | Pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação Física escolar, podem fornecer elementos teórico-metodológicos para superar práticas de ensino baseadas em um simples saber-fazer de práticas corporais e apresentar fundamentos mais próximos da práxis educativa cotidiana. Objetivou-se analisar a produção acadêmico-científica em periódicos nacionais com o termo “Currículo e Educação Física Escolar”, no período entre os anos de 2005 a 2015. Evidencia-se que as pesquisas publicadas nos periódicos, se dedicam a investigar elementos que contribuem com a organização/sistematização de pressupostos teórico-metodológicos que auxiliem a legitimidade da EF, enquanto componente curricular. Os artigos demonstram a necessidade de se estruturar uma base curricular, que apresente conteúdos de ensino previamente sistematizados ao longo de toda a educação básica. Tal tarefa se apresenta para os estudiosos do campo da EF e, de maneira especial, para os professores que diariamente protagonizam as práticas de ensino no contexto escolar. |
id |
UEM-9_f5425b53351bbc5c190eeb5f83b4955b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/33067 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionaisEducação Física. Currículo. Publicações. Periódicos.Pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação Física escolar, podem fornecer elementos teórico-metodológicos para superar práticas de ensino baseadas em um simples saber-fazer de práticas corporais e apresentar fundamentos mais próximos da práxis educativa cotidiana. Objetivou-se analisar a produção acadêmico-científica em periódicos nacionais com o termo “Currículo e Educação Física Escolar”, no período entre os anos de 2005 a 2015. Evidencia-se que as pesquisas publicadas nos periódicos, se dedicam a investigar elementos que contribuem com a organização/sistematização de pressupostos teórico-metodológicos que auxiliem a legitimidade da EF, enquanto componente curricular. Os artigos demonstram a necessidade de se estruturar uma base curricular, que apresente conteúdos de ensino previamente sistematizados ao longo de toda a educação básica. Tal tarefa se apresenta para os estudiosos do campo da EF e, de maneira especial, para os professores que diariamente protagonizam as práticas de ensino no contexto escolar. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisade análise do estado do conhecimentoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33067Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2855Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2855Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-28552448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33067/20623Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoscatto, Juliano DanielDarido, Suraya Cristina2019-07-17T08:43:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/33067Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:05Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais |
title |
Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais |
spellingShingle |
Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais Boscatto, Juliano Daniel Educação Física. Currículo. Publicações. Periódicos. |
title_short |
Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais |
title_full |
Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais |
title_fullStr |
Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais |
title_full_unstemmed |
Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais |
title_sort |
Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais |
author |
Boscatto, Juliano Daniel |
author_facet |
Boscatto, Juliano Daniel Darido, Suraya Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Darido, Suraya Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boscatto, Juliano Daniel Darido, Suraya Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física. Currículo. Publicações. Periódicos. |
topic |
Educação Física. Currículo. Publicações. Periódicos. |
description |
Pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação Física escolar, podem fornecer elementos teórico-metodológicos para superar práticas de ensino baseadas em um simples saber-fazer de práticas corporais e apresentar fundamentos mais próximos da práxis educativa cotidiana. Objetivou-se analisar a produção acadêmico-científica em periódicos nacionais com o termo “Currículo e Educação Física Escolar”, no período entre os anos de 2005 a 2015. Evidencia-se que as pesquisas publicadas nos periódicos, se dedicam a investigar elementos que contribuem com a organização/sistematização de pressupostos teórico-metodológicos que auxiliem a legitimidade da EF, enquanto componente curricular. Os artigos demonstram a necessidade de se estruturar uma base curricular, que apresente conteúdos de ensino previamente sistematizados ao longo de toda a educação básica. Tal tarefa se apresenta para os estudiosos do campo da EF e, de maneira especial, para os professores que diariamente protagonizam as práticas de ensino no contexto escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisade análise do estado do conhecimento |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33067 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33067/20623 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2855 Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2855 Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-2855 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544748683264 |