O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/421 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo relatar a prática pedagógica realizada com alunos do 6º ano, de uma Escola Estadual do município de Cerro Largo/RS, produto da disciplina de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, para a qual utilizou-se um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), neste caso o Moodle, para reforçar e revisar alguns conteúdos matemáticos, elencados na Avaliação do SAERS, como apoio ao ensino presencial da disciplina. A metodologia utilizada para este artigo é qualitativa, de caráter exploratório e, para a coleta de dados, utilizou-se como instrumentos um questionário misto impresso e um Fórum Geral no Moodle. Diante da análise e discussão do material, pode-se inferir que o uso do Moodle como recurso para a revisão de conteúdos no ensino fundamental oportunizou novas experiências e descobertas, contribuindo para o reforço e aprendizagem de alguns conceitos, demonstrando que o uso desse ambiente pode proporcionar aos alunos interação com os conteúdos estudados, mostrando uma forma diferente e inovadora para o processo de ensino e aprendizagem, mas necessita de acompanhamento e controle por parte do professor, que precisa estar atento às dúvidas e à participação dos alunos.Palavras-chaves: Matemática. Ensino Fundamental. Tecnologias. Moodle. |
id |
UEMA-1_95d5a77049302ad6da85f9d01309f861 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/421 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTALO presente artigo tem por objetivo relatar a prática pedagógica realizada com alunos do 6º ano, de uma Escola Estadual do município de Cerro Largo/RS, produto da disciplina de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, para a qual utilizou-se um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), neste caso o Moodle, para reforçar e revisar alguns conteúdos matemáticos, elencados na Avaliação do SAERS, como apoio ao ensino presencial da disciplina. A metodologia utilizada para este artigo é qualitativa, de caráter exploratório e, para a coleta de dados, utilizou-se como instrumentos um questionário misto impresso e um Fórum Geral no Moodle. Diante da análise e discussão do material, pode-se inferir que o uso do Moodle como recurso para a revisão de conteúdos no ensino fundamental oportunizou novas experiências e descobertas, contribuindo para o reforço e aprendizagem de alguns conceitos, demonstrando que o uso desse ambiente pode proporcionar aos alunos interação com os conteúdos estudados, mostrando uma forma diferente e inovadora para o processo de ensino e aprendizagem, mas necessita de acompanhamento e controle por parte do professor, que precisa estar atento às dúvidas e à participação dos alunos.Palavras-chaves: Matemática. Ensino Fundamental. Tecnologias. Moodle.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/421TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/421/310Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessScremin, GiseleHepp Rehfeldt, Márcia JussaraMarchi, Miriam Inês2022-11-17T14:17:32Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/421Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:51.371808TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Scremin, Gisele |
title_short |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA PARA A REVISÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Scremin, Gisele |
author_facet |
Scremin, Gisele Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara Marchi, Miriam Inês |
author_role |
author |
author2 |
Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara Marchi, Miriam Inês |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scremin, Gisele Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara Marchi, Miriam Inês |
description |
O presente artigo tem por objetivo relatar a prática pedagógica realizada com alunos do 6º ano, de uma Escola Estadual do município de Cerro Largo/RS, produto da disciplina de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, para a qual utilizou-se um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), neste caso o Moodle, para reforçar e revisar alguns conteúdos matemáticos, elencados na Avaliação do SAERS, como apoio ao ensino presencial da disciplina. A metodologia utilizada para este artigo é qualitativa, de caráter exploratório e, para a coleta de dados, utilizou-se como instrumentos um questionário misto impresso e um Fórum Geral no Moodle. Diante da análise e discussão do material, pode-se inferir que o uso do Moodle como recurso para a revisão de conteúdos no ensino fundamental oportunizou novas experiências e descobertas, contribuindo para o reforço e aprendizagem de alguns conceitos, demonstrando que o uso desse ambiente pode proporcionar aos alunos interação com os conteúdos estudados, mostrando uma forma diferente e inovadora para o processo de ensino e aprendizagem, mas necessita de acompanhamento e controle por parte do professor, que precisa estar atento às dúvidas e à participação dos alunos.Palavras-chaves: Matemática. Ensino Fundamental. Tecnologias. Moodle. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/421 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/421/310 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056186998784 |