O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/84 |
Resumo: | Desde o desenvolvimento das tecnologias da informação, principalmente da internet e da comunicação, observou-se grande mudança no processo de como as relações sociais se estabelecem e a relevância que os recursos tecnológicos representam para a sociedade. Na educação, há uma demanda crescente por parte dos alunos em usar as tecnologias, em especial a Internet como material de estudo e fonte de pesquisa para seus trabalhos escolares. O uso dos recursos tecnológicos chama a atenção de alunos e professores por apresentar vasta variedade de ferramentas. O presente trabalho objetiva avaliar o uso do recurso da Internet no ensino da Química por meio da aplicação de questionários aos alunos e professores do ensino médio em duas escolas públicas localizadas em São Luís, Maranhão - Brasil. Observou-se que o site mais utilizado entre os discentes é a Wikipédia e o conteúdo mais procurado ao ensino de Química são os textos e vídeos seguidos de fórmulas e imagens. Para os alunos, o uso da Internet no ensino de Química pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Segundo alunos e professores que participaram da pesquisa, os conteúdos de Química disponíveis na Internet se encontram de uma forma mais dinâmica e atraente do que nos livros didáticos.Palavras-chave: Recursos da Internet. Ensino Médio. Ensino de Química. |
id |
UEMA-1_b1b87c1f42253ab08878e003bc4c717e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/84 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médioDesde o desenvolvimento das tecnologias da informação, principalmente da internet e da comunicação, observou-se grande mudança no processo de como as relações sociais se estabelecem e a relevância que os recursos tecnológicos representam para a sociedade. Na educação, há uma demanda crescente por parte dos alunos em usar as tecnologias, em especial a Internet como material de estudo e fonte de pesquisa para seus trabalhos escolares. O uso dos recursos tecnológicos chama a atenção de alunos e professores por apresentar vasta variedade de ferramentas. O presente trabalho objetiva avaliar o uso do recurso da Internet no ensino da Química por meio da aplicação de questionários aos alunos e professores do ensino médio em duas escolas públicas localizadas em São Luís, Maranhão - Brasil. Observou-se que o site mais utilizado entre os discentes é a Wikipédia e o conteúdo mais procurado ao ensino de Química são os textos e vídeos seguidos de fórmulas e imagens. Para os alunos, o uso da Internet no ensino de Química pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Segundo alunos e professores que participaram da pesquisa, os conteúdos de Química disponíveis na Internet se encontram de uma forma mais dinâmica e atraente do que nos livros didáticos.Palavras-chave: Recursos da Internet. Ensino Médio. Ensino de Química.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/84TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/84/227https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/84/358Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Wilma LeandroCosta, Maria Célia PiresNunes, Sandra Fernanda2022-11-17T14:00:45Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/84Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:46.975219TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médio |
title |
O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médio |
spellingShingle |
O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médio Carvalho, Wilma Leandro |
title_short |
O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médio |
title_full |
O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médio |
title_fullStr |
O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médio |
title_sort |
O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médio |
author |
Carvalho, Wilma Leandro |
author_facet |
Carvalho, Wilma Leandro Costa, Maria Célia Pires Nunes, Sandra Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Maria Célia Pires Nunes, Sandra Fernanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Wilma Leandro Costa, Maria Célia Pires Nunes, Sandra Fernanda |
description |
Desde o desenvolvimento das tecnologias da informação, principalmente da internet e da comunicação, observou-se grande mudança no processo de como as relações sociais se estabelecem e a relevância que os recursos tecnológicos representam para a sociedade. Na educação, há uma demanda crescente por parte dos alunos em usar as tecnologias, em especial a Internet como material de estudo e fonte de pesquisa para seus trabalhos escolares. O uso dos recursos tecnológicos chama a atenção de alunos e professores por apresentar vasta variedade de ferramentas. O presente trabalho objetiva avaliar o uso do recurso da Internet no ensino da Química por meio da aplicação de questionários aos alunos e professores do ensino médio em duas escolas públicas localizadas em São Luís, Maranhão - Brasil. Observou-se que o site mais utilizado entre os discentes é a Wikipédia e o conteúdo mais procurado ao ensino de Química são os textos e vídeos seguidos de fórmulas e imagens. Para os alunos, o uso da Internet no ensino de Química pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Segundo alunos e professores que participaram da pesquisa, os conteúdos de Química disponíveis na Internet se encontram de uma forma mais dinâmica e atraente do que nos livros didáticos.Palavras-chave: Recursos da Internet. Ensino Médio. Ensino de Química. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/84 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/84 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/84/227 https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/84/358 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2017): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055725625344 |