PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/286 |
Resumo: | No contexto da contemporaneidade, tem sido desafiador agregar as novas tecnologias com os métodos de ensino na Educação Infantil, pois com os avanços das ferramentas tecnológicas passamos a ter novos meios de interação e cooperação que permitem construir conhecimentos. Este estudo tem por objetivo investigar a perspectiva de professores da rede municipal do Recife sobre o uso da Mesa Educacional, em relação à aprendizagem das crianças da Educação Infantil em diversas áreas do conhecimento. Em uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscou-se, em três escolas da citada rede, localizadas em bairros distintos, que possuem e fazem uso da Mesa Educacional, realizar uma entrevista semiestruturada com seis professoras da Educação Infantil, dos grupos IV e V, sendo duas professoras de cada escola selecionada. Concluímos que, mesmo havendo orientações de uso, por manuais da mesa para uso em atividades de linguagem, escrita e matemática, essa proposta de utilização com as diversas áreas do conhecimento acaba ficando a critério do professor, pois também não há formações continuadas para esse uso. Contudo, isso não significa que há um completo distanciamento com os demais eixos dessa faixa etária, já que algumas professoras procuram inserir essa possibilidade com outras áreas do conhecimento em sua prática. Palavras-chave: Mesa Educacional. Educação Infantil. Tecnologias Digitais na Educação. |
id |
UEMA-1_0d6af68455b275a8f83e2898facd9fb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/286 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégiasNo contexto da contemporaneidade, tem sido desafiador agregar as novas tecnologias com os métodos de ensino na Educação Infantil, pois com os avanços das ferramentas tecnológicas passamos a ter novos meios de interação e cooperação que permitem construir conhecimentos. Este estudo tem por objetivo investigar a perspectiva de professores da rede municipal do Recife sobre o uso da Mesa Educacional, em relação à aprendizagem das crianças da Educação Infantil em diversas áreas do conhecimento. Em uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscou-se, em três escolas da citada rede, localizadas em bairros distintos, que possuem e fazem uso da Mesa Educacional, realizar uma entrevista semiestruturada com seis professoras da Educação Infantil, dos grupos IV e V, sendo duas professoras de cada escola selecionada. Concluímos que, mesmo havendo orientações de uso, por manuais da mesa para uso em atividades de linguagem, escrita e matemática, essa proposta de utilização com as diversas áreas do conhecimento acaba ficando a critério do professor, pois também não há formações continuadas para esse uso. Contudo, isso não significa que há um completo distanciamento com os demais eixos dessa faixa etária, já que algumas professoras procuram inserir essa possibilidade com outras áreas do conhecimento em sua prática. Palavras-chave: Mesa Educacional. Educação Infantil. Tecnologias Digitais na Educação.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/286TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2018): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/286/255Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampelo Silva de Souza, AmandaBezerra Gomes, FláviaSoares Padilha, Maria Auxiliadora2022-11-17T14:07:00Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/286Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:49.362280TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias |
title |
PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias |
spellingShingle |
PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias Campelo Silva de Souza, Amanda |
title_short |
PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias |
title_full |
PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias |
title_fullStr |
PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias |
title_full_unstemmed |
PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias |
title_sort |
PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE O USO DA MESA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE: conteúdos e estratégias |
author |
Campelo Silva de Souza, Amanda |
author_facet |
Campelo Silva de Souza, Amanda Bezerra Gomes, Flávia Soares Padilha, Maria Auxiliadora |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra Gomes, Flávia Soares Padilha, Maria Auxiliadora |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campelo Silva de Souza, Amanda Bezerra Gomes, Flávia Soares Padilha, Maria Auxiliadora |
description |
No contexto da contemporaneidade, tem sido desafiador agregar as novas tecnologias com os métodos de ensino na Educação Infantil, pois com os avanços das ferramentas tecnológicas passamos a ter novos meios de interação e cooperação que permitem construir conhecimentos. Este estudo tem por objetivo investigar a perspectiva de professores da rede municipal do Recife sobre o uso da Mesa Educacional, em relação à aprendizagem das crianças da Educação Infantil em diversas áreas do conhecimento. Em uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscou-se, em três escolas da citada rede, localizadas em bairros distintos, que possuem e fazem uso da Mesa Educacional, realizar uma entrevista semiestruturada com seis professoras da Educação Infantil, dos grupos IV e V, sendo duas professoras de cada escola selecionada. Concluímos que, mesmo havendo orientações de uso, por manuais da mesa para uso em atividades de linguagem, escrita e matemática, essa proposta de utilização com as diversas áreas do conhecimento acaba ficando a critério do professor, pois também não há formações continuadas para esse uso. Contudo, isso não significa que há um completo distanciamento com os demais eixos dessa faixa etária, já que algumas professoras procuram inserir essa possibilidade com outras áreas do conhecimento em sua prática. Palavras-chave: Mesa Educacional. Educação Infantil. Tecnologias Digitais na Educação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/286 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/286/255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2018): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2018): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2018): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055807414272 |