O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: F. Nunes, Andrea Karla
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rocha, Ucineide, V. Toledo, Jenifer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/297
Resumo: O presente artigo busca discutir as potencialidades que o uso de Metodologias Ativas (MA) junto as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir quando aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem. A proposta é evidenciar a relevância da formação e aperfeiçoamento dos docentes em nível superior para o uso de Metodologias Ativas, bem como das TIC, de forma que compreendam o papel de facilitador na construção do conhecimento pelo estudante. Ressalta ainda o processo histórico do quanto o docente tem necessitado superar desafios e viver novos paradigmas na educação, sendo neste momento demandado a compreender e desenvolver a sua prática com uma geração conectada, conhecedora de diversas fontes do saber desconsiderando o professor como única fonte. Neste contexto, este estudo apresenta o perfil de um docente contemporâneo, relatando o uso de algumas Metodologias Ativas, descrevendo a Gamificação, Peer Instruction e o Estudo de Caso Integrado como exemplos aplicados. Estas Metodologias vêm agregar valor no processo de construção de conhecimento por parte do estudante quando utiliza como recurso pedagógico ferramentas tecnológicas presentes na prática social do mesmo. Sendo assim, não só pelo uso das ferramentas, mas pela condução de uma metodologia que parte do conhecimento prévio do aluno, as Metodologias Ativas podem promover aprendizagem significativa e contribuem de forma efetiva e coerente com a formação da geração conectada e atual dos estudantes. Palavras-chave: Metodologias Ativas. Ensino. Aprendizagem.
id UEMA-1_6202011c435400a3b3eb3b783883101e
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/297
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagemO presente artigo busca discutir as potencialidades que o uso de Metodologias Ativas (MA) junto as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir quando aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem. A proposta é evidenciar a relevância da formação e aperfeiçoamento dos docentes em nível superior para o uso de Metodologias Ativas, bem como das TIC, de forma que compreendam o papel de facilitador na construção do conhecimento pelo estudante. Ressalta ainda o processo histórico do quanto o docente tem necessitado superar desafios e viver novos paradigmas na educação, sendo neste momento demandado a compreender e desenvolver a sua prática com uma geração conectada, conhecedora de diversas fontes do saber desconsiderando o professor como única fonte. Neste contexto, este estudo apresenta o perfil de um docente contemporâneo, relatando o uso de algumas Metodologias Ativas, descrevendo a Gamificação, Peer Instruction e o Estudo de Caso Integrado como exemplos aplicados. Estas Metodologias vêm agregar valor no processo de construção de conhecimento por parte do estudante quando utiliza como recurso pedagógico ferramentas tecnológicas presentes na prática social do mesmo. Sendo assim, não só pelo uso das ferramentas, mas pela condução de uma metodologia que parte do conhecimento prévio do aluno, as Metodologias Ativas podem promover aprendizagem significativa e contribuem de forma efetiva e coerente com a formação da geração conectada e atual dos estudantes. Palavras-chave: Metodologias Ativas. Ensino. Aprendizagem.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/297TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2018): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2018): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/297/267Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessF. Nunes, Andrea KarlaRocha, UcineideV. Toledo, Jenifer2022-11-17T14:07:00Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/297Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:49.728906TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem
title O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem
spellingShingle O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem
F. Nunes, Andrea Karla
title_short O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem
title_full O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem
title_fullStr O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem
title_full_unstemmed O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem
title_sort O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem
author F. Nunes, Andrea Karla
author_facet F. Nunes, Andrea Karla
Rocha, Ucineide
V. Toledo, Jenifer
author_role author
author2 Rocha, Ucineide
V. Toledo, Jenifer
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv F. Nunes, Andrea Karla
Rocha, Ucineide
V. Toledo, Jenifer
description O presente artigo busca discutir as potencialidades que o uso de Metodologias Ativas (MA) junto as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir quando aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem. A proposta é evidenciar a relevância da formação e aperfeiçoamento dos docentes em nível superior para o uso de Metodologias Ativas, bem como das TIC, de forma que compreendam o papel de facilitador na construção do conhecimento pelo estudante. Ressalta ainda o processo histórico do quanto o docente tem necessitado superar desafios e viver novos paradigmas na educação, sendo neste momento demandado a compreender e desenvolver a sua prática com uma geração conectada, conhecedora de diversas fontes do saber desconsiderando o professor como única fonte. Neste contexto, este estudo apresenta o perfil de um docente contemporâneo, relatando o uso de algumas Metodologias Ativas, descrevendo a Gamificação, Peer Instruction e o Estudo de Caso Integrado como exemplos aplicados. Estas Metodologias vêm agregar valor no processo de construção de conhecimento por parte do estudante quando utiliza como recurso pedagógico ferramentas tecnológicas presentes na prática social do mesmo. Sendo assim, não só pelo uso das ferramentas, mas pela condução de uma metodologia que parte do conhecimento prévio do aluno, as Metodologias Ativas podem promover aprendizagem significativa e contribuem de forma efetiva e coerente com a formação da geração conectada e atual dos estudantes. Palavras-chave: Metodologias Ativas. Ensino. Aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/297
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/297/267
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2018): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2018): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2018): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056133521408