INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais Costa, Maurício José
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Campelo Feitosa Filho, Jarbas, Bottentuit Júnior, João Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/428
Resumo: Estudo acerca das contribuições dos recursos baseados em inteligência artificial (IA) e do ensino híbrido (Blended Learning) para a aprendizagem a distância. Objetiva investigar e evidenciar as contribuições dos recursos baseados em inteligência artificial para o Blended Learning e para Educação a Distância. Trata-se de um estudo de natureza exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa que fez uso da pesquisa bibliográfica como instrumento de fundamentação teórica para discutir os contributos da IA e o ensino híbrido para a Educação a Distância. Disserta acerca da Educação a Distância (EaD), a partir de autores como: Moran (2002), Kenski (2010) e Colpani (2018). Aborda os conceitos de inteligência artificial, partindo dos estudos de Maturana (1998) e Kurzweil (2012), Blended Learning dialogando com Valente (2014; 2018), Horn e Staker (2015), e os relaciona com a Educação a Distância, mediante autores como Semensato, Francelino e Malta (2015), Kose (2015), Casa, Ribeiro e Silva (2010). Evidencia que a convergência dos recursos tecnológicos no ensino híbrido favorece a aprendizagem cada vez mais conectada. Destaca que se tem diferentes possibilidades e contributos da IA para a aprendizagem híbrida e on-line, que perpassam inclusive as estratégias de avaliação. Reforça que o ensino imbuído de recursos tecnológicos, sobretudo aqueles baseados em inteligência artificial, tem se tornado cada vez mais imersivo tanto dentro quanto fora dos limites da sala de aula. Afirma que: o avanço das tecnologias, o emprego de inteligência artificial e recursos híbridos podem ser os próximos grandes saltos para a educação, aspecto que pode ser inclusive explorado na Educação a Distância.Palavras-chave: Inteligência Artificial. Blended Learning. Educação a Distância (EaD).
id UEMA-1_27adb35319cae786ae3c68dc157dc454
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/428
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distânciaEstudo acerca das contribuições dos recursos baseados em inteligência artificial (IA) e do ensino híbrido (Blended Learning) para a aprendizagem a distância. Objetiva investigar e evidenciar as contribuições dos recursos baseados em inteligência artificial para o Blended Learning e para Educação a Distância. Trata-se de um estudo de natureza exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa que fez uso da pesquisa bibliográfica como instrumento de fundamentação teórica para discutir os contributos da IA e o ensino híbrido para a Educação a Distância. Disserta acerca da Educação a Distância (EaD), a partir de autores como: Moran (2002), Kenski (2010) e Colpani (2018). Aborda os conceitos de inteligência artificial, partindo dos estudos de Maturana (1998) e Kurzweil (2012), Blended Learning dialogando com Valente (2014; 2018), Horn e Staker (2015), e os relaciona com a Educação a Distância, mediante autores como Semensato, Francelino e Malta (2015), Kose (2015), Casa, Ribeiro e Silva (2010). Evidencia que a convergência dos recursos tecnológicos no ensino híbrido favorece a aprendizagem cada vez mais conectada. Destaca que se tem diferentes possibilidades e contributos da IA para a aprendizagem híbrida e on-line, que perpassam inclusive as estratégias de avaliação. Reforça que o ensino imbuído de recursos tecnológicos, sobretudo aqueles baseados em inteligência artificial, tem se tornado cada vez mais imersivo tanto dentro quanto fora dos limites da sala de aula. Afirma que: o avanço das tecnologias, o emprego de inteligência artificial e recursos híbridos podem ser os próximos grandes saltos para a educação, aspecto que pode ser inclusive explorado na Educação a Distância.Palavras-chave: Inteligência Artificial. Blended Learning. Educação a Distância (EaD).Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/428TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/428/317Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais Costa, Maurício JoséCampelo Feitosa Filho, JarbasBottentuit Júnior, João Batista2022-11-17T14:17:32Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/428Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:51.657658TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância
title INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância
spellingShingle INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância
Morais Costa, Maurício José
title_short INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância
title_full INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância
title_fullStr INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância
title_full_unstemmed INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância
title_sort INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância
author Morais Costa, Maurício José
author_facet Morais Costa, Maurício José
Campelo Feitosa Filho, Jarbas
Bottentuit Júnior, João Batista
author_role author
author2 Campelo Feitosa Filho, Jarbas
Bottentuit Júnior, João Batista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais Costa, Maurício José
Campelo Feitosa Filho, Jarbas
Bottentuit Júnior, João Batista
description Estudo acerca das contribuições dos recursos baseados em inteligência artificial (IA) e do ensino híbrido (Blended Learning) para a aprendizagem a distância. Objetiva investigar e evidenciar as contribuições dos recursos baseados em inteligência artificial para o Blended Learning e para Educação a Distância. Trata-se de um estudo de natureza exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa que fez uso da pesquisa bibliográfica como instrumento de fundamentação teórica para discutir os contributos da IA e o ensino híbrido para a Educação a Distância. Disserta acerca da Educação a Distância (EaD), a partir de autores como: Moran (2002), Kenski (2010) e Colpani (2018). Aborda os conceitos de inteligência artificial, partindo dos estudos de Maturana (1998) e Kurzweil (2012), Blended Learning dialogando com Valente (2014; 2018), Horn e Staker (2015), e os relaciona com a Educação a Distância, mediante autores como Semensato, Francelino e Malta (2015), Kose (2015), Casa, Ribeiro e Silva (2010). Evidencia que a convergência dos recursos tecnológicos no ensino híbrido favorece a aprendizagem cada vez mais conectada. Destaca que se tem diferentes possibilidades e contributos da IA para a aprendizagem híbrida e on-line, que perpassam inclusive as estratégias de avaliação. Reforça que o ensino imbuído de recursos tecnológicos, sobretudo aqueles baseados em inteligência artificial, tem se tornado cada vez mais imersivo tanto dentro quanto fora dos limites da sala de aula. Afirma que: o avanço das tecnologias, o emprego de inteligência artificial e recursos híbridos podem ser os próximos grandes saltos para a educação, aspecto que pode ser inclusive explorado na Educação a Distância.Palavras-chave: Inteligência Artificial. Blended Learning. Educação a Distância (EaD).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/428
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/428/317
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056197484544