A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/61 |
Resumo: | Este é um relato de experiência sobre o acompanhamento pedagógico dos graduandos doCurso de Licenciatura em Pedagogia-UEMA na modalidade a distância, no percurso da disciplina Prática deEnsino ministrada no período de dois anos nos polos da Universidade Aberta do Brasil-UAB e nos Centrosde Ensino Superior-UEMA no Estado do Maranhão. Foi estruturado a partir de uma pesquisa participantenuma abordagem qualitativa em que possibilitou analisar a trajetória de construção do perfi l de professorindagador, que assume a sua própria realidade escolar como um objeto de pesquisa, como objeto derefl exão, como objeto de análise com a contribuição das tecnologias disponibilizadas no curso, refl etindo nasatividades da disciplina os problemas do contexto dos alunos. Constatou-se que a formação de professoresque considera a pesquisa como atividade ordenadora dos resultados das ações, busca atender a necessidadede uma educação para o pensamento e não simplesmente para a recepção de informações, desenvolvendoassim, posturas investigativo-refl exiva do seu fazer pedagógico, pela busca constante, indagações e críticasque permitem reconstruir seus saberes e práticas. |
id |
UEMA-1_fb9468906ec316ac9867ed27f114f5d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/61 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-UemaEste é um relato de experiência sobre o acompanhamento pedagógico dos graduandos doCurso de Licenciatura em Pedagogia-UEMA na modalidade a distância, no percurso da disciplina Prática deEnsino ministrada no período de dois anos nos polos da Universidade Aberta do Brasil-UAB e nos Centrosde Ensino Superior-UEMA no Estado do Maranhão. Foi estruturado a partir de uma pesquisa participantenuma abordagem qualitativa em que possibilitou analisar a trajetória de construção do perfi l de professorindagador, que assume a sua própria realidade escolar como um objeto de pesquisa, como objeto derefl exão, como objeto de análise com a contribuição das tecnologias disponibilizadas no curso, refl etindo nasatividades da disciplina os problemas do contexto dos alunos. Constatou-se que a formação de professoresque considera a pesquisa como atividade ordenadora dos resultados das ações, busca atender a necessidadede uma educação para o pensamento e não simplesmente para a recepção de informações, desenvolvendoassim, posturas investigativo-refl exiva do seu fazer pedagógico, pela busca constante, indagações e críticasque permitem reconstruir seus saberes e práticas.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2016-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/61TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2016): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/61/pdfCopyright (c) 2016 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Heloísa Cardoso VarãoSoares, Jocélia dos Reis2021-11-08T19:27:40Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/61Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:46.750239TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema |
title |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema Santos, Heloísa Cardoso Varão |
title_short |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema |
title_full |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema |
author |
Santos, Heloísa Cardoso Varão |
author_facet |
Santos, Heloísa Cardoso Varão Soares, Jocélia dos Reis |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Jocélia dos Reis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Heloísa Cardoso Varão Soares, Jocélia dos Reis |
description |
Este é um relato de experiência sobre o acompanhamento pedagógico dos graduandos doCurso de Licenciatura em Pedagogia-UEMA na modalidade a distância, no percurso da disciplina Prática deEnsino ministrada no período de dois anos nos polos da Universidade Aberta do Brasil-UAB e nos Centrosde Ensino Superior-UEMA no Estado do Maranhão. Foi estruturado a partir de uma pesquisa participantenuma abordagem qualitativa em que possibilitou analisar a trajetória de construção do perfi l de professorindagador, que assume a sua própria realidade escolar como um objeto de pesquisa, como objeto derefl exão, como objeto de análise com a contribuição das tecnologias disponibilizadas no curso, refl etindo nasatividades da disciplina os problemas do contexto dos alunos. Constatou-se que a formação de professoresque considera a pesquisa como atividade ordenadora dos resultados das ações, busca atender a necessidadede uma educação para o pensamento e não simplesmente para a recepção de informações, desenvolvendoassim, posturas investigativo-refl exiva do seu fazer pedagógico, pela busca constante, indagações e críticasque permitem reconstruir seus saberes e práticas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/61 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/61 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/61/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2016): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2016): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2016): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055718285312 |