METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3205 |
Resumo: | Este estudo teve o objetivo de compreender a importância das metodologias ativas considerando a História em Quadrinhos (HQ) para a contextualização da História da Ciência (HC), sendo possível reconhecer e dar visibilidade à trajetória de mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação, estimulando a formação de jovens pesquisadores. Realizou-se o planejamento e realização de ações de extensão com atividades práticas no formato de ensino remoto com 83 estudantes dos anos finais, de uma Escola de Ensino Fundamental. Através das metodologias ativas com o uso de TIC mistas: Plataforma de Design Canva (produção de HQ), em formato de vídeo na plataforma YouTube, foi disponibilizada a HQ nos grupos de WhatsApp das turmas. Após assistir o vídeo e/ou ler a HQ, os estudantes puderam refletir e expressar seus entendimentos, através de questões abertas e da produção de tirinhas. Destaca-se em relação aos desenhos, que apenas uma estudante representou uma cientista mulher, os demais todos representaram cientistas homens, constatando-se a forte presença da Ciência masculina. Acredita-se que ao abordar esta questão no ensino de ciências, contribui-se para esta importante desconstrução, fazendo com que as meninas revolucionem o seu modo de ver o mundo, refletindo sobre as ações que lhes são impostas direta ou indiretamente diariamente, posicionando-se de maneira crítica, tendo a liberdade de ser o que desejam. |
id |
CP2-1_ab2cc2aa11bf196e4048328ce76b4b35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3205 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQRelações de GêneroMulheres na História da CiênciaEnsino de Ciências.Este estudo teve o objetivo de compreender a importância das metodologias ativas considerando a História em Quadrinhos (HQ) para a contextualização da História da Ciência (HC), sendo possível reconhecer e dar visibilidade à trajetória de mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação, estimulando a formação de jovens pesquisadores. Realizou-se o planejamento e realização de ações de extensão com atividades práticas no formato de ensino remoto com 83 estudantes dos anos finais, de uma Escola de Ensino Fundamental. Através das metodologias ativas com o uso de TIC mistas: Plataforma de Design Canva (produção de HQ), em formato de vídeo na plataforma YouTube, foi disponibilizada a HQ nos grupos de WhatsApp das turmas. Após assistir o vídeo e/ou ler a HQ, os estudantes puderam refletir e expressar seus entendimentos, através de questões abertas e da produção de tirinhas. Destaca-se em relação aos desenhos, que apenas uma estudante representou uma cientista mulher, os demais todos representaram cientistas homens, constatando-se a forte presença da Ciência masculina. Acredita-se que ao abordar esta questão no ensino de ciências, contribui-se para esta importante desconstrução, fazendo com que as meninas revolucionem o seu modo de ver o mundo, refletindo sobre as ações que lhes são impostas direta ou indiretamente diariamente, posicionando-se de maneira crítica, tendo a liberdade de ser o que desejam.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3205Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 2 (2021); 185-1942525-28792525-287910.33025/ceb.v6i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3205/2078GASPERI, ANGÉLICA MARIA DEEMMEL, RÚBIAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-16T16:28:03Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3205Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-09-16T16:28:03Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQ |
title |
METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQ |
spellingShingle |
METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQ GASPERI, ANGÉLICA MARIA DE Relações de Gênero Mulheres na História da Ciência Ensino de Ciências. |
title_short |
METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQ |
title_full |
METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQ |
title_fullStr |
METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQ |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQ |
title_sort |
METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQ |
author |
GASPERI, ANGÉLICA MARIA DE |
author_facet |
GASPERI, ANGÉLICA MARIA DE EMMEL, RÚBIA |
author_role |
author |
author2 |
EMMEL, RÚBIA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GASPERI, ANGÉLICA MARIA DE EMMEL, RÚBIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações de Gênero Mulheres na História da Ciência Ensino de Ciências. |
topic |
Relações de Gênero Mulheres na História da Ciência Ensino de Ciências. |
description |
Este estudo teve o objetivo de compreender a importância das metodologias ativas considerando a História em Quadrinhos (HQ) para a contextualização da História da Ciência (HC), sendo possível reconhecer e dar visibilidade à trajetória de mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação, estimulando a formação de jovens pesquisadores. Realizou-se o planejamento e realização de ações de extensão com atividades práticas no formato de ensino remoto com 83 estudantes dos anos finais, de uma Escola de Ensino Fundamental. Através das metodologias ativas com o uso de TIC mistas: Plataforma de Design Canva (produção de HQ), em formato de vídeo na plataforma YouTube, foi disponibilizada a HQ nos grupos de WhatsApp das turmas. Após assistir o vídeo e/ou ler a HQ, os estudantes puderam refletir e expressar seus entendimentos, através de questões abertas e da produção de tirinhas. Destaca-se em relação aos desenhos, que apenas uma estudante representou uma cientista mulher, os demais todos representaram cientistas homens, constatando-se a forte presença da Ciência masculina. Acredita-se que ao abordar esta questão no ensino de ciências, contribui-se para esta importante desconstrução, fazendo com que as meninas revolucionem o seu modo de ver o mundo, refletindo sobre as ações que lhes são impostas direta ou indiretamente diariamente, posicionando-se de maneira crítica, tendo a liberdade de ser o que desejam. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3205 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3205/2078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 2 (2021); 185-194 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v6i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180933058560 |