O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Wilma Leandro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Maria Célia Pires, Nunes, Sandra Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/84
Resumo: Desde o desenvolvimento das tecnologias da informação, principalmente da internet e da comunicação, observou-se grande mudança no processo de como as relações sociais se estabelecem e a relevância que os recursos tecnológicos representam para a sociedade. Na educação, há uma demanda crescente por parte dos alunos em usar as tecnologias, em especial a Internet como material de estudo e fonte de pesquisa para seus trabalhos escolares. O uso dos recursos tecnológicos chama a atenção de alunos e professores por apresentar vasta variedade de ferramentas. O presente trabalho objetiva avaliar o uso do recurso da Internet no ensino da Química por meio da aplicação de questionários aos alunos e professores do ensino médio em duas escolas públicas localizadas em São Luís, Maranhão - Brasil. Observou-se que o site mais utilizado entre os discentes é a Wikipédia e o conteúdo mais procurado ao ensino de Química são os textos e vídeos seguidos de fórmulas e imagens. Para os alunos, o uso da Internet no ensino de Química pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Segundo alunos e professores que participaram da pesquisa, os conteúdos de Química disponíveis na Internet se encontram de uma forma mais dinâmica e atraente do que nos livros didáticos.Palavras-chave: Recursos da Internet. Ensino Médio. Ensino de Química.
id UEMA-1_b1b87c1f42253ab08878e003bc4c717e
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/84
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médioDesde o desenvolvimento das tecnologias da informação, principalmente da internet e da comunicação, observou-se grande mudança no processo de como as relações sociais se estabelecem e a relevância que os recursos tecnológicos representam para a sociedade. Na educação, há uma demanda crescente por parte dos alunos em usar as tecnologias, em especial a Internet como material de estudo e fonte de pesquisa para seus trabalhos escolares. O uso dos recursos tecnológicos chama a atenção de alunos e professores por apresentar vasta variedade de ferramentas. O presente trabalho objetiva avaliar o uso do recurso da Internet no ensino da Química por meio da aplicação de questionários aos alunos e professores do ensino médio em duas escolas públicas localizadas em São Luís, Maranhão - Brasil. Observou-se que o site mais utilizado entre os discentes é a Wikipédia e o conteúdo mais procurado ao ensino de Química são os textos e vídeos seguidos de fórmulas e imagens. Para os alunos, o uso da Internet no ensino de Química pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Segundo alunos e professores que participaram da pesquisa, os conteúdos de Química disponíveis na Internet se encontram de uma forma mais dinâmica e atraente do que nos livros didáticos.Palavras-chave: Recursos da Internet. Ensino Médio. Ensino de Química.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/84TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/84/227https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/84/358Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Wilma LeandroCosta, Maria Célia PiresNunes, Sandra Fernanda2022-11-17T14:00:45Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/84Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:46.975219TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médio
title O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médio
spellingShingle O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médio
Carvalho, Wilma Leandro
title_short O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médio
title_full O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médio
title_fullStr O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médio
title_full_unstemmed O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médio
title_sort O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO ENSINO DA QUÍMICA: um estudo com Professores e Alunos do ensino médio
author Carvalho, Wilma Leandro
author_facet Carvalho, Wilma Leandro
Costa, Maria Célia Pires
Nunes, Sandra Fernanda
author_role author
author2 Costa, Maria Célia Pires
Nunes, Sandra Fernanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Wilma Leandro
Costa, Maria Célia Pires
Nunes, Sandra Fernanda
description Desde o desenvolvimento das tecnologias da informação, principalmente da internet e da comunicação, observou-se grande mudança no processo de como as relações sociais se estabelecem e a relevância que os recursos tecnológicos representam para a sociedade. Na educação, há uma demanda crescente por parte dos alunos em usar as tecnologias, em especial a Internet como material de estudo e fonte de pesquisa para seus trabalhos escolares. O uso dos recursos tecnológicos chama a atenção de alunos e professores por apresentar vasta variedade de ferramentas. O presente trabalho objetiva avaliar o uso do recurso da Internet no ensino da Química por meio da aplicação de questionários aos alunos e professores do ensino médio em duas escolas públicas localizadas em São Luís, Maranhão - Brasil. Observou-se que o site mais utilizado entre os discentes é a Wikipédia e o conteúdo mais procurado ao ensino de Química são os textos e vídeos seguidos de fórmulas e imagens. Para os alunos, o uso da Internet no ensino de Química pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Segundo alunos e professores que participaram da pesquisa, os conteúdos de Química disponíveis na Internet se encontram de uma forma mais dinâmica e atraente do que nos livros didáticos.Palavras-chave: Recursos da Internet. Ensino Médio. Ensino de Química.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/84
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/84
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/84/227
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/84/358
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2017): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2017): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055725625344