RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: DE MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA, BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/114
Resumo: A expansão das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, especialmente com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país e o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tem impulsionado o uso da Educação a Distância (EaD) pelas universidades como forma de responder às novas demandas educacionais, decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. Esse novo cenário de ensino-aprendizagem envolve mudança de competências e de formação do professor do ensino superior. O desenvolvimento dessas competências pode ser, portanto, influenciado pelas condições institucionais das universidades nas quais os professores estão inseridos. Assim, a questão que se coloca entre o problema e o campo de investigação é, como o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores relacionam-se com a dimensão pedagógico-didática das instituições de ensino superior? Para responder à pergunta proposta, foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico, pois, procurou-se as perspectivas das pessoas envolvidas em relação à influência da dimensão pedagógico-didática no desenvolvimento de competências eletrônicas docentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental e material bibliográfico. Onze professores, vinculados à Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e com atuação na EaD, participaram das entrevistas semiestruturadas. As entrevistas e os documentos foram examinados pela análise de conteúdo com auxílio de software específico para pesquisa qualitativa, o Atlas.Ti. Os resultados da pesquisa mostram que, para os professores entrevistados, essa dimensão pode viabilizar o desenvolvimento de suas competências eletrônicas, por meio da oferta de cursos e capacitação docente para atuação na EaD, embora pouco ou nada seja feito formalmente pela instituição.Palavras-chave: Formação de Professores. Integração das TICs. Competências Eletrônicas. Educação a Distância. Ensino Superior.
id UEMA-1_5c5b51b1f10f1f5350d2dd57dfc84b44
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/114
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORA expansão das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, especialmente com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país e o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tem impulsionado o uso da Educação a Distância (EaD) pelas universidades como forma de responder às novas demandas educacionais, decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. Esse novo cenário de ensino-aprendizagem envolve mudança de competências e de formação do professor do ensino superior. O desenvolvimento dessas competências pode ser, portanto, influenciado pelas condições institucionais das universidades nas quais os professores estão inseridos. Assim, a questão que se coloca entre o problema e o campo de investigação é, como o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores relacionam-se com a dimensão pedagógico-didática das instituições de ensino superior? Para responder à pergunta proposta, foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico, pois, procurou-se as perspectivas das pessoas envolvidas em relação à influência da dimensão pedagógico-didática no desenvolvimento de competências eletrônicas docentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental e material bibliográfico. Onze professores, vinculados à Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e com atuação na EaD, participaram das entrevistas semiestruturadas. As entrevistas e os documentos foram examinados pela análise de conteúdo com auxílio de software específico para pesquisa qualitativa, o Atlas.Ti. Os resultados da pesquisa mostram que, para os professores entrevistados, essa dimensão pode viabilizar o desenvolvimento de suas competências eletrônicas, por meio da oferta de cursos e capacitação docente para atuação na EaD, embora pouco ou nada seja feito formalmente pela instituição.Palavras-chave: Formação de Professores. Integração das TICs. Competências Eletrônicas. Educação a Distância. Ensino Superior.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2016-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/114TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 2 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 2 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 2 n. 2 (2016): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/114/198Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJODE MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTABARBOSA, MILKA ALVES CORREIA2022-06-30T16:41:34Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/114Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:47.580069TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO
title_short RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_sort RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
author CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO
author_facet CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO
DE MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA
BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA
author_role author
author2 DE MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA
BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASSUNDÉ, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO
DE MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA
BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA
description A expansão das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, especialmente com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país e o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tem impulsionado o uso da Educação a Distância (EaD) pelas universidades como forma de responder às novas demandas educacionais, decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. Esse novo cenário de ensino-aprendizagem envolve mudança de competências e de formação do professor do ensino superior. O desenvolvimento dessas competências pode ser, portanto, influenciado pelas condições institucionais das universidades nas quais os professores estão inseridos. Assim, a questão que se coloca entre o problema e o campo de investigação é, como o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores relacionam-se com a dimensão pedagógico-didática das instituições de ensino superior? Para responder à pergunta proposta, foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico, pois, procurou-se as perspectivas das pessoas envolvidas em relação à influência da dimensão pedagógico-didática no desenvolvimento de competências eletrônicas docentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental e material bibliográfico. Onze professores, vinculados à Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e com atuação na EaD, participaram das entrevistas semiestruturadas. As entrevistas e os documentos foram examinados pela análise de conteúdo com auxílio de software específico para pesquisa qualitativa, o Atlas.Ti. Os resultados da pesquisa mostram que, para os professores entrevistados, essa dimensão pode viabilizar o desenvolvimento de suas competências eletrônicas, por meio da oferta de cursos e capacitação docente para atuação na EaD, embora pouco ou nada seja feito formalmente pela instituição.Palavras-chave: Formação de Professores. Integração das TICs. Competências Eletrônicas. Educação a Distância. Ensino Superior.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/114
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/114/198
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 2 (2016): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 2 (2016): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 2 n. 2 (2016): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055745548288