INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlünzen Junior, Klaus
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schlünzen, Elisa T. Moriya, Malheiro, Cícera A. Lima, Santos, Danielle A. do Nascimento dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/222
Resumo: O objetivo desse artigo é apresentar experiências de formação docente no Ensino Superior, no âmbito do Programa Graduação Inovadora da UNESP. Para atender a demanda de formação docente na universidade, o programa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de estratégias inovadoras. De 2015 a 2016, foram ofertados cinco cursos com tutoria para os docentes da UNESP, discentes de pós-graduação e corpo técnico. Por meio de uma análise quanti-qualitativa observou-se que a formação continuada do professor da Educação Superior pode suscitar uma perspectiva de transformação na prática docente e a mudança da visão dos envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Em 2017, pretende-se dar continuidade à análise dos dados registrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no intuito de consolidar um amplo estudo sobre a construção de uma cultura de inovação na Educação Superior.Palavras-chave: Inovação. Ensino superior. Formação de professores.
id UEMA-1_1abcc5f9a93eb7d919e10ca18e6bc912
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/222
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual PaulistaO objetivo desse artigo é apresentar experiências de formação docente no Ensino Superior, no âmbito do Programa Graduação Inovadora da UNESP. Para atender a demanda de formação docente na universidade, o programa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de estratégias inovadoras. De 2015 a 2016, foram ofertados cinco cursos com tutoria para os docentes da UNESP, discentes de pós-graduação e corpo técnico. Por meio de uma análise quanti-qualitativa observou-se que a formação continuada do professor da Educação Superior pode suscitar uma perspectiva de transformação na prática docente e a mudança da visão dos envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Em 2017, pretende-se dar continuidade à análise dos dados registrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no intuito de consolidar um amplo estudo sobre a construção de uma cultura de inovação na Educação Superior.Palavras-chave: Inovação. Ensino superior. Formação de professores.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/222TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/222/254Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchlünzen Junior, KlausSchlünzen, Elisa T. MoriyaMalheiro, Cícera A. LimaSantos, Danielle A. do Nascimento dos2022-06-30T16:29:04Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/222Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:49.062284TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista
title INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista
spellingShingle INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista
Schlünzen Junior, Klaus
title_short INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista
title_full INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista
title_fullStr INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista
title_full_unstemmed INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista
title_sort INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista
author Schlünzen Junior, Klaus
author_facet Schlünzen Junior, Klaus
Schlünzen, Elisa T. Moriya
Malheiro, Cícera A. Lima
Santos, Danielle A. do Nascimento dos
author_role author
author2 Schlünzen, Elisa T. Moriya
Malheiro, Cícera A. Lima
Santos, Danielle A. do Nascimento dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schlünzen Junior, Klaus
Schlünzen, Elisa T. Moriya
Malheiro, Cícera A. Lima
Santos, Danielle A. do Nascimento dos
description O objetivo desse artigo é apresentar experiências de formação docente no Ensino Superior, no âmbito do Programa Graduação Inovadora da UNESP. Para atender a demanda de formação docente na universidade, o programa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de estratégias inovadoras. De 2015 a 2016, foram ofertados cinco cursos com tutoria para os docentes da UNESP, discentes de pós-graduação e corpo técnico. Por meio de uma análise quanti-qualitativa observou-se que a formação continuada do professor da Educação Superior pode suscitar uma perspectiva de transformação na prática docente e a mudança da visão dos envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Em 2017, pretende-se dar continuidade à análise dos dados registrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no intuito de consolidar um amplo estudo sobre a construção de uma cultura de inovação na Educação Superior.Palavras-chave: Inovação. Ensino superior. Formação de professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/222
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/222/254
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055795879936