PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campelo Silva de Souza, Amanda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bezerra Gomes, Flávia, Soares Padilha, Maria Auxiliadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/286
Resumo: No contexto da contemporaneidade, tem sido desafiador agregar as novas tecnologias com os métodos de ensino na Educação Infantil, pois com os avanços das ferramentas tecnológicas passamos a ter novos meios de interação e cooperação que permitem construir conhecimentos. Este estudo tem por objetivo investigar a perspectiva de professores da rede municipal do Recife sobre o uso da Mesa Educacional, em relação à aprendizagem das crianças da Educação Infantil em diversas áreas do conhecimento. Em uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscou-se, em três escolas da citada rede, localizadas em bairros distintos, que possuem e fazem uso da Mesa Educacional, realizar uma entrevista semiestruturada com seis professoras da Educação Infantil, dos grupos IV e V, sendo duas professoras de cada escola selecionada. Concluímos que, mesmo havendo orientações de uso, por manuais da mesa para uso em atividades de linguagem, escrita e matemática, essa proposta de utilização com as diversas áreas do conhecimento acaba ficando a critério do professor, pois também não há formações continuadas para esse uso. Contudo, isso não significa que há um completo distanciamento com os demais eixos dessa faixa etária, já que algumas professoras procuram inserir essa possibilidade com outras áreas do conhecimento em sua prática. Palavras-chave: Mesa Educacional. Educação Infantil. Tecnologias Digitais na Educação.
id UEMA-1_0d6af68455b275a8f83e2898facd9fb9
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/286
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégiasNo contexto da contemporaneidade, tem sido desafiador agregar as novas tecnologias com os métodos de ensino na Educação Infantil, pois com os avanços das ferramentas tecnológicas passamos a ter novos meios de interação e cooperação que permitem construir conhecimentos. Este estudo tem por objetivo investigar a perspectiva de professores da rede municipal do Recife sobre o uso da Mesa Educacional, em relação à aprendizagem das crianças da Educação Infantil em diversas áreas do conhecimento. Em uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscou-se, em três escolas da citada rede, localizadas em bairros distintos, que possuem e fazem uso da Mesa Educacional, realizar uma entrevista semiestruturada com seis professoras da Educação Infantil, dos grupos IV e V, sendo duas professoras de cada escola selecionada. Concluímos que, mesmo havendo orientações de uso, por manuais da mesa para uso em atividades de linguagem, escrita e matemática, essa proposta de utilização com as diversas áreas do conhecimento acaba ficando a critério do professor, pois também não há formações continuadas para esse uso. Contudo, isso não significa que há um completo distanciamento com os demais eixos dessa faixa etária, já que algumas professoras procuram inserir essa possibilidade com outras áreas do conhecimento em sua prática. Palavras-chave: Mesa Educacional. Educação Infantil. Tecnologias Digitais na Educação.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/286TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2018): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/286/255Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampelo Silva de Souza, AmandaBezerra Gomes, FláviaSoares Padilha, Maria Auxiliadora2022-11-17T14:07:00Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/286Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:49.362280TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias
title PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias
spellingShingle PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias
Campelo Silva de Souza, Amanda
title_short PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias
title_full PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias
title_fullStr PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias
title_full_unstemmed PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias
title_sort PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias
author Campelo Silva de Souza, Amanda
author_facet Campelo Silva de Souza, Amanda
Bezerra Gomes, Flávia
Soares Padilha, Maria Auxiliadora
author_role author
author2 Bezerra Gomes, Flávia
Soares Padilha, Maria Auxiliadora
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campelo Silva de Souza, Amanda
Bezerra Gomes, Flávia
Soares Padilha, Maria Auxiliadora
description No contexto da contemporaneidade, tem sido desafiador agregar as novas tecnologias com os métodos de ensino na Educação Infantil, pois com os avanços das ferramentas tecnológicas passamos a ter novos meios de interação e cooperação que permitem construir conhecimentos. Este estudo tem por objetivo investigar a perspectiva de professores da rede municipal do Recife sobre o uso da Mesa Educacional, em relação à aprendizagem das crianças da Educação Infantil em diversas áreas do conhecimento. Em uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscou-se, em três escolas da citada rede, localizadas em bairros distintos, que possuem e fazem uso da Mesa Educacional, realizar uma entrevista semiestruturada com seis professoras da Educação Infantil, dos grupos IV e V, sendo duas professoras de cada escola selecionada. Concluímos que, mesmo havendo orientações de uso, por manuais da mesa para uso em atividades de linguagem, escrita e matemática, essa proposta de utilização com as diversas áreas do conhecimento acaba ficando a critério do professor, pois também não há formações continuadas para esse uso. Contudo, isso não significa que há um completo distanciamento com os demais eixos dessa faixa etária, já que algumas professoras procuram inserir essa possibilidade com outras áreas do conhecimento em sua prática. Palavras-chave: Mesa Educacional. Educação Infantil. Tecnologias Digitais na Educação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/286
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/286/255
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2018): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2018): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2018): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055807414272