GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa Carvalho, João Batista
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: dos Santos Sousa, Roneide, Véras Souza, Francisco Denis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/327
Resumo: A pesquisa tem por objetivo realizar um diagnóstico da percepção do ensino-aprendizagem dos alunos do curso de licenciatura plena em Geografia/CEAD da modalidade a distância da Universidade Federal do Piauí, em relação à estrutura, a dinamicidade do curso, o ensino e a interação aluno-tutor-professor conteúdista. Para tanto, foi realizado uma revisão bibliográfica acerca de temas inerentes a pesquisa, posteriormente foi aplicado questionário eletrônico organizado na plataforma https://form.jotformz.com, disponível gratuitamente na internet, e enviados por e-mail para os discentes matriculados no curso, a tabulação dos dados foi realizado no Excel. Como resultados, percebe-se que os discentes de Geografia/CEAD do ensino EAD do estado do Piauí, tanto da região norte como na região sul do estado, vivenciam os mesmos desafios no processo de ensino-aprendizagem, sendo os principais, a dificuldade no acesso a internet nas cidades do interior, a falta de estrutura de alguns polos de apoio presencial, falta de material didático impresso e apoio de bibliotecas setoriais, as limitações quanto à prática em algumas disciplinas de Geografia, e problemas de acesso ao Sistema de Gestão Integrada de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que por vezes é instável; como pontos positivos considera-se a flexibilidade nos horários de estudos, o uso de tecnologias da informação para pesquisas, a diversidade de meios de comunicação para com os tutores, além da oportunidade de fazer um curso superior próximo a seu local de origem.Palavras-chave: Percepção. Geografia. EAD. Ensino-aprendizagem.
id UEMA-1_52b3956cecf25e36b1dea8b5973ffac4
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/327
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagemA pesquisa tem por objetivo realizar um diagnóstico da percepção do ensino-aprendizagem dos alunos do curso de licenciatura plena em Geografia/CEAD da modalidade a distância da Universidade Federal do Piauí, em relação à estrutura, a dinamicidade do curso, o ensino e a interação aluno-tutor-professor conteúdista. Para tanto, foi realizado uma revisão bibliográfica acerca de temas inerentes a pesquisa, posteriormente foi aplicado questionário eletrônico organizado na plataforma https://form.jotformz.com, disponível gratuitamente na internet, e enviados por e-mail para os discentes matriculados no curso, a tabulação dos dados foi realizado no Excel. Como resultados, percebe-se que os discentes de Geografia/CEAD do ensino EAD do estado do Piauí, tanto da região norte como na região sul do estado, vivenciam os mesmos desafios no processo de ensino-aprendizagem, sendo os principais, a dificuldade no acesso a internet nas cidades do interior, a falta de estrutura de alguns polos de apoio presencial, falta de material didático impresso e apoio de bibliotecas setoriais, as limitações quanto à prática em algumas disciplinas de Geografia, e problemas de acesso ao Sistema de Gestão Integrada de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que por vezes é instável; como pontos positivos considera-se a flexibilidade nos horários de estudos, o uso de tecnologias da informação para pesquisas, a diversidade de meios de comunicação para com os tutores, além da oportunidade de fazer um curso superior próximo a seu local de origem.Palavras-chave: Percepção. Geografia. EAD. Ensino-aprendizagem.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/327TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/327/285Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa Carvalho, João Batistados Santos Sousa, RoneideVéras Souza, Francisco Denis2021-11-08T18:03:49Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/327Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:50.340493TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem
title GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem
de Sousa Carvalho, João Batista
title_short GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem
title_full GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem
title_sort GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ: percepção dos alunos do processo de ensino-aprendizagem
author de Sousa Carvalho, João Batista
author_facet de Sousa Carvalho, João Batista
dos Santos Sousa, Roneide
Véras Souza, Francisco Denis
author_role author
author2 dos Santos Sousa, Roneide
Véras Souza, Francisco Denis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa Carvalho, João Batista
dos Santos Sousa, Roneide
Véras Souza, Francisco Denis
description A pesquisa tem por objetivo realizar um diagnóstico da percepção do ensino-aprendizagem dos alunos do curso de licenciatura plena em Geografia/CEAD da modalidade a distância da Universidade Federal do Piauí, em relação à estrutura, a dinamicidade do curso, o ensino e a interação aluno-tutor-professor conteúdista. Para tanto, foi realizado uma revisão bibliográfica acerca de temas inerentes a pesquisa, posteriormente foi aplicado questionário eletrônico organizado na plataforma https://form.jotformz.com, disponível gratuitamente na internet, e enviados por e-mail para os discentes matriculados no curso, a tabulação dos dados foi realizado no Excel. Como resultados, percebe-se que os discentes de Geografia/CEAD do ensino EAD do estado do Piauí, tanto da região norte como na região sul do estado, vivenciam os mesmos desafios no processo de ensino-aprendizagem, sendo os principais, a dificuldade no acesso a internet nas cidades do interior, a falta de estrutura de alguns polos de apoio presencial, falta de material didático impresso e apoio de bibliotecas setoriais, as limitações quanto à prática em algumas disciplinas de Geografia, e problemas de acesso ao Sistema de Gestão Integrada de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que por vezes é instável; como pontos positivos considera-se a flexibilidade nos horários de estudos, o uso de tecnologias da informação para pesquisas, a diversidade de meios de comunicação para com os tutores, além da oportunidade de fazer um curso superior próximo a seu local de origem.Palavras-chave: Percepção. Geografia. EAD. Ensino-aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/327
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/327/285
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
TICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056153444352