O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/326 |
Resumo: | O artigo discute a influência das tecnologias móveis digitais (TMDs) no dia a dia dos alunos e como estão presentes dentro do ambiente escolar. Nesta destaca-se os aspectos: visualização, facilitação e motivação – aspectos das ferramentas considerados importantes pelos alunos. O objetivo foi analisar as percepções de um grupo de 54 alunos do 9º ano da Educação Básica do interior do Rio Grande do Sul, sobre o uso das tecnologias, mais especificamente, os tablets, em sala de aula e como eles podem auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. A pesquisa de caráter qualitativo utilizou-se de dois instrumentos para coleta de dados: questionários e observação sistemática. Os resultados apontam condições favoráveis de utilização do tablet na disciplina, assim como, a boa aceitabilidade dos recursos (aplicativos e softwares) pelo grupo investigado, – convertendo-se desta maneira, em uma ferramenta com substancial potencialidade de usabilidade no contexto escolar. No entanto, é mister lembrar que esta pesquisa não apresenta achados conclusivos, pois o texto reflete a produtividade de algumas situações de ensino e de aprendizagem experenciadas durante a investigação.Palavras-chave: Tablet. Matemática. Aplicativos. Professor. Aluno. Ensino. |
id |
UEMA-1_d23086a60511d59d98cb2b37f6d67052 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/326 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICAO artigo discute a influência das tecnologias móveis digitais (TMDs) no dia a dia dos alunos e como estão presentes dentro do ambiente escolar. Nesta destaca-se os aspectos: visualização, facilitação e motivação – aspectos das ferramentas considerados importantes pelos alunos. O objetivo foi analisar as percepções de um grupo de 54 alunos do 9º ano da Educação Básica do interior do Rio Grande do Sul, sobre o uso das tecnologias, mais especificamente, os tablets, em sala de aula e como eles podem auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. A pesquisa de caráter qualitativo utilizou-se de dois instrumentos para coleta de dados: questionários e observação sistemática. Os resultados apontam condições favoráveis de utilização do tablet na disciplina, assim como, a boa aceitabilidade dos recursos (aplicativos e softwares) pelo grupo investigado, – convertendo-se desta maneira, em uma ferramenta com substancial potencialidade de usabilidade no contexto escolar. No entanto, é mister lembrar que esta pesquisa não apresenta achados conclusivos, pois o texto reflete a produtividade de algumas situações de ensino e de aprendizagem experenciadas durante a investigação.Palavras-chave: Tablet. Matemática. Aplicativos. Professor. Aluno. Ensino.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/326TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/326/284Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira da Cruz, RomildoQuartieri, Marli TeresinhaKliemann, Geovana LuízaDullius, Maria MadalenaNeide, Italo Gabrieldo Couto Pretto, Bárbara2021-11-08T18:03:49Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/326Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:50.295442TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Pereira da Cruz, Romildo |
title_short |
O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
O USO DO RECURSO TABLET NAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Pereira da Cruz, Romildo |
author_facet |
Pereira da Cruz, Romildo Quartieri, Marli Teresinha Kliemann, Geovana Luíza Dullius, Maria Madalena Neide, Italo Gabriel do Couto Pretto, Bárbara |
author_role |
author |
author2 |
Quartieri, Marli Teresinha Kliemann, Geovana Luíza Dullius, Maria Madalena Neide, Italo Gabriel do Couto Pretto, Bárbara |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira da Cruz, Romildo Quartieri, Marli Teresinha Kliemann, Geovana Luíza Dullius, Maria Madalena Neide, Italo Gabriel do Couto Pretto, Bárbara |
description |
O artigo discute a influência das tecnologias móveis digitais (TMDs) no dia a dia dos alunos e como estão presentes dentro do ambiente escolar. Nesta destaca-se os aspectos: visualização, facilitação e motivação – aspectos das ferramentas considerados importantes pelos alunos. O objetivo foi analisar as percepções de um grupo de 54 alunos do 9º ano da Educação Básica do interior do Rio Grande do Sul, sobre o uso das tecnologias, mais especificamente, os tablets, em sala de aula e como eles podem auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. A pesquisa de caráter qualitativo utilizou-se de dois instrumentos para coleta de dados: questionários e observação sistemática. Os resultados apontam condições favoráveis de utilização do tablet na disciplina, assim como, a boa aceitabilidade dos recursos (aplicativos e softwares) pelo grupo investigado, – convertendo-se desta maneira, em uma ferramenta com substancial potencialidade de usabilidade no contexto escolar. No entanto, é mister lembrar que esta pesquisa não apresenta achados conclusivos, pois o texto reflete a produtividade de algumas situações de ensino e de aprendizagem experenciadas durante a investigação.Palavras-chave: Tablet. Matemática. Aplicativos. Professor. Aluno. Ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/326 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/326/284 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial TICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056151347200 |