Monitoria: projeto formativo para iniciação à Docência Universitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/663 |
Resumo: | O presente estudo apresenta reflexões teóricas, fundamentadas em análise documental e na literatura específica a respeito da monitoria como possibilidade de se constituir em atividade formativa preparatória para a docência universitária. O estudo ressalta a monitoria como projeto formativo para o ingresso na profissão docente pautado pela elaboração de saberes profissionais. Por meio da análise nas bases legais referentes ao tema e na experiência desenvolvida da Universidade Federal de Uberlândia, considera-se que, cada vez mais, o cenário universitário apresenta a necessidade de fortalecimento de programas como a monitoria, que tem como peculiaridade o fato de que o docente ao mesmo tempo em que forma o estudante, poderá estar se desenvolvendo profissionalmente, por meio da troca de experiências, das reflexões conjuntas e da cooperação mútua entre professor-monitor. No entanto, ainda existem muitos percalços nesse caminho a ser trilhado pelos programas de monitoria, principalmente, no que se refere à necessária formação continuada dos professores orientadores. |
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