GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/327 |
Resumo: | A pesquisa tem por objetivo realizar um diagnóstico da percepção do ensino-aprendizagem dos alunos do curso de licenciatura plena em Geografia/CEAD da modalidade a distância da Universidade Federal do Piauí, em relação à estrutura, a dinamicidade do curso, o ensino e a interação aluno-tutor-professor conteúdista. Para tanto, foi realizado uma revisão bibliográfica acerca de temas inerentes a pesquisa, posteriormente foi aplicado questionário eletrônico organizado na plataforma https://form.jotformz.com, disponível gratuitamente na internet, e enviados por e-mail para os discentes matriculados no curso, a tabulação dos dados foi realizado no Excel. Como resultados, percebe-se que os discentes de Geografia/CEAD do ensino EAD do estado do Piauí, tanto da região norte como na região sul do estado, vivenciam os mesmos desafios no processo de ensino-aprendizagem, sendo os principais, a dificuldade no acesso a internet nas cidades do interior, a falta de estrutura de alguns polos de apoio presencial, falta de material didático impresso e apoio de bibliotecas setoriais, as limitações quanto à prática em algumas disciplinas de Geografia, e problemas de acesso ao Sistema de Gestão Integrada de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que por vezes é instável; como pontos positivos considera-se a flexibilidade nos horários de estudos, o uso de tecnologias da informação para pesquisas, a diversidade de meios de comunicação para com os tutores, além da oportunidade de fazer um curso superior próximo a seu local de origem.Palavras-chave: Percepção. Geografia. EAD. Ensino-aprendizagem. |
id |
UEMA-1_52b3956cecf25e36b1dea8b5973ffac4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/327 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagemA pesquisa tem por objetivo realizar um diagnóstico da percepção do ensino-aprendizagem dos alunos do curso de licenciatura plena em Geografia/CEAD da modalidade a distância da Universidade Federal do Piauí, em relação à estrutura, a dinamicidade do curso, o ensino e a interação aluno-tutor-professor conteúdista. Para tanto, foi realizado uma revisão bibliográfica acerca de temas inerentes a pesquisa, posteriormente foi aplicado questionário eletrônico organizado na plataforma https://form.jotformz.com, disponível gratuitamente na internet, e enviados por e-mail para os discentes matriculados no curso, a tabulação dos dados foi realizado no Excel. Como resultados, percebe-se que os discentes de Geografia/CEAD do ensino EAD do estado do Piauí, tanto da região norte como na região sul do estado, vivenciam os mesmos desafios no processo de ensino-aprendizagem, sendo os principais, a dificuldade no acesso a internet nas cidades do interior, a falta de estrutura de alguns polos de apoio presencial, falta de material didático impresso e apoio de bibliotecas setoriais, as limitações quanto à prática em algumas disciplinas de Geografia, e problemas de acesso ao Sistema de Gestão Integrada de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que por vezes é instável; como pontos positivos considera-se a flexibilidade nos horários de estudos, o uso de tecnologias da informação para pesquisas, a diversidade de meios de comunicação para com os tutores, além da oportunidade de fazer um curso superior próximo a seu local de origem.Palavras-chave: Percepção. Geografia. EAD. Ensino-aprendizagem.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/327TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/327/285Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa Carvalho, João Batistados Santos Sousa, RoneideVéras Souza, Francisco Denis2021-11-08T18:03:49Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/327Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:50.340493TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem |
title |
GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem de Sousa Carvalho, João Batista |
title_short |
GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem |
author |
de Sousa Carvalho, João Batista |
author_facet |
de Sousa Carvalho, João Batista dos Santos Sousa, Roneide Véras Souza, Francisco Denis |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Sousa, Roneide Véras Souza, Francisco Denis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sousa Carvalho, João Batista dos Santos Sousa, Roneide Véras Souza, Francisco Denis |
description |
A pesquisa tem por objetivo realizar um diagnóstico da percepção do ensino-aprendizagem dos alunos do curso de licenciatura plena em Geografia/CEAD da modalidade a distância da Universidade Federal do Piauí, em relação à estrutura, a dinamicidade do curso, o ensino e a interação aluno-tutor-professor conteúdista. Para tanto, foi realizado uma revisão bibliográfica acerca de temas inerentes a pesquisa, posteriormente foi aplicado questionário eletrônico organizado na plataforma https://form.jotformz.com, disponível gratuitamente na internet, e enviados por e-mail para os discentes matriculados no curso, a tabulação dos dados foi realizado no Excel. Como resultados, percebe-se que os discentes de Geografia/CEAD do ensino EAD do estado do Piauí, tanto da região norte como na região sul do estado, vivenciam os mesmos desafios no processo de ensino-aprendizagem, sendo os principais, a dificuldade no acesso a internet nas cidades do interior, a falta de estrutura de alguns polos de apoio presencial, falta de material didático impresso e apoio de bibliotecas setoriais, as limitações quanto à prática em algumas disciplinas de Geografia, e problemas de acesso ao Sistema de Gestão Integrada de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que por vezes é instável; como pontos positivos considera-se a flexibilidade nos horários de estudos, o uso de tecnologias da informação para pesquisas, a diversidade de meios de comunicação para com os tutores, além da oportunidade de fazer um curso superior próximo a seu local de origem.Palavras-chave: Percepção. Geografia. EAD. Ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/327 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/327/285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial TICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056153444352 |