A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Rinalda Bezerra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos Junior, Antônio Carlos Pereira dos, Alencar, Alexandre Ferreira, Fontes, Thiago Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/463
Resumo: No contexto de convergências para uma formação superior inclusiva, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as percepções de estudantes de quatro cursos de bacharelado a distância, acerca da utilização da webconferência, usada como recurso audiovisual na mediação pedagógica. Trata-se de um recorte acerca de um estudo realizado na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), que em parceria com a CAPES, por meio da Universidade Aberta do Brasil oferta 12 cursos de graduação a distância, sendo que para este artigo, foram selecionados os cursos de Administração Pública, Turismo, Ciências Contábeis e Sistema de Informação. Orientada pela perspectiva qualitativa, esta pesquisa utilizou-se de um questionário aplicado via on-line, a 218 acadêmicos que se encontravam no 3º semestre (2018/2). A base teórica inclui contribuições de Mill e Zanotto (2018), para compreender a utilização da webconferência a partir de importantes princípios que convergem com as reflexões de Mizukami (2013), Libâneo (2015), Contreras-Espinosa (2018), Favarim (2006) e Moura (2006) sobre os conhecimentos necessários para o exercício da docência. Os resultados preliminares apontam a necessidade de se investir na formação continuada dos professores acerca do uso pedagógico das ferramentas midiáticas, o que remete a um aprofundamento sobre o papel do professor na gestão do conhecimento, a fim de que sejam alcançados melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem nos cursos ofertados na referida modalidade.
id UEMA-1_1f10981fb8827fac3ae154bb8ccd947d
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/463
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIAEducação a Distância. Webconferência. Formação Continuada.No contexto de convergências para uma formação superior inclusiva, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as percepções de estudantes de quatro cursos de bacharelado a distância, acerca da utilização da webconferência, usada como recurso audiovisual na mediação pedagógica. Trata-se de um recorte acerca de um estudo realizado na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), que em parceria com a CAPES, por meio da Universidade Aberta do Brasil oferta 12 cursos de graduação a distância, sendo que para este artigo, foram selecionados os cursos de Administração Pública, Turismo, Ciências Contábeis e Sistema de Informação. Orientada pela perspectiva qualitativa, esta pesquisa utilizou-se de um questionário aplicado via on-line, a 218 acadêmicos que se encontravam no 3º semestre (2018/2). A base teórica inclui contribuições de Mill e Zanotto (2018), para compreender a utilização da webconferência a partir de importantes princípios que convergem com as reflexões de Mizukami (2013), Libâneo (2015), Contreras-Espinosa (2018), Favarim (2006) e Moura (2006) sobre os conhecimentos necessários para o exercício da docência. Os resultados preliminares apontam a necessidade de se investir na formação continuada dos professores acerca do uso pedagógico das ferramentas midiáticas, o que remete a um aprofundamento sobre o papel do professor na gestão do conhecimento, a fim de que sejam alcançados melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem nos cursos ofertados na referida modalidade.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/46310.18817/ticsead.v6i1.463TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 83 - 97TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 83 - 97TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 83 - 972447-572610.18817/ticsead.v6i1reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/463/330Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarlos, Rinalda BezerraSantos Junior, Antônio Carlos Pereira dosAlencar, Alexandre FerreiraFontes, Thiago Silva2022-11-17T14:21:12Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/463Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:52.221858TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA
title A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA
spellingShingle A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA
Carlos, Rinalda Bezerra
Educação a Distância. Webconferência. Formação Continuada.
title_short A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA
title_full A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA
title_fullStr A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA
title_sort A WEBCONFERÊNCIA PELO OLHAR DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE BACHARELADO A DISTÂNCIA
author Carlos, Rinalda Bezerra
author_facet Carlos, Rinalda Bezerra
Santos Junior, Antônio Carlos Pereira dos
Alencar, Alexandre Ferreira
Fontes, Thiago Silva
author_role author
author2 Santos Junior, Antônio Carlos Pereira dos
Alencar, Alexandre Ferreira
Fontes, Thiago Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Rinalda Bezerra
Santos Junior, Antônio Carlos Pereira dos
Alencar, Alexandre Ferreira
Fontes, Thiago Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância. Webconferência. Formação Continuada.
topic Educação a Distância. Webconferência. Formação Continuada.
description No contexto de convergências para uma formação superior inclusiva, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as percepções de estudantes de quatro cursos de bacharelado a distância, acerca da utilização da webconferência, usada como recurso audiovisual na mediação pedagógica. Trata-se de um recorte acerca de um estudo realizado na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), que em parceria com a CAPES, por meio da Universidade Aberta do Brasil oferta 12 cursos de graduação a distância, sendo que para este artigo, foram selecionados os cursos de Administração Pública, Turismo, Ciências Contábeis e Sistema de Informação. Orientada pela perspectiva qualitativa, esta pesquisa utilizou-se de um questionário aplicado via on-line, a 218 acadêmicos que se encontravam no 3º semestre (2018/2). A base teórica inclui contribuições de Mill e Zanotto (2018), para compreender a utilização da webconferência a partir de importantes princípios que convergem com as reflexões de Mizukami (2013), Libâneo (2015), Contreras-Espinosa (2018), Favarim (2006) e Moura (2006) sobre os conhecimentos necessários para o exercício da docência. Os resultados preliminares apontam a necessidade de se investir na formação continuada dos professores acerca do uso pedagógico das ferramentas midiáticas, o que remete a um aprofundamento sobre o papel do professor na gestão do conhecimento, a fim de que sejam alcançados melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem nos cursos ofertados na referida modalidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/463
10.18817/ticsead.v6i1.463
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/463
identifier_str_mv 10.18817/ticsead.v6i1.463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/463/330
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 83 - 97
TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 83 - 97
TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 83 - 97
2447-5726
10.18817/ticsead.v6i1
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056214261760