O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOCENTES PARA EAD: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASSUNDE, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAUJO
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE, BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136038
Resumo: Este estudo tem o propósito de discutir o perfil e o desenvolvimento de competências dos professores da Educação a Distância (EAD). Para o atingimento do objetivo, foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico. Onze professores vinculados a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e com atuação na EAD responderam as entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram examinados pela análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) com auxílio de software específico para pesquisa qualitativa, o Atlas.Ti. Disponibilidade tecnológica e interação entre os participantes foram as competências mais importantes citadas pelos professores. O desenvolvimento de tais competências, no entanto, acontece mediante o aprendizado com as próprias experiências profissionais (sejam elas docentes ou não) ou trocando experiências com seus pares. Sugere-se, para pesquisas futuras, a análise do contexto organizacional em que as necessidades e desafios específicos são definidos e em que a competência individual é desenvolvida, analisando a interferência das condições institucionais das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores.
id UFSC_fa86e22f849ed547bb837ee550a771a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136038
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOCENTES PARA EAD: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERALEste estudo tem o propósito de discutir o perfil e o desenvolvimento de competências dos professores da Educação a Distância (EAD). Para o atingimento do objetivo, foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico. Onze professores vinculados a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e com atuação na EAD responderam as entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram examinados pela análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) com auxílio de software específico para pesquisa qualitativa, o Atlas.Ti. Disponibilidade tecnológica e interação entre os participantes foram as competências mais importantes citadas pelos professores. O desenvolvimento de tais competências, no entanto, acontece mediante o aprendizado com as próprias experiências profissionais (sejam elas docentes ou não) ou trocando experiências com seus pares. Sugere-se, para pesquisas futuras, a análise do contexto organizacional em que as necessidades e desafios específicos são definidos e em que a competência individual é desenvolvida, analisando a interferência das condições institucionais das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores.INPEAU/UFSC2015-11-03T11:59:53Z2015-11-03T11:59:53Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136038CASSUNDE, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAUJOMENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DEBARBOSA, MILKA ALVES CORREIAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-16T16:45:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136038Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-16T16:45:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOCENTES PARA EAD: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOCENTES PARA EAD: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
spellingShingle O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOCENTES PARA EAD: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
CASSUNDE, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAUJO
title_short O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOCENTES PARA EAD: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title_full O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOCENTES PARA EAD: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title_fullStr O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOCENTES PARA EAD: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title_full_unstemmed O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOCENTES PARA EAD: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title_sort O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOCENTES PARA EAD: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
author CASSUNDE, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAUJO
author_facet CASSUNDE, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAUJO
MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE
BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA
author_role author
author2 MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE
BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASSUNDE, FERNANDA RODA DE SOUZA ARAUJO
MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE
BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA
description Este estudo tem o propósito de discutir o perfil e o desenvolvimento de competências dos professores da Educação a Distância (EAD). Para o atingimento do objetivo, foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico. Onze professores vinculados a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e com atuação na EAD responderam as entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram examinados pela análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) com auxílio de software específico para pesquisa qualitativa, o Atlas.Ti. Disponibilidade tecnológica e interação entre os participantes foram as competências mais importantes citadas pelos professores. O desenvolvimento de tais competências, no entanto, acontece mediante o aprendizado com as próprias experiências profissionais (sejam elas docentes ou não) ou trocando experiências com seus pares. Sugere-se, para pesquisas futuras, a análise do contexto organizacional em que as necessidades e desafios específicos são definidos e em que a competência individual é desenvolvida, analisando a interferência das condições institucionais das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03T11:59:53Z
2015-11-03T11:59:53Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136038
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652002189639680