O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/297 |
Resumo: | O presente artigo busca discutir as potencialidades que o uso de Metodologias Ativas (MA) junto as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir quando aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem. A proposta é evidenciar a relevância da formação e aperfeiçoamento dos docentes em nível superior para o uso de Metodologias Ativas, bem como das TIC, de forma que compreendam o papel de facilitador na construção do conhecimento pelo estudante. Ressalta ainda o processo histórico do quanto o docente tem necessitado superar desafios e viver novos paradigmas na educação, sendo neste momento demandado a compreender e desenvolver a sua prática com uma geração conectada, conhecedora de diversas fontes do saber desconsiderando o professor como única fonte. Neste contexto, este estudo apresenta o perfil de um docente contemporâneo, relatando o uso de algumas Metodologias Ativas, descrevendo a Gamificação, Peer Instruction e o Estudo de Caso Integrado como exemplos aplicados. Estas Metodologias vêm agregar valor no processo de construção de conhecimento por parte do estudante quando utiliza como recurso pedagógico ferramentas tecnológicas presentes na prática social do mesmo. Sendo assim, não só pelo uso das ferramentas, mas pela condução de uma metodologia que parte do conhecimento prévio do aluno, as Metodologias Ativas podem promover aprendizagem significativa e contribuem de forma efetiva e coerente com a formação da geração conectada e atual dos estudantes. Palavras-chave: Metodologias Ativas. Ensino. Aprendizagem. |
id |
UEMA-1_6202011c435400a3b3eb3b783883101e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/297 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagemO presente artigo busca discutir as potencialidades que o uso de Metodologias Ativas (MA) junto as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir quando aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem. A proposta é evidenciar a relevância da formação e aperfeiçoamento dos docentes em nível superior para o uso de Metodologias Ativas, bem como das TIC, de forma que compreendam o papel de facilitador na construção do conhecimento pelo estudante. Ressalta ainda o processo histórico do quanto o docente tem necessitado superar desafios e viver novos paradigmas na educação, sendo neste momento demandado a compreender e desenvolver a sua prática com uma geração conectada, conhecedora de diversas fontes do saber desconsiderando o professor como única fonte. Neste contexto, este estudo apresenta o perfil de um docente contemporâneo, relatando o uso de algumas Metodologias Ativas, descrevendo a Gamificação, Peer Instruction e o Estudo de Caso Integrado como exemplos aplicados. Estas Metodologias vêm agregar valor no processo de construção de conhecimento por parte do estudante quando utiliza como recurso pedagógico ferramentas tecnológicas presentes na prática social do mesmo. Sendo assim, não só pelo uso das ferramentas, mas pela condução de uma metodologia que parte do conhecimento prévio do aluno, as Metodologias Ativas podem promover aprendizagem significativa e contribuem de forma efetiva e coerente com a formação da geração conectada e atual dos estudantes. Palavras-chave: Metodologias Ativas. Ensino. Aprendizagem.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/297TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2018): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/297/267Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessF. Nunes, Andrea KarlaRocha, UcineideV. Toledo, Jenifer2022-11-17T14:07:00Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/297Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:49.728906TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem |
title |
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem |
spellingShingle |
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem F. Nunes, Andrea Karla |
title_short |
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem |
title_full |
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem |
title_fullStr |
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem |
title_sort |
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem |
author |
F. Nunes, Andrea Karla |
author_facet |
F. Nunes, Andrea Karla Rocha, Ucineide V. Toledo, Jenifer |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Ucineide V. Toledo, Jenifer |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
F. Nunes, Andrea Karla Rocha, Ucineide V. Toledo, Jenifer |
description |
O presente artigo busca discutir as potencialidades que o uso de Metodologias Ativas (MA) junto as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir quando aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem. A proposta é evidenciar a relevância da formação e aperfeiçoamento dos docentes em nível superior para o uso de Metodologias Ativas, bem como das TIC, de forma que compreendam o papel de facilitador na construção do conhecimento pelo estudante. Ressalta ainda o processo histórico do quanto o docente tem necessitado superar desafios e viver novos paradigmas na educação, sendo neste momento demandado a compreender e desenvolver a sua prática com uma geração conectada, conhecedora de diversas fontes do saber desconsiderando o professor como única fonte. Neste contexto, este estudo apresenta o perfil de um docente contemporâneo, relatando o uso de algumas Metodologias Ativas, descrevendo a Gamificação, Peer Instruction e o Estudo de Caso Integrado como exemplos aplicados. Estas Metodologias vêm agregar valor no processo de construção de conhecimento por parte do estudante quando utiliza como recurso pedagógico ferramentas tecnológicas presentes na prática social do mesmo. Sendo assim, não só pelo uso das ferramentas, mas pela condução de uma metodologia que parte do conhecimento prévio do aluno, as Metodologias Ativas podem promover aprendizagem significativa e contribuem de forma efetiva e coerente com a formação da geração conectada e atual dos estudantes. Palavras-chave: Metodologias Ativas. Ensino. Aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/297 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/297/267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2018): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2018): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2018): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056133521408 |