O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira da Cruz, Romildo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Quartieri, Marli Teresinha, Kliemann, Geovana Luíza, Dullius, Maria Madalena, Neide, Italo Gabriel, do Couto Pretto, Bárbara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/326
Resumo: O artigo discute a influência das tecnologias móveis digitais (TMDs) no dia a dia dos alunos e como estão presentes dentro do ambiente escolar. Nesta destaca-se os aspectos: visualização, facilitação e motivação – aspectos das ferramentas considerados importantes pelos alunos. O objetivo foi analisar as percepções de um grupo de 54 alunos do 9º ano da Educação Básica do interior do Rio Grande do Sul, sobre o uso das tecnologias, mais especificamente, os tablets, em sala de aula e como eles podem auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. A pesquisa de caráter qualitativo utilizou-se de dois instrumentos para coleta de dados: questionários e observação sistemática. Os resultados apontam condições favoráveis de utilização do tablet na disciplina, assim como, a boa aceitabilidade dos recursos (aplicativos e softwares) pelo grupo investigado, – convertendo-se desta maneira, em uma ferramenta com substancial potencialidade de usabilidade no contexto escolar. No entanto, é mister lembrar que esta pesquisa não apresenta achados conclusivos, pois o texto reflete a produtividade de algumas situações de ensino e de aprendizagem experenciadas durante a investigação.Palavras-chave: Tablet. Matemática. Aplicativos. Professor. Aluno. Ensino.
id UEMA-1_d23086a60511d59d98cb2b37f6d67052
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/326
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICAO artigo discute a influência das tecnologias móveis digitais (TMDs) no dia a dia dos alunos e como estão presentes dentro do ambiente escolar. Nesta destaca-se os aspectos: visualização, facilitação e motivação – aspectos das ferramentas considerados importantes pelos alunos. O objetivo foi analisar as percepções de um grupo de 54 alunos do 9º ano da Educação Básica do interior do Rio Grande do Sul, sobre o uso das tecnologias, mais especificamente, os tablets, em sala de aula e como eles podem auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. A pesquisa de caráter qualitativo utilizou-se de dois instrumentos para coleta de dados: questionários e observação sistemática. Os resultados apontam condições favoráveis de utilização do tablet na disciplina, assim como, a boa aceitabilidade dos recursos (aplicativos e softwares) pelo grupo investigado, – convertendo-se desta maneira, em uma ferramenta com substancial potencialidade de usabilidade no contexto escolar. No entanto, é mister lembrar que esta pesquisa não apresenta achados conclusivos, pois o texto reflete a produtividade de algumas situações de ensino e de aprendizagem experenciadas durante a investigação.Palavras-chave: Tablet. Matemática. Aplicativos. Professor. Aluno. Ensino.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/326TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/326/284Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira da Cruz, RomildoQuartieri, Marli TeresinhaKliemann, Geovana LuízaDullius, Maria MadalenaNeide, Italo Gabrieldo Couto Pretto, Bárbara2021-11-08T18:03:49Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/326Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:50.295442TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Pereira da Cruz, Romildo
title_short O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Pereira da Cruz, Romildo
author_facet Pereira da Cruz, Romildo
Quartieri, Marli Teresinha
Kliemann, Geovana Luíza
Dullius, Maria Madalena
Neide, Italo Gabriel
do Couto Pretto, Bárbara
author_role author
author2 Quartieri, Marli Teresinha
Kliemann, Geovana Luíza
Dullius, Maria Madalena
Neide, Italo Gabriel
do Couto Pretto, Bárbara
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira da Cruz, Romildo
Quartieri, Marli Teresinha
Kliemann, Geovana Luíza
Dullius, Maria Madalena
Neide, Italo Gabriel
do Couto Pretto, Bárbara
description O artigo discute a influência das tecnologias móveis digitais (TMDs) no dia a dia dos alunos e como estão presentes dentro do ambiente escolar. Nesta destaca-se os aspectos: visualização, facilitação e motivação – aspectos das ferramentas considerados importantes pelos alunos. O objetivo foi analisar as percepções de um grupo de 54 alunos do 9º ano da Educação Básica do interior do Rio Grande do Sul, sobre o uso das tecnologias, mais especificamente, os tablets, em sala de aula e como eles podem auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. A pesquisa de caráter qualitativo utilizou-se de dois instrumentos para coleta de dados: questionários e observação sistemática. Os resultados apontam condições favoráveis de utilização do tablet na disciplina, assim como, a boa aceitabilidade dos recursos (aplicativos e softwares) pelo grupo investigado, – convertendo-se desta maneira, em uma ferramenta com substancial potencialidade de usabilidade no contexto escolar. No entanto, é mister lembrar que esta pesquisa não apresenta achados conclusivos, pois o texto reflete a produtividade de algumas situações de ensino e de aprendizagem experenciadas durante a investigação.Palavras-chave: Tablet. Matemática. Aplicativos. Professor. Aluno. Ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/326
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/326/284
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
TICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056151347200