TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/424 |
Resumo: | Este trabalho resulta dos estudos e discussões realizados no Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e tem por objetivo refletir sobre a importância das tecnologias digitais na educação, partindo da premissa de que estas tecnologias já permeiam toda a sociedade, porém não se transfiguram naturalmente em meios eficientes em âmbito educacional. A presença das tecnologias na sociedade contemporânea incita o repensar dos processos de ensino-aprendizagem tendo em vista as possibilidades que são oportunizadas pelo seu uso. Considera-se também que as tecnologias já estão presentes no meio acadêmico, mas que ainda precisamos de estudos mais aprofundados para colaborar efetivamente com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Para que esses meios proporcionem a interação entre docentes, conhecimentos e estudantes, são discutidas ao longo do texto a relevância da implementação de políticas de Estado que contribuam para a garantia dos meios, formação contínua e condições aos envolvidos no processo. Assim, incentiva-se a abertura para mais discussões a respeito do tema proposto, visto que, as possibilidades advindas de um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e colaborativo contribuem para a construção de conhecimentos ainda mais significativos. A pesquisa deu-se por meio de bibliografia representada por pesquisas acadêmicas, bancos de dados em portal e autores referenciais nas discussões de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais.Palavras–chave: Tecnologias Educacionais. Ensino-aprendizagem. Interação. Educação a Distância. Políticas Públicas. |
id |
UEMA-1_e00e1350f98d6d34ae05e47e57532d29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/424 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEMEste trabalho resulta dos estudos e discussões realizados no Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e tem por objetivo refletir sobre a importância das tecnologias digitais na educação, partindo da premissa de que estas tecnologias já permeiam toda a sociedade, porém não se transfiguram naturalmente em meios eficientes em âmbito educacional. A presença das tecnologias na sociedade contemporânea incita o repensar dos processos de ensino-aprendizagem tendo em vista as possibilidades que são oportunizadas pelo seu uso. Considera-se também que as tecnologias já estão presentes no meio acadêmico, mas que ainda precisamos de estudos mais aprofundados para colaborar efetivamente com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Para que esses meios proporcionem a interação entre docentes, conhecimentos e estudantes, são discutidas ao longo do texto a relevância da implementação de políticas de Estado que contribuam para a garantia dos meios, formação contínua e condições aos envolvidos no processo. Assim, incentiva-se a abertura para mais discussões a respeito do tema proposto, visto que, as possibilidades advindas de um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e colaborativo contribuem para a construção de conhecimentos ainda mais significativos. A pesquisa deu-se por meio de bibliografia representada por pesquisas acadêmicas, bancos de dados em portal e autores referenciais nas discussões de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais.Palavras–chave: Tecnologias Educacionais. Ensino-aprendizagem. Interação. Educação a Distância. Políticas Públicas.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/424TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/424/313Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurlan Costa, Maria Luisade Oliveira Basso, Silvia ElianeHorwat Imbriani de Oliveira, Dayane2022-11-17T14:17:32Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/424Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:51.515542TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Furlan Costa, Maria Luisa |
title_short |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_sort |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
author |
Furlan Costa, Maria Luisa |
author_facet |
Furlan Costa, Maria Luisa de Oliveira Basso, Silvia Eliane Horwat Imbriani de Oliveira, Dayane |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Basso, Silvia Eliane Horwat Imbriani de Oliveira, Dayane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furlan Costa, Maria Luisa de Oliveira Basso, Silvia Eliane Horwat Imbriani de Oliveira, Dayane |
description |
Este trabalho resulta dos estudos e discussões realizados no Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e tem por objetivo refletir sobre a importância das tecnologias digitais na educação, partindo da premissa de que estas tecnologias já permeiam toda a sociedade, porém não se transfiguram naturalmente em meios eficientes em âmbito educacional. A presença das tecnologias na sociedade contemporânea incita o repensar dos processos de ensino-aprendizagem tendo em vista as possibilidades que são oportunizadas pelo seu uso. Considera-se também que as tecnologias já estão presentes no meio acadêmico, mas que ainda precisamos de estudos mais aprofundados para colaborar efetivamente com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Para que esses meios proporcionem a interação entre docentes, conhecimentos e estudantes, são discutidas ao longo do texto a relevância da implementação de políticas de Estado que contribuam para a garantia dos meios, formação contínua e condições aos envolvidos no processo. Assim, incentiva-se a abertura para mais discussões a respeito do tema proposto, visto que, as possibilidades advindas de um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e colaborativo contribuem para a construção de conhecimentos ainda mais significativos. A pesquisa deu-se por meio de bibliografia representada por pesquisas acadêmicas, bancos de dados em portal e autores referenciais nas discussões de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais.Palavras–chave: Tecnologias Educacionais. Ensino-aprendizagem. Interação. Educação a Distância. Políticas Públicas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/424 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/424/313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2019): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2019): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2019): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056193290240 |