INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/428 |
Resumo: | Estudo acerca das contribuições dos recursos baseados em inteligência artificial (IA) e do ensino híbrido (Blended Learning) para a aprendizagem a distância. Objetiva investigar e evidenciar as contribuições dos recursos baseados em inteligência artificial para o Blended Learning e para Educação a Distância. Trata-se de um estudo de natureza exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa que fez uso da pesquisa bibliográfica como instrumento de fundamentação teórica para discutir os contributos da IA e o ensino híbrido para a Educação a Distância. Disserta acerca da Educação a Distância (EaD), a partir de autores como: Moran (2002), Kenski (2010) e Colpani (2018). Aborda os conceitos de inteligência artificial, partindo dos estudos de Maturana (1998) e Kurzweil (2012), Blended Learning dialogando com Valente (2014; 2018), Horn e Staker (2015), e os relaciona com a Educação a Distância, mediante autores como Semensato, Francelino e Malta (2015), Kose (2015), Casa, Ribeiro e Silva (2010). Evidencia que a convergência dos recursos tecnológicos no ensino híbrido favorece a aprendizagem cada vez mais conectada. Destaca que se tem diferentes possibilidades e contributos da IA para a aprendizagem híbrida e on-line, que perpassam inclusive as estratégias de avaliação. Reforça que o ensino imbuído de recursos tecnológicos, sobretudo aqueles baseados em inteligência artificial, tem se tornado cada vez mais imersivo tanto dentro quanto fora dos limites da sala de aula. Afirma que: o avanço das tecnologias, o emprego de inteligência artificial e recursos híbridos podem ser os próximos grandes saltos para a educação, aspecto que pode ser inclusive explorado na Educação a Distância.Palavras-chave: Inteligência Artificial. Blended Learning. Educação a Distância (EaD). |
id |
UEMA-1_27adb35319cae786ae3c68dc157dc454 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/428 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distânciaEstudo acerca das contribuições dos recursos baseados em inteligência artificial (IA) e do ensino híbrido (Blended Learning) para a aprendizagem a distância. Objetiva investigar e evidenciar as contribuições dos recursos baseados em inteligência artificial para o Blended Learning e para Educação a Distância. Trata-se de um estudo de natureza exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa que fez uso da pesquisa bibliográfica como instrumento de fundamentação teórica para discutir os contributos da IA e o ensino híbrido para a Educação a Distância. Disserta acerca da Educação a Distância (EaD), a partir de autores como: Moran (2002), Kenski (2010) e Colpani (2018). Aborda os conceitos de inteligência artificial, partindo dos estudos de Maturana (1998) e Kurzweil (2012), Blended Learning dialogando com Valente (2014; 2018), Horn e Staker (2015), e os relaciona com a Educação a Distância, mediante autores como Semensato, Francelino e Malta (2015), Kose (2015), Casa, Ribeiro e Silva (2010). Evidencia que a convergência dos recursos tecnológicos no ensino híbrido favorece a aprendizagem cada vez mais conectada. Destaca que se tem diferentes possibilidades e contributos da IA para a aprendizagem híbrida e on-line, que perpassam inclusive as estratégias de avaliação. Reforça que o ensino imbuído de recursos tecnológicos, sobretudo aqueles baseados em inteligência artificial, tem se tornado cada vez mais imersivo tanto dentro quanto fora dos limites da sala de aula. Afirma que: o avanço das tecnologias, o emprego de inteligência artificial e recursos híbridos podem ser os próximos grandes saltos para a educação, aspecto que pode ser inclusive explorado na Educação a Distância.Palavras-chave: Inteligência Artificial. Blended Learning. Educação a Distância (EaD).Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/428TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/428/317Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais Costa, Maurício JoséCampelo Feitosa Filho, JarbasBottentuit Júnior, João Batista2022-11-17T14:17:32Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/428Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:51.657658TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância |
title |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância |
spellingShingle |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância Morais Costa, Maurício José |
title_short |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância |
title_full |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância |
title_fullStr |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância |
title_full_unstemmed |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância |
title_sort |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância |
author |
Morais Costa, Maurício José |
author_facet |
Morais Costa, Maurício José Campelo Feitosa Filho, Jarbas Bottentuit Júnior, João Batista |
author_role |
author |
author2 |
Campelo Feitosa Filho, Jarbas Bottentuit Júnior, João Batista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais Costa, Maurício José Campelo Feitosa Filho, Jarbas Bottentuit Júnior, João Batista |
description |
Estudo acerca das contribuições dos recursos baseados em inteligência artificial (IA) e do ensino híbrido (Blended Learning) para a aprendizagem a distância. Objetiva investigar e evidenciar as contribuições dos recursos baseados em inteligência artificial para o Blended Learning e para Educação a Distância. Trata-se de um estudo de natureza exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa que fez uso da pesquisa bibliográfica como instrumento de fundamentação teórica para discutir os contributos da IA e o ensino híbrido para a Educação a Distância. Disserta acerca da Educação a Distância (EaD), a partir de autores como: Moran (2002), Kenski (2010) e Colpani (2018). Aborda os conceitos de inteligência artificial, partindo dos estudos de Maturana (1998) e Kurzweil (2012), Blended Learning dialogando com Valente (2014; 2018), Horn e Staker (2015), e os relaciona com a Educação a Distância, mediante autores como Semensato, Francelino e Malta (2015), Kose (2015), Casa, Ribeiro e Silva (2010). Evidencia que a convergência dos recursos tecnológicos no ensino híbrido favorece a aprendizagem cada vez mais conectada. Destaca que se tem diferentes possibilidades e contributos da IA para a aprendizagem híbrida e on-line, que perpassam inclusive as estratégias de avaliação. Reforça que o ensino imbuído de recursos tecnológicos, sobretudo aqueles baseados em inteligência artificial, tem se tornado cada vez mais imersivo tanto dentro quanto fora dos limites da sala de aula. Afirma que: o avanço das tecnologias, o emprego de inteligência artificial e recursos híbridos podem ser os próximos grandes saltos para a educação, aspecto que pode ser inclusive explorado na Educação a Distância.Palavras-chave: Inteligência Artificial. Blended Learning. Educação a Distância (EaD). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/428 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/428/317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056197484544 |