RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/114 |
Resumo: | A expansão das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, especialmente com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país e o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tem impulsionado o uso da Educação a Distância (EaD) pelas universidades como forma de responder às novas demandas educacionais, decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. Esse novo cenário de ensino-aprendizagem envolve mudança de competências e de formação do professor do ensino superior. O desenvolvimento dessas competências pode ser, portanto, influenciado pelas condições institucionais das universidades nas quais os professores estão inseridos. Assim, a questão que se coloca entre o problema e o campo de investigação é, como o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores relacionam-se com a dimensão pedagógico-didática das instituições de ensino superior? Para responder à pergunta proposta, foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico, pois, procurou-se as perspectivas das pessoas envolvidas em relação à influência da dimensão pedagógico-didática no desenvolvimento de competências eletrônicas docentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental e material bibliográfico. Onze professores, vinculados à Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e com atuação na EaD, participaram das entrevistas semiestruturadas. As entrevistas e os documentos foram examinados pela análise de conteúdo com auxílio de software específico para pesquisa qualitativa, o Atlas.Ti. Os resultados da pesquisa mostram que, para os professores entrevistados, essa dimensão pode viabilizar o desenvolvimento de suas competências eletrônicas, por meio da oferta de cursos e capacitação docente para atuação na EaD, embora pouco ou nada seja feito formalmente pela instituição.Palavras-chave: Formação de Professores. Integração das TICs. Competências Eletrônicas. Educação a Distância. Ensino Superior. |
id |
UEMA-1_5c5b51b1f10f1f5350d2dd57dfc84b44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/114 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORA expansão das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, especialmente com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país e o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tem impulsionado o uso da Educação a Distância (EaD) pelas universidades como forma de responder às novas demandas educacionais, decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. Esse novo cenário de ensino-aprendizagem envolve mudança de competências e de formação do professor do ensino superior. O desenvolvimento dessas competências pode ser, portanto, influenciado pelas condições institucionais das universidades nas quais os professores estão inseridos. Assim, a questão que se coloca entre o problema e o campo de investigação é, como o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores relacionam-se com a dimensão pedagógico-didática das instituições de ensino superior? Para responder à pergunta proposta, foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico, pois, procurou-se as perspectivas das pessoas envolvidas em relação à influência da dimensão pedagógico-didática no desenvolvimento de competências eletrônicas docentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental e material bibliográfico. Onze professores, vinculados à Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e com atuação na EaD, participaram das entrevistas semiestruturadas. As entrevistas e os documentos foram examinados pela análise de conteúdo com auxílio de software específico para pesquisa qualitativa, o Atlas.Ti. Os resultados da pesquisa mostram que, para os professores entrevistados, essa dimensão pode viabilizar o desenvolvimento de suas competências eletrônicas, por meio da oferta de cursos e capacitação docente para atuação na EaD, embora pouco ou nada seja feito formalmente pela instituição.Palavras-chave: Formação de Professores. Integração das TICs. Competências Eletrônicas. Educação a Distância. Ensino Superior.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2016-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/114TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 2 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 2 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 2 n. 2 (2016): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/114/198Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJODE MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTABARBOSA, MILKA ALVES CORREIA2022-06-30T16:41:34Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/114Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:47.580069TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title |
RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO |
title_short |
RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_full |
RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
author |
CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO |
author_facet |
CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO DE MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA |
author_role |
author |
author2 |
DE MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO DE MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA |
description |
A expansão das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, especialmente com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país e o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tem impulsionado o uso da Educação a Distância (EaD) pelas universidades como forma de responder às novas demandas educacionais, decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. Esse novo cenário de ensino-aprendizagem envolve mudança de competências e de formação do professor do ensino superior. O desenvolvimento dessas competências pode ser, portanto, influenciado pelas condições institucionais das universidades nas quais os professores estão inseridos. Assim, a questão que se coloca entre o problema e o campo de investigação é, como o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores relacionam-se com a dimensão pedagógico-didática das instituições de ensino superior? Para responder à pergunta proposta, foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico, pois, procurou-se as perspectivas das pessoas envolvidas em relação à influência da dimensão pedagógico-didática no desenvolvimento de competências eletrônicas docentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental e material bibliográfico. Onze professores, vinculados à Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e com atuação na EaD, participaram das entrevistas semiestruturadas. As entrevistas e os documentos foram examinados pela análise de conteúdo com auxílio de software específico para pesquisa qualitativa, o Atlas.Ti. Os resultados da pesquisa mostram que, para os professores entrevistados, essa dimensão pode viabilizar o desenvolvimento de suas competências eletrônicas, por meio da oferta de cursos e capacitação docente para atuação na EaD, embora pouco ou nada seja feito formalmente pela instituição.Palavras-chave: Formação de Professores. Integração das TICs. Competências Eletrônicas. Educação a Distância. Ensino Superior. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/114 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/114/198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 2 (2016): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 2 (2016): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 2 n. 2 (2016): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055745548288 |