TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlan Costa, Maria Luisa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Oliveira Basso, Silvia Eliane, Horwat Imbriani de Oliveira, Dayane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/424
Resumo: Este trabalho resulta dos estudos e discussões realizados no Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e tem por objetivo refletir sobre a importância das tecnologias digitais na educação, partindo da premissa de que estas tecnologias já permeiam toda a sociedade, porém não se transfiguram naturalmente em meios eficientes em âmbito educacional. A presença das tecnologias na sociedade contemporânea incita o repensar dos processos de ensino-aprendizagem tendo em vista as possibilidades que são oportunizadas pelo seu uso. Considera-se também que as tecnologias já estão presentes no meio acadêmico, mas que ainda precisamos de estudos mais aprofundados para colaborar efetivamente com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Para que esses meios proporcionem a interação entre docentes, conhecimentos e estudantes, são discutidas ao longo do texto a relevância da implementação de políticas de Estado que contribuam para a garantia dos meios, formação contínua e condições aos envolvidos no processo. Assim, incentiva-se a abertura para mais discussões a respeito do tema proposto, visto que, as possibilidades advindas de um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e colaborativo contribuem para a construção de conhecimentos ainda mais significativos.  A pesquisa deu-se por meio de bibliografia representada por pesquisas acadêmicas, bancos de dados em portal e autores referenciais nas discussões de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais.Palavras–chave: Tecnologias Educacionais. Ensino-aprendizagem. Interação. Educação a Distância. Políticas Públicas.
id UEMA-1_e00e1350f98d6d34ae05e47e57532d29
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/424
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEMEste trabalho resulta dos estudos e discussões realizados no Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e tem por objetivo refletir sobre a importância das tecnologias digitais na educação, partindo da premissa de que estas tecnologias já permeiam toda a sociedade, porém não se transfiguram naturalmente em meios eficientes em âmbito educacional. A presença das tecnologias na sociedade contemporânea incita o repensar dos processos de ensino-aprendizagem tendo em vista as possibilidades que são oportunizadas pelo seu uso. Considera-se também que as tecnologias já estão presentes no meio acadêmico, mas que ainda precisamos de estudos mais aprofundados para colaborar efetivamente com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Para que esses meios proporcionem a interação entre docentes, conhecimentos e estudantes, são discutidas ao longo do texto a relevância da implementação de políticas de Estado que contribuam para a garantia dos meios, formação contínua e condições aos envolvidos no processo. Assim, incentiva-se a abertura para mais discussões a respeito do tema proposto, visto que, as possibilidades advindas de um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e colaborativo contribuem para a construção de conhecimentos ainda mais significativos.  A pesquisa deu-se por meio de bibliografia representada por pesquisas acadêmicas, bancos de dados em portal e autores referenciais nas discussões de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais.Palavras–chave: Tecnologias Educacionais. Ensino-aprendizagem. Interação. Educação a Distância. Políticas Públicas.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/424TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/424/313Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurlan Costa, Maria Luisade Oliveira Basso, Silvia ElianeHorwat Imbriani de Oliveira, Dayane2022-11-17T14:17:32Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/424Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:51.515542TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Furlan Costa, Maria Luisa
title_short TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_fullStr TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_sort TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
author Furlan Costa, Maria Luisa
author_facet Furlan Costa, Maria Luisa
de Oliveira Basso, Silvia Eliane
Horwat Imbriani de Oliveira, Dayane
author_role author
author2 de Oliveira Basso, Silvia Eliane
Horwat Imbriani de Oliveira, Dayane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furlan Costa, Maria Luisa
de Oliveira Basso, Silvia Eliane
Horwat Imbriani de Oliveira, Dayane
description Este trabalho resulta dos estudos e discussões realizados no Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e tem por objetivo refletir sobre a importância das tecnologias digitais na educação, partindo da premissa de que estas tecnologias já permeiam toda a sociedade, porém não se transfiguram naturalmente em meios eficientes em âmbito educacional. A presença das tecnologias na sociedade contemporânea incita o repensar dos processos de ensino-aprendizagem tendo em vista as possibilidades que são oportunizadas pelo seu uso. Considera-se também que as tecnologias já estão presentes no meio acadêmico, mas que ainda precisamos de estudos mais aprofundados para colaborar efetivamente com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Para que esses meios proporcionem a interação entre docentes, conhecimentos e estudantes, são discutidas ao longo do texto a relevância da implementação de políticas de Estado que contribuam para a garantia dos meios, formação contínua e condições aos envolvidos no processo. Assim, incentiva-se a abertura para mais discussões a respeito do tema proposto, visto que, as possibilidades advindas de um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e colaborativo contribuem para a construção de conhecimentos ainda mais significativos.  A pesquisa deu-se por meio de bibliografia representada por pesquisas acadêmicas, bancos de dados em portal e autores referenciais nas discussões de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais.Palavras–chave: Tecnologias Educacionais. Ensino-aprendizagem. Interação. Educação a Distância. Políticas Públicas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/424
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/424/313
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056193290240