Monitoria: projeto formativo para iniciação à Docência Universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Geovana Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/663
Resumo: O presente estudo apresenta reflexões teóricas, fundamentadas em análise documental e na literatura específica a respeito da monitoria como possibilidade de se constituir em atividade formativa preparatória para a docência universitária. O estudo ressalta a monitoria como projeto formativo para o ingresso na profissão docente pautado pela elaboração de saberes profissionais. Por meio da análise nas bases legais referentes ao tema e na experiência desenvolvida da Universidade Federal de Uberlândia, considera-se que, cada vez mais, o cenário universitário apresenta a necessidade de fortalecimento de programas como a monitoria, que tem como peculiaridade o fato de que o docente ao mesmo tempo em que forma o estudante, poderá estar se desenvolvendo profissionalmente, por meio da troca de experiências, das reflexões conjuntas e da cooperação mútua entre professor-monitor. No entanto, ainda existem muitos percalços nesse caminho a ser trilhado pelos programas de monitoria, principalmente, no que se refere à necessária formação continuada dos professores orientadores.
id EDUL-1_0388e65cf7ddcb32dc84b4cc69386482
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/663
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Monitoria: projeto formativo para iniciação à Docência Universitáriamonitoriadocência universitáriaformação continuada.MonitoriaO presente estudo apresenta reflexões teóricas, fundamentadas em análise documental e na literatura específica a respeito da monitoria como possibilidade de se constituir em atividade formativa preparatória para a docência universitária. O estudo ressalta a monitoria como projeto formativo para o ingresso na profissão docente pautado pela elaboração de saberes profissionais. Por meio da análise nas bases legais referentes ao tema e na experiência desenvolvida da Universidade Federal de Uberlândia, considera-se que, cada vez mais, o cenário universitário apresenta a necessidade de fortalecimento de programas como a monitoria, que tem como peculiaridade o fato de que o docente ao mesmo tempo em que forma o estudante, poderá estar se desenvolvendo profissionalmente, por meio da troca de experiências, das reflexões conjuntas e da cooperação mútua entre professor-monitor. No entanto, ainda existem muitos percalços nesse caminho a ser trilhado pelos programas de monitoria, principalmente, no que se refere à necessária formação continuada dos professores orientadores.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/663REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 17 (2017): FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS: PROCESSOS IDENTITÁRIOS E INTERAÇÃO SOCIAL; 57-712177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/663/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Geovana Ferreira2021-03-17T21:38:01Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/663Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:38:01Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria: projeto formativo para iniciação à Docência Universitária
title Monitoria: projeto formativo para iniciação à Docência Universitária
spellingShingle Monitoria: projeto formativo para iniciação à Docência Universitária
Melo, Geovana Ferreira
monitoria
docência universitária
formação continuada.
Monitoria
title_short Monitoria: projeto formativo para iniciação à Docência Universitária
title_full Monitoria: projeto formativo para iniciação à Docência Universitária
title_fullStr Monitoria: projeto formativo para iniciação à Docência Universitária
title_full_unstemmed Monitoria: projeto formativo para iniciação à Docência Universitária
title_sort Monitoria: projeto formativo para iniciação à Docência Universitária
author Melo, Geovana Ferreira
author_facet Melo, Geovana Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Geovana Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv monitoria
docência universitária
formação continuada.
Monitoria
topic monitoria
docência universitária
formação continuada.
Monitoria
description O presente estudo apresenta reflexões teóricas, fundamentadas em análise documental e na literatura específica a respeito da monitoria como possibilidade de se constituir em atividade formativa preparatória para a docência universitária. O estudo ressalta a monitoria como projeto formativo para o ingresso na profissão docente pautado pela elaboração de saberes profissionais. Por meio da análise nas bases legais referentes ao tema e na experiência desenvolvida da Universidade Federal de Uberlândia, considera-se que, cada vez mais, o cenário universitário apresenta a necessidade de fortalecimento de programas como a monitoria, que tem como peculiaridade o fato de que o docente ao mesmo tempo em que forma o estudante, poderá estar se desenvolvendo profissionalmente, por meio da troca de experiências, das reflexões conjuntas e da cooperação mútua entre professor-monitor. No entanto, ainda existem muitos percalços nesse caminho a ser trilhado pelos programas de monitoria, principalmente, no que se refere à necessária formação continuada dos professores orientadores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/663
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/663/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 17 (2017): FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS: PROCESSOS IDENTITÁRIOS E INTERAÇÃO SOCIAL; 57-71
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352292167680