A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/463 |
Resumo: | No contexto de convergências para uma formação superior inclusiva, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as percepções de estudantes de quatro cursos de bacharelado a distância, acerca da utilização da webconferência, usada como recurso audiovisual na mediação pedagógica. Trata-se de um recorte acerca de um estudo realizado na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), que em parceria com a CAPES, por meio da Universidade Aberta do Brasil oferta 12 cursos de graduação a distância, sendo que para este artigo, foram selecionados os cursos de Administração Pública, Turismo, Ciências Contábeis e Sistema de Informação. Orientada pela perspectiva qualitativa, esta pesquisa utilizou-se de um questionário aplicado via on-line, a 218 acadêmicos que se encontravam no 3º semestre (2018/2). A base teórica inclui contribuições de Mill e Zanotto (2018), para compreender a utilização da webconferência a partir de importantes princípios que convergem com as reflexões de Mizukami (2013), Libâneo (2015), Contreras-Espinosa (2018), Favarim (2006) e Moura (2006) sobre os conhecimentos necessários para o exercício da docência. Os resultados preliminares apontam a necessidade de se investir na formação continuada dos professores acerca do uso pedagógico das ferramentas midiáticas, o que remete a um aprofundamento sobre o papel do professor na gestão do conhecimento, a fim de que sejam alcançados melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem nos cursos ofertados na referida modalidade. |
id |
UEMA-1_1f10981fb8827fac3ae154bb8ccd947d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/463 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIAEducação a Distância. Webconferência. Formação Continuada.No contexto de convergências para uma formação superior inclusiva, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as percepções de estudantes de quatro cursos de bacharelado a distância, acerca da utilização da webconferência, usada como recurso audiovisual na mediação pedagógica. Trata-se de um recorte acerca de um estudo realizado na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), que em parceria com a CAPES, por meio da Universidade Aberta do Brasil oferta 12 cursos de graduação a distância, sendo que para este artigo, foram selecionados os cursos de Administração Pública, Turismo, Ciências Contábeis e Sistema de Informação. Orientada pela perspectiva qualitativa, esta pesquisa utilizou-se de um questionário aplicado via on-line, a 218 acadêmicos que se encontravam no 3º semestre (2018/2). A base teórica inclui contribuições de Mill e Zanotto (2018), para compreender a utilização da webconferência a partir de importantes princípios que convergem com as reflexões de Mizukami (2013), Libâneo (2015), Contreras-Espinosa (2018), Favarim (2006) e Moura (2006) sobre os conhecimentos necessários para o exercício da docência. Os resultados preliminares apontam a necessidade de se investir na formação continuada dos professores acerca do uso pedagógico das ferramentas midiáticas, o que remete a um aprofundamento sobre o papel do professor na gestão do conhecimento, a fim de que sejam alcançados melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem nos cursos ofertados na referida modalidade.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/46310.18817/ticsead.v6i1.463TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 83 - 97TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 83 - 97TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 83 - 972447-572610.18817/ticsead.v6i1reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/463/330Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarlos, Rinalda BezerraSantos Junior, Antônio Carlos Pereira dosAlencar, Alexandre FerreiraFontes, Thiago Silva2022-11-17T14:21:12Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/463Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:52.221858TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA |
title |
A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA Carlos, Rinalda Bezerra Educação a Distância. Webconferência. Formação Continuada. |
title_short |
A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA |
title_full |
A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA |
title_sort |
A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA |
author |
Carlos, Rinalda Bezerra |
author_facet |
Carlos, Rinalda Bezerra Santos Junior, Antônio Carlos Pereira dos Alencar, Alexandre Ferreira Fontes, Thiago Silva |
author_role |
author |
author2 |
Santos Junior, Antônio Carlos Pereira dos Alencar, Alexandre Ferreira Fontes, Thiago Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos, Rinalda Bezerra Santos Junior, Antônio Carlos Pereira dos Alencar, Alexandre Ferreira Fontes, Thiago Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância. Webconferência. Formação Continuada. |
topic |
Educação a Distância. Webconferência. Formação Continuada. |
description |
No contexto de convergências para uma formação superior inclusiva, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as percepções de estudantes de quatro cursos de bacharelado a distância, acerca da utilização da webconferência, usada como recurso audiovisual na mediação pedagógica. Trata-se de um recorte acerca de um estudo realizado na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), que em parceria com a CAPES, por meio da Universidade Aberta do Brasil oferta 12 cursos de graduação a distância, sendo que para este artigo, foram selecionados os cursos de Administração Pública, Turismo, Ciências Contábeis e Sistema de Informação. Orientada pela perspectiva qualitativa, esta pesquisa utilizou-se de um questionário aplicado via on-line, a 218 acadêmicos que se encontravam no 3º semestre (2018/2). A base teórica inclui contribuições de Mill e Zanotto (2018), para compreender a utilização da webconferência a partir de importantes princípios que convergem com as reflexões de Mizukami (2013), Libâneo (2015), Contreras-Espinosa (2018), Favarim (2006) e Moura (2006) sobre os conhecimentos necessários para o exercício da docência. Os resultados preliminares apontam a necessidade de se investir na formação continuada dos professores acerca do uso pedagógico das ferramentas midiáticas, o que remete a um aprofundamento sobre o papel do professor na gestão do conhecimento, a fim de que sejam alcançados melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem nos cursos ofertados na referida modalidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/463 10.18817/ticsead.v6i1.463 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/463 |
identifier_str_mv |
10.18817/ticsead.v6i1.463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/463/330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 83 - 97 TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 83 - 97 TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 83 - 97 2447-5726 10.18817/ticsead.v6i1 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056214261760 |