PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/338 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama da oferta de cursos de PGLS a distância em nível de especialização na UFSC, evidenciando as áreas do conhecimento predominantes e a relação entre o número de cursos, a quantidade de vagas e a disponibilidade orçamentária para o desenvolvimento dessa modalidade de ensino na instituição. Os dados para o desenvolvimento da análise foram coletados no Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação (CAPG) da UFSC. Esse software é utilizado para a gestão acadêmica dos cursos de pós-graduação desde 2011, então o recorte temporal utilizado contemplou os cursos iniciados no período de 2012 a 2016. Foram ofertados 18 cursos de especialização lato sensu a distância no decurso desse período, com 9.786 vagas, as áreas do conhecimento que mais se destacaram foram a área da saúde e a gestão pública, seguidos pelas áreas de ensino de educação e humanas. Na análise dos dados, foi confirmado que os cursos de PGLS ofertados na UFSC fazem parte de programas e políticas públicas que extrapolam os limites institucionais. A importância do financiamento público para a manutenção desses cursos apresentou-se como uma maneira de elevar a qualificação profissional em nível de especialização para atuar em áreas carentes e de interesse coletivo, tais como saúde, educação e serviços públicos. Além disso, a EaD possibilitou a expansão dos cursos para regiões onde outras modalidades de ensino não conseguem chegar.Palavras-chave: Especialização Lato Sensu. Educação a Distância. Gestão do Ensino. |
id |
UEMA-1_45f031cde5275a65ac628bf6970ffd25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/338 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSCEste artigo tem como objetivo apresentar um panorama da oferta de cursos de PGLS a distância em nível de especialização na UFSC, evidenciando as áreas do conhecimento predominantes e a relação entre o número de cursos, a quantidade de vagas e a disponibilidade orçamentária para o desenvolvimento dessa modalidade de ensino na instituição. Os dados para o desenvolvimento da análise foram coletados no Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação (CAPG) da UFSC. Esse software é utilizado para a gestão acadêmica dos cursos de pós-graduação desde 2011, então o recorte temporal utilizado contemplou os cursos iniciados no período de 2012 a 2016. Foram ofertados 18 cursos de especialização lato sensu a distância no decurso desse período, com 9.786 vagas, as áreas do conhecimento que mais se destacaram foram a área da saúde e a gestão pública, seguidos pelas áreas de ensino de educação e humanas. Na análise dos dados, foi confirmado que os cursos de PGLS ofertados na UFSC fazem parte de programas e políticas públicas que extrapolam os limites institucionais. A importância do financiamento público para a manutenção desses cursos apresentou-se como uma maneira de elevar a qualificação profissional em nível de especialização para atuar em áreas carentes e de interesse coletivo, tais como saúde, educação e serviços públicos. Além disso, a EaD possibilitou a expansão dos cursos para regiões onde outras modalidades de ensino não conseguem chegar.Palavras-chave: Especialização Lato Sensu. Educação a Distância. Gestão do Ensino.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/338TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 2 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 2 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 4 n. 2 (2018): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/338/297Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCerdote da Silva, CarlaWrzesinski Simon, LilianCoelho Leal, Taíse2022-06-30T16:25:21Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/338Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:50.742189TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC |
title |
PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC |
spellingShingle |
PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC Cerdote da Silva, Carla |
title_short |
PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC |
title_full |
PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC |
title_fullStr |
PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC |
title_full_unstemmed |
PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC |
title_sort |
PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC |
author |
Cerdote da Silva, Carla |
author_facet |
Cerdote da Silva, Carla Wrzesinski Simon, Lilian Coelho Leal, Taíse |
author_role |
author |
author2 |
Wrzesinski Simon, Lilian Coelho Leal, Taíse |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerdote da Silva, Carla Wrzesinski Simon, Lilian Coelho Leal, Taíse |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama da oferta de cursos de PGLS a distância em nível de especialização na UFSC, evidenciando as áreas do conhecimento predominantes e a relação entre o número de cursos, a quantidade de vagas e a disponibilidade orçamentária para o desenvolvimento dessa modalidade de ensino na instituição. Os dados para o desenvolvimento da análise foram coletados no Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação (CAPG) da UFSC. Esse software é utilizado para a gestão acadêmica dos cursos de pós-graduação desde 2011, então o recorte temporal utilizado contemplou os cursos iniciados no período de 2012 a 2016. Foram ofertados 18 cursos de especialização lato sensu a distância no decurso desse período, com 9.786 vagas, as áreas do conhecimento que mais se destacaram foram a área da saúde e a gestão pública, seguidos pelas áreas de ensino de educação e humanas. Na análise dos dados, foi confirmado que os cursos de PGLS ofertados na UFSC fazem parte de programas e políticas públicas que extrapolam os limites institucionais. A importância do financiamento público para a manutenção desses cursos apresentou-se como uma maneira de elevar a qualificação profissional em nível de especialização para atuar em áreas carentes e de interesse coletivo, tais como saúde, educação e serviços públicos. Além disso, a EaD possibilitou a expansão dos cursos para regiões onde outras modalidades de ensino não conseguem chegar.Palavras-chave: Especialização Lato Sensu. Educação a Distância. Gestão do Ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/338 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/338/297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 2 (2018): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 2 (2018): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 4 n. 2 (2018): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056166027264 |