METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GASPERI, ANGÉLICA MARIA DE
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: EMMEL, RÚBIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3205
Resumo: Este estudo teve o objetivo de compreender a importância das metodologias ativas considerando a História em Quadrinhos (HQ) para a contextualização da História da Ciência (HC), sendo possível reconhecer e dar visibilidade à trajetória de mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação, estimulando a formação de jovens pesquisadores. Realizou-se o planejamento e realização de ações de extensão com atividades práticas no formato de ensino remoto com 83 estudantes dos anos finais, de uma Escola de Ensino Fundamental. Através das metodologias ativas com o uso de TIC mistas: Plataforma de Design Canva (produção de HQ), em formato de vídeo na plataforma YouTube, foi disponibilizada a HQ nos grupos de WhatsApp das turmas. Após assistir o vídeo e/ou ler a HQ, os estudantes puderam refletir e expressar seus entendimentos, através de questões abertas e da produção de tirinhas. Destaca-se em relação aos desenhos, que apenas uma estudante representou uma cientista mulher, os demais todos representaram cientistas homens, constatando-se a forte presença da Ciência masculina. Acredita-se que ao abordar esta questão no ensino de ciências, contribui-se para esta importante desconstrução, fazendo com que as meninas revolucionem o seu modo de ver o mundo, refletindo sobre as ações que lhes são impostas direta ou indiretamente diariamente, posicionando-se de maneira crítica, tendo a liberdade de ser o que desejam.
id CP2-1_ab2cc2aa11bf196e4048328ce76b4b35
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3205
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQRelações de GêneroMulheres na História da CiênciaEnsino de Ciências.Este estudo teve o objetivo de compreender a importância das metodologias ativas considerando a História em Quadrinhos (HQ) para a contextualização da História da Ciência (HC), sendo possível reconhecer e dar visibilidade à trajetória de mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação, estimulando a formação de jovens pesquisadores. Realizou-se o planejamento e realização de ações de extensão com atividades práticas no formato de ensino remoto com 83 estudantes dos anos finais, de uma Escola de Ensino Fundamental. Através das metodologias ativas com o uso de TIC mistas: Plataforma de Design Canva (produção de HQ), em formato de vídeo na plataforma YouTube, foi disponibilizada a HQ nos grupos de WhatsApp das turmas. Após assistir o vídeo e/ou ler a HQ, os estudantes puderam refletir e expressar seus entendimentos, através de questões abertas e da produção de tirinhas. Destaca-se em relação aos desenhos, que apenas uma estudante representou uma cientista mulher, os demais todos representaram cientistas homens, constatando-se a forte presença da Ciência masculina. Acredita-se que ao abordar esta questão no ensino de ciências, contribui-se para esta importante desconstrução, fazendo com que as meninas revolucionem o seu modo de ver o mundo, refletindo sobre as ações que lhes são impostas direta ou indiretamente diariamente, posicionando-se de maneira crítica, tendo a liberdade de ser o que desejam.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3205Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 2 (2021); 185-1942525-28792525-287910.33025/ceb.v6i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3205/2078GASPERI, ANGÉLICA MARIA DEEMMEL, RÚBIAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-16T16:28:03Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3205Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-09-16T16:28:03Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQ
title METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQ
spellingShingle METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQ
GASPERI, ANGÉLICA MARIA DE
Relações de Gênero
Mulheres na História da Ciência
Ensino de Ciências.
title_short METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQ
title_full METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQ
title_fullStr METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQ
title_full_unstemmed METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQ
title_sort METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TIC MISTAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE HC COM HQ
author GASPERI, ANGÉLICA MARIA DE
author_facet GASPERI, ANGÉLICA MARIA DE
EMMEL, RÚBIA
author_role author
author2 EMMEL, RÚBIA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GASPERI, ANGÉLICA MARIA DE
EMMEL, RÚBIA
dc.subject.por.fl_str_mv Relações de Gênero
Mulheres na História da Ciência
Ensino de Ciências.
topic Relações de Gênero
Mulheres na História da Ciência
Ensino de Ciências.
description Este estudo teve o objetivo de compreender a importância das metodologias ativas considerando a História em Quadrinhos (HQ) para a contextualização da História da Ciência (HC), sendo possível reconhecer e dar visibilidade à trajetória de mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação, estimulando a formação de jovens pesquisadores. Realizou-se o planejamento e realização de ações de extensão com atividades práticas no formato de ensino remoto com 83 estudantes dos anos finais, de uma Escola de Ensino Fundamental. Através das metodologias ativas com o uso de TIC mistas: Plataforma de Design Canva (produção de HQ), em formato de vídeo na plataforma YouTube, foi disponibilizada a HQ nos grupos de WhatsApp das turmas. Após assistir o vídeo e/ou ler a HQ, os estudantes puderam refletir e expressar seus entendimentos, através de questões abertas e da produção de tirinhas. Destaca-se em relação aos desenhos, que apenas uma estudante representou uma cientista mulher, os demais todos representaram cientistas homens, constatando-se a forte presença da Ciência masculina. Acredita-se que ao abordar esta questão no ensino de ciências, contribui-se para esta importante desconstrução, fazendo com que as meninas revolucionem o seu modo de ver o mundo, refletindo sobre as ações que lhes são impostas direta ou indiretamente diariamente, posicionando-se de maneira crítica, tendo a liberdade de ser o que desejam.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3205
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3205/2078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 2 (2021); 185-194
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v6i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180933058560