A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Heloísa Cardoso Varão
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Soares, Jocélia dos Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/61
Resumo: Este é um relato de experiência sobre o acompanhamento pedagógico dos graduandos doCurso de Licenciatura em Pedagogia-UEMA na modalidade a distância, no percurso da disciplina Prática deEnsino ministrada no período de dois anos nos polos da Universidade Aberta do Brasil-UAB e nos Centrosde Ensino Superior-UEMA no Estado do Maranhão. Foi estruturado a partir de uma pesquisa participantenuma abordagem qualitativa em que possibilitou analisar a trajetória de construção do perfi l de professorindagador, que assume a sua própria realidade escolar como um objeto de pesquisa, como objeto derefl exão, como objeto de análise com a contribuição das tecnologias disponibilizadas no curso, refl etindo nasatividades da disciplina os problemas do contexto dos alunos. Constatou-se que a formação de professoresque considera a pesquisa como atividade ordenadora dos resultados das ações, busca atender a necessidadede uma educação para o pensamento e não simplesmente para a recepção de informações, desenvolvendoassim, posturas investigativo-refl exiva do seu fazer pedagógico, pela busca constante, indagações e críticasque permitem reconstruir seus saberes e práticas.
id UEMA-1_fb9468906ec316ac9867ed27f114f5d5
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/61
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-UemaEste é um relato de experiência sobre o acompanhamento pedagógico dos graduandos doCurso de Licenciatura em Pedagogia-UEMA na modalidade a distância, no percurso da disciplina Prática deEnsino ministrada no período de dois anos nos polos da Universidade Aberta do Brasil-UAB e nos Centrosde Ensino Superior-UEMA no Estado do Maranhão. Foi estruturado a partir de uma pesquisa participantenuma abordagem qualitativa em que possibilitou analisar a trajetória de construção do perfi l de professorindagador, que assume a sua própria realidade escolar como um objeto de pesquisa, como objeto derefl exão, como objeto de análise com a contribuição das tecnologias disponibilizadas no curso, refl etindo nasatividades da disciplina os problemas do contexto dos alunos. Constatou-se que a formação de professoresque considera a pesquisa como atividade ordenadora dos resultados das ações, busca atender a necessidadede uma educação para o pensamento e não simplesmente para a recepção de informações, desenvolvendoassim, posturas investigativo-refl exiva do seu fazer pedagógico, pela busca constante, indagações e críticasque permitem reconstruir seus saberes e práticas.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2016-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/61TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2016): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/61/pdfCopyright (c) 2016 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Heloísa Cardoso VarãoSoares, Jocélia dos Reis2021-11-08T19:27:40Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/61Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:46.750239TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema
title A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema
spellingShingle A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema
Santos, Heloísa Cardoso Varão
title_short A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema
title_full A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema
title_fullStr A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema
title_sort A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema
author Santos, Heloísa Cardoso Varão
author_facet Santos, Heloísa Cardoso Varão
Soares, Jocélia dos Reis
author_role author
author2 Soares, Jocélia dos Reis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Heloísa Cardoso Varão
Soares, Jocélia dos Reis
description Este é um relato de experiência sobre o acompanhamento pedagógico dos graduandos doCurso de Licenciatura em Pedagogia-UEMA na modalidade a distância, no percurso da disciplina Prática deEnsino ministrada no período de dois anos nos polos da Universidade Aberta do Brasil-UAB e nos Centrosde Ensino Superior-UEMA no Estado do Maranhão. Foi estruturado a partir de uma pesquisa participantenuma abordagem qualitativa em que possibilitou analisar a trajetória de construção do perfi l de professorindagador, que assume a sua própria realidade escolar como um objeto de pesquisa, como objeto derefl exão, como objeto de análise com a contribuição das tecnologias disponibilizadas no curso, refl etindo nasatividades da disciplina os problemas do contexto dos alunos. Constatou-se que a formação de professoresque considera a pesquisa como atividade ordenadora dos resultados das ações, busca atender a necessidadede uma educação para o pensamento e não simplesmente para a recepção de informações, desenvolvendoassim, posturas investigativo-refl exiva do seu fazer pedagógico, pela busca constante, indagações e críticasque permitem reconstruir seus saberes e práticas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/61
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/61
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/61/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2016): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2016): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2016): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055718285312