O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scremin, Gisele
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara, Marchi, Miriam Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/421
Resumo: O presente artigo tem por objetivo relatar a prática pedagógica realizada com alunos do 6º ano, de uma Escola Estadual do município de Cerro Largo/RS, produto da disciplina de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, para a qual utilizou-se um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), neste caso o Moodle, para reforçar e revisar alguns conteúdos matemáticos, elencados na Avaliação do SAERS, como apoio ao ensino presencial da disciplina. A metodologia utilizada para este artigo é qualitativa, de caráter exploratório e, para a coleta de dados, utilizou-se como instrumentos um questionário misto impresso e um Fórum Geral no Moodle. Diante da análise e discussão do material, pode-se inferir que o uso do Moodle como recurso para a revisão de conteúdos no ensino fundamental oportunizou novas experiências e descobertas, contribuindo para o reforço e aprendizagem de alguns conceitos, demonstrando que o uso desse ambiente pode proporcionar aos alunos interação com os conteúdos estudados, mostrando uma forma diferente e inovadora para o processo de ensino e aprendizagem, mas necessita de acompanhamento e controle por parte do professor, que precisa estar atento às dúvidas e à participação dos alunos.Palavras-chaves: Matemática. Ensino Fundamental. Tecnologias. Moodle.
id UEMA-1_95d5a77049302ad6da85f9d01309f861
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/421
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTALO presente artigo tem por objetivo relatar a prática pedagógica realizada com alunos do 6º ano, de uma Escola Estadual do município de Cerro Largo/RS, produto da disciplina de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, para a qual utilizou-se um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), neste caso o Moodle, para reforçar e revisar alguns conteúdos matemáticos, elencados na Avaliação do SAERS, como apoio ao ensino presencial da disciplina. A metodologia utilizada para este artigo é qualitativa, de caráter exploratório e, para a coleta de dados, utilizou-se como instrumentos um questionário misto impresso e um Fórum Geral no Moodle. Diante da análise e discussão do material, pode-se inferir que o uso do Moodle como recurso para a revisão de conteúdos no ensino fundamental oportunizou novas experiências e descobertas, contribuindo para o reforço e aprendizagem de alguns conceitos, demonstrando que o uso desse ambiente pode proporcionar aos alunos interação com os conteúdos estudados, mostrando uma forma diferente e inovadora para o processo de ensino e aprendizagem, mas necessita de acompanhamento e controle por parte do professor, que precisa estar atento às dúvidas e à participação dos alunos.Palavras-chaves: Matemática. Ensino Fundamental. Tecnologias. Moodle.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/421TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/421/310Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessScremin, GiseleHepp Rehfeldt, Márcia JussaraMarchi, Miriam Inês2022-11-17T14:17:32Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/421Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:51.371808TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Scremin, Gisele
title_short O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
author Scremin, Gisele
author_facet Scremin, Gisele
Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara
Marchi, Miriam Inês
author_role author
author2 Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara
Marchi, Miriam Inês
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scremin, Gisele
Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara
Marchi, Miriam Inês
description O presente artigo tem por objetivo relatar a prática pedagógica realizada com alunos do 6º ano, de uma Escola Estadual do município de Cerro Largo/RS, produto da disciplina de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, para a qual utilizou-se um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), neste caso o Moodle, para reforçar e revisar alguns conteúdos matemáticos, elencados na Avaliação do SAERS, como apoio ao ensino presencial da disciplina. A metodologia utilizada para este artigo é qualitativa, de caráter exploratório e, para a coleta de dados, utilizou-se como instrumentos um questionário misto impresso e um Fórum Geral no Moodle. Diante da análise e discussão do material, pode-se inferir que o uso do Moodle como recurso para a revisão de conteúdos no ensino fundamental oportunizou novas experiências e descobertas, contribuindo para o reforço e aprendizagem de alguns conceitos, demonstrando que o uso desse ambiente pode proporcionar aos alunos interação com os conteúdos estudados, mostrando uma forma diferente e inovadora para o processo de ensino e aprendizagem, mas necessita de acompanhamento e controle por parte do professor, que precisa estar atento às dúvidas e à participação dos alunos.Palavras-chaves: Matemática. Ensino Fundamental. Tecnologias. Moodle.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/421
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/421/310
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056186998784