OS MÚLTIPLOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isac Neto da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mello, Marco Aurélio Anadam, Rebolças, Gleiv Aparecida dos Santos, Gomes, Irley Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/505
Resumo: Modificar metodologias educacionais frente as novas assertivas sociais constituem-se como desafio frequente para gestores e educadores. Os Estilos de Aprendizagem não representam uma inovação nas teorias de aprendizagens, mas resultados de estudos que demonstram que cada indivíduo apresenta uma forma inata para ensinar e aprender. Objeto desse estudo os múltiplos estilos de aprendizagem e as metodologias ativas discutidos frente sua identificação e aplicabilidade para uma escola que mesmo dizendo-se moderna, oculta sua característica tradicional. Tem-se como objetivo analisar as propostas de intervenção de acordo com as metodologias ativas, os contextos e sua possível aplicação, mesmo antevendo um cenário pouco favorável para elas, principalmente, no sentido de aplicação em uma escola de educação pública gratuita. Este trabalho foi realizado seguindo os critérios de pesquisa básica do tipo bibliográfica com uma abordagem qualitativa. O objetivo exploratório do trabalho foi alcançado com sucesso através da pesquisa bibliográfica. Em resumo, no atual contexto educacional que vivemos as metodologias ativas são tendências de ensino que podem ser utilizadas no processo ensino-aprendizagem com o objetivo de desenvolver a autonomia e a participação dos alunos de forma integral. Resultando benefícios às práticas pedagógicas e para todo o processo educativo que recebe um upgrade. É importante que toda equipe trabalhe junto para o reconhecimento dos estilos de aprendizagem de cada indivíduo para poder escolher quais as metodologias utilizar em sala de aula para uma aprendizagem significativa.
id UEMA-1_441374c772fb891ae58a33474da97515
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/505
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling OS MÚLTIPLOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVASDocente. Educação. Práticas pedagógicas.Modificar metodologias educacionais frente as novas assertivas sociais constituem-se como desafio frequente para gestores e educadores. Os Estilos de Aprendizagem não representam uma inovação nas teorias de aprendizagens, mas resultados de estudos que demonstram que cada indivíduo apresenta uma forma inata para ensinar e aprender. Objeto desse estudo os múltiplos estilos de aprendizagem e as metodologias ativas discutidos frente sua identificação e aplicabilidade para uma escola que mesmo dizendo-se moderna, oculta sua característica tradicional. Tem-se como objetivo analisar as propostas de intervenção de acordo com as metodologias ativas, os contextos e sua possível aplicação, mesmo antevendo um cenário pouco favorável para elas, principalmente, no sentido de aplicação em uma escola de educação pública gratuita. Este trabalho foi realizado seguindo os critérios de pesquisa básica do tipo bibliográfica com uma abordagem qualitativa. O objetivo exploratório do trabalho foi alcançado com sucesso através da pesquisa bibliográfica. Em resumo, no atual contexto educacional que vivemos as metodologias ativas são tendências de ensino que podem ser utilizadas no processo ensino-aprendizagem com o objetivo de desenvolver a autonomia e a participação dos alunos de forma integral. Resultando benefícios às práticas pedagógicas e para todo o processo educativo que recebe um upgrade. É importante que toda equipe trabalhe junto para o reconhecimento dos estilos de aprendizagem de cada indivíduo para poder escolher quais as metodologias utilizar em sala de aula para uma aprendizagem significativa.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/50510.18817/tics.v6i2.505TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 133 - 143TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 133 - 143TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 133 - 1432447-572610.18817/tics.v6i2reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/505/350Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Isac Neto daMello, Marco Aurélio AnadamRebolças, Gleiv Aparecida dos SantosGomes, Irley Alves2022-08-17T11:55:17Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/505Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:53.437348TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv OS MÚLTIPLOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS
title OS MÚLTIPLOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS
spellingShingle OS MÚLTIPLOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS
Silva, Isac Neto da
Docente. Educação. Práticas pedagógicas.
title_short OS MÚLTIPLOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS
title_full OS MÚLTIPLOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS
title_fullStr OS MÚLTIPLOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS
title_full_unstemmed OS MÚLTIPLOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS
title_sort OS MÚLTIPLOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS
author Silva, Isac Neto da
author_facet Silva, Isac Neto da
Mello, Marco Aurélio Anadam
Rebolças, Gleiv Aparecida dos Santos
Gomes, Irley Alves
author_role author
author2 Mello, Marco Aurélio Anadam
Rebolças, Gleiv Aparecida dos Santos
Gomes, Irley Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Isac Neto da
Mello, Marco Aurélio Anadam
Rebolças, Gleiv Aparecida dos Santos
Gomes, Irley Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Docente. Educação. Práticas pedagógicas.
topic Docente. Educação. Práticas pedagógicas.
description Modificar metodologias educacionais frente as novas assertivas sociais constituem-se como desafio frequente para gestores e educadores. Os Estilos de Aprendizagem não representam uma inovação nas teorias de aprendizagens, mas resultados de estudos que demonstram que cada indivíduo apresenta uma forma inata para ensinar e aprender. Objeto desse estudo os múltiplos estilos de aprendizagem e as metodologias ativas discutidos frente sua identificação e aplicabilidade para uma escola que mesmo dizendo-se moderna, oculta sua característica tradicional. Tem-se como objetivo analisar as propostas de intervenção de acordo com as metodologias ativas, os contextos e sua possível aplicação, mesmo antevendo um cenário pouco favorável para elas, principalmente, no sentido de aplicação em uma escola de educação pública gratuita. Este trabalho foi realizado seguindo os critérios de pesquisa básica do tipo bibliográfica com uma abordagem qualitativa. O objetivo exploratório do trabalho foi alcançado com sucesso através da pesquisa bibliográfica. Em resumo, no atual contexto educacional que vivemos as metodologias ativas são tendências de ensino que podem ser utilizadas no processo ensino-aprendizagem com o objetivo de desenvolver a autonomia e a participação dos alunos de forma integral. Resultando benefícios às práticas pedagógicas e para todo o processo educativo que recebe um upgrade. É importante que toda equipe trabalhe junto para o reconhecimento dos estilos de aprendizagem de cada indivíduo para poder escolher quais as metodologias utilizar em sala de aula para uma aprendizagem significativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/505
10.18817/tics.v6i2.505
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/505
identifier_str_mv 10.18817/tics.v6i2.505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/505/350
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 133 - 143
TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 133 - 143
TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 133 - 143
2447-5726
10.18817/tics.v6i2
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056254107648