INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/222 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é apresentar experiências de formação docente no Ensino Superior, no âmbito do Programa Graduação Inovadora da UNESP. Para atender a demanda de formação docente na universidade, o programa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de estratégias inovadoras. De 2015 a 2016, foram ofertados cinco cursos com tutoria para os docentes da UNESP, discentes de pós-graduação e corpo técnico. Por meio de uma análise quanti-qualitativa observou-se que a formação continuada do professor da Educação Superior pode suscitar uma perspectiva de transformação na prática docente e a mudança da visão dos envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Em 2017, pretende-se dar continuidade à análise dos dados registrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no intuito de consolidar um amplo estudo sobre a construção de uma cultura de inovação na Educação Superior.Palavras-chave: Inovação. Ensino superior. Formação de professores. |
id |
UEMA-1_1abcc5f9a93eb7d919e10ca18e6bc912 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/222 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual PaulistaO objetivo desse artigo é apresentar experiências de formação docente no Ensino Superior, no âmbito do Programa Graduação Inovadora da UNESP. Para atender a demanda de formação docente na universidade, o programa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de estratégias inovadoras. De 2015 a 2016, foram ofertados cinco cursos com tutoria para os docentes da UNESP, discentes de pós-graduação e corpo técnico. Por meio de uma análise quanti-qualitativa observou-se que a formação continuada do professor da Educação Superior pode suscitar uma perspectiva de transformação na prática docente e a mudança da visão dos envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Em 2017, pretende-se dar continuidade à análise dos dados registrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no intuito de consolidar um amplo estudo sobre a construção de uma cultura de inovação na Educação Superior.Palavras-chave: Inovação. Ensino superior. Formação de professores.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/222TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/222/254Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchlünzen Junior, KlausSchlünzen, Elisa T. MoriyaMalheiro, Cícera A. LimaSantos, Danielle A. do Nascimento dos2022-06-30T16:29:04Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/222Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:49.062284TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista |
title |
INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista |
spellingShingle |
INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista Schlünzen Junior, Klaus |
title_short |
INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista |
title_full |
INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista |
title_fullStr |
INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista |
title_full_unstemmed |
INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista |
title_sort |
INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista |
author |
Schlünzen Junior, Klaus |
author_facet |
Schlünzen Junior, Klaus Schlünzen, Elisa T. Moriya Malheiro, Cícera A. Lima Santos, Danielle A. do Nascimento dos |
author_role |
author |
author2 |
Schlünzen, Elisa T. Moriya Malheiro, Cícera A. Lima Santos, Danielle A. do Nascimento dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schlünzen Junior, Klaus Schlünzen, Elisa T. Moriya Malheiro, Cícera A. Lima Santos, Danielle A. do Nascimento dos |
description |
O objetivo desse artigo é apresentar experiências de formação docente no Ensino Superior, no âmbito do Programa Graduação Inovadora da UNESP. Para atender a demanda de formação docente na universidade, o programa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de estratégias inovadoras. De 2015 a 2016, foram ofertados cinco cursos com tutoria para os docentes da UNESP, discentes de pós-graduação e corpo técnico. Por meio de uma análise quanti-qualitativa observou-se que a formação continuada do professor da Educação Superior pode suscitar uma perspectiva de transformação na prática docente e a mudança da visão dos envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Em 2017, pretende-se dar continuidade à análise dos dados registrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no intuito de consolidar um amplo estudo sobre a construção de uma cultura de inovação na Educação Superior.Palavras-chave: Inovação. Ensino superior. Formação de professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/222 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/222/254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055795879936 |