Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Pollyanna
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Univasf
Texto Completo: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1168
Resumo: RESUMO Na era contemporânea, as metodologias ativas destacam-se como estratégias inovadoras no processo educacional. No entanto, a implementação efetiva desses métodos em sala de aula emerge como um desafio significativo para os professore. Diante desse cenário, esse estudo se propõe a revisar os principais desafios enfrentados por docentes na implementação de metodologias ativas de ensinoaprendizagem. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica, conduzida nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Portal de Periódicos Capes. Os resultados destacam que os obstáculos enfrentados pelos docentes na adoção de metodologias ativas estão fortemente relacionados à insegurança e resistência, muitas vezes vinculadas à formação recebida. A revisão também evidenciou lacunas na compreensão das técnicas, falta de modelos, resistência à mudança e limitações no domínio de conhecimentos básicos. Além disso, ressalta-se a necessidade de engajamento e ajustes nos currículos para acompanhar a era digital, visando promover maior autonomia dos estudantes. Por fim, é crucial aprimorar o processo formativo dos professores, superando abordagens unilaterais e tradicionais. As mudanças nos currículos e a promoção do engajamento docente emergem como elementos essenciais para uma integração eficaz das metodologias ativas no ambiente escolar. Essas conclusões oferecem insights valiosos para a contínua melhoria do ensino-aprendizagem, alinhando-o às demandas contemporâneas.
id UNIVASF-2_6ee2fed1b5cf09369b370927660c762d
oai_identifier_str oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1168
network_acronym_str UNIVASF-2
network_name_str Repositório Institucional da Univasf
repository_id_str
spelling Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativaEducação básicaDesafiosDocentesPráticas pedagógicasPráticas pedagógicas DocentesAprendizagemMetodologias AtivasRESUMO Na era contemporânea, as metodologias ativas destacam-se como estratégias inovadoras no processo educacional. No entanto, a implementação efetiva desses métodos em sala de aula emerge como um desafio significativo para os professore. Diante desse cenário, esse estudo se propõe a revisar os principais desafios enfrentados por docentes na implementação de metodologias ativas de ensinoaprendizagem. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica, conduzida nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Portal de Periódicos Capes. Os resultados destacam que os obstáculos enfrentados pelos docentes na adoção de metodologias ativas estão fortemente relacionados à insegurança e resistência, muitas vezes vinculadas à formação recebida. A revisão também evidenciou lacunas na compreensão das técnicas, falta de modelos, resistência à mudança e limitações no domínio de conhecimentos básicos. Além disso, ressalta-se a necessidade de engajamento e ajustes nos currículos para acompanhar a era digital, visando promover maior autonomia dos estudantes. Por fim, é crucial aprimorar o processo formativo dos professores, superando abordagens unilaterais e tradicionais. As mudanças nos currículos e a promoção do engajamento docente emergem como elementos essenciais para uma integração eficaz das metodologias ativas no ambiente escolar. Essas conclusões oferecem insights valiosos para a contínua melhoria do ensino-aprendizagem, alinhando-o às demandas contemporâneas.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino AprendizagemUNIVASFTakenami, IukaryFarias, Pollyanna2024-02-26T19:32:38Z2024-02-26T19:32:38Z2024-01-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1168porAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T17:59:49Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1168Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:59:49Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa
title Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa
spellingShingle Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa
Farias, Pollyanna
Educação básica
Desafios
Docentes
Práticas pedagógicas
Práticas pedagógicas Docentes
Aprendizagem
Metodologias Ativas
title_short Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa
title_full Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa
title_fullStr Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa
title_full_unstemmed Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa
title_sort Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa
author Farias, Pollyanna
author_facet Farias, Pollyanna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Takenami, Iukary
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Pollyanna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Desafios
Docentes
Práticas pedagógicas
Práticas pedagógicas Docentes
Aprendizagem
Metodologias Ativas
topic Educação básica
Desafios
Docentes
Práticas pedagógicas
Práticas pedagógicas Docentes
Aprendizagem
Metodologias Ativas
description RESUMO Na era contemporânea, as metodologias ativas destacam-se como estratégias inovadoras no processo educacional. No entanto, a implementação efetiva desses métodos em sala de aula emerge como um desafio significativo para os professore. Diante desse cenário, esse estudo se propõe a revisar os principais desafios enfrentados por docentes na implementação de metodologias ativas de ensinoaprendizagem. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica, conduzida nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Portal de Periódicos Capes. Os resultados destacam que os obstáculos enfrentados pelos docentes na adoção de metodologias ativas estão fortemente relacionados à insegurança e resistência, muitas vezes vinculadas à formação recebida. A revisão também evidenciou lacunas na compreensão das técnicas, falta de modelos, resistência à mudança e limitações no domínio de conhecimentos básicos. Além disso, ressalta-se a necessidade de engajamento e ajustes nos currículos para acompanhar a era digital, visando promover maior autonomia dos estudantes. Por fim, é crucial aprimorar o processo formativo dos professores, superando abordagens unilaterais e tradicionais. As mudanças nos currículos e a promoção do engajamento docente emergem como elementos essenciais para uma integração eficaz das metodologias ativas no ambiente escolar. Essas conclusões oferecem insights valiosos para a contínua melhoria do ensino-aprendizagem, alinhando-o às demandas contemporâneas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-26T19:32:38Z
2024-02-26T19:32:38Z
2024-01-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1168
url https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
sead
Especialização em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem
UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
sead
Especialização em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem
UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Univasf
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Repositório Institucional da Univasf
collection Repositório Institucional da Univasf
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@univasf.edu.br
_version_ 1805392448109674496