USO DOS AMBIENTES COLABORATIVOS DO GOOGLE NO SUPORTE A METODOLOGIA PBL (PROBLEM BASED LEARNING) EM ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palhardi, André Luiz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Frango Silveira, Ismar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/331
Resumo: O presente trabalho visa introduzir o leitor nas características básicas da Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP ou PBL – Problem Based Learning sendo essa atividade suportada pelo ambiente colaborativo oferecido pelo Google. Dentro dessas práticas o trabalho explorará uma faceta importante do processo no tocante a sua natureza colaborativa. Colaboração essa que, pela metodologia PBL, pode ocorrer de diversas formas e que nesse trabalho tratará dos sistemas colaborativos informatizados com base na WEB. Além dessa faceta o trabalho traz o resultado de uma ação educativa utilizando o modelo proposto juntamente com a discussão dos resultados apontados pelos discentes.Palavras-chave: PBL-Problem Based Learning. Ambientes Colaborativos de Aprendizagem. Metodologias Ativas de Aprendizagem. Ferramentas Google.
id UEMA-1_fcce1ab9fcb62281295261db332b7fe4
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/331
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling USO DOS AMBIENTES COLABORATIVOS DO GOOGLE NO SUPORTE A METODOLOGIA PBL (PROBLEM BASED LEARNING) EM ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIAO presente trabalho visa introduzir o leitor nas características básicas da Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP ou PBL – Problem Based Learning sendo essa atividade suportada pelo ambiente colaborativo oferecido pelo Google. Dentro dessas práticas o trabalho explorará uma faceta importante do processo no tocante a sua natureza colaborativa. Colaboração essa que, pela metodologia PBL, pode ocorrer de diversas formas e que nesse trabalho tratará dos sistemas colaborativos informatizados com base na WEB. Além dessa faceta o trabalho traz o resultado de uma ação educativa utilizando o modelo proposto juntamente com a discussão dos resultados apontados pelos discentes.Palavras-chave: PBL-Problem Based Learning. Ambientes Colaborativos de Aprendizagem. Metodologias Ativas de Aprendizagem. Ferramentas Google.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/331TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/331/292Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPalhardi, André LuizFrango Silveira, Ismar2021-11-08T18:03:49Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/331Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:50.498260TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DOS AMBIENTES COLABORATIVOS DO GOOGLE NO SUPORTE A METODOLOGIA PBL (PROBLEM BASED LEARNING) EM ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
title USO DOS AMBIENTES COLABORATIVOS DO GOOGLE NO SUPORTE A METODOLOGIA PBL (PROBLEM BASED LEARNING) EM ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
spellingShingle USO DOS AMBIENTES COLABORATIVOS DO GOOGLE NO SUPORTE A METODOLOGIA PBL (PROBLEM BASED LEARNING) EM ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
Palhardi, André Luiz
title_short USO DOS AMBIENTES COLABORATIVOS DO GOOGLE NO SUPORTE A METODOLOGIA PBL (PROBLEM BASED LEARNING) EM ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
title_full USO DOS AMBIENTES COLABORATIVOS DO GOOGLE NO SUPORTE A METODOLOGIA PBL (PROBLEM BASED LEARNING) EM ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
title_fullStr USO DOS AMBIENTES COLABORATIVOS DO GOOGLE NO SUPORTE A METODOLOGIA PBL (PROBLEM BASED LEARNING) EM ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
title_full_unstemmed USO DOS AMBIENTES COLABORATIVOS DO GOOGLE NO SUPORTE A METODOLOGIA PBL (PROBLEM BASED LEARNING) EM ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
title_sort USO DOS AMBIENTES COLABORATIVOS DO GOOGLE NO SUPORTE A METODOLOGIA PBL (PROBLEM BASED LEARNING) EM ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
author Palhardi, André Luiz
author_facet Palhardi, André Luiz
Frango Silveira, Ismar
author_role author
author2 Frango Silveira, Ismar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palhardi, André Luiz
Frango Silveira, Ismar
description O presente trabalho visa introduzir o leitor nas características básicas da Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP ou PBL – Problem Based Learning sendo essa atividade suportada pelo ambiente colaborativo oferecido pelo Google. Dentro dessas práticas o trabalho explorará uma faceta importante do processo no tocante a sua natureza colaborativa. Colaboração essa que, pela metodologia PBL, pode ocorrer de diversas formas e que nesse trabalho tratará dos sistemas colaborativos informatizados com base na WEB. Além dessa faceta o trabalho traz o resultado de uma ação educativa utilizando o modelo proposto juntamente com a discussão dos resultados apontados pelos discentes.Palavras-chave: PBL-Problem Based Learning. Ambientes Colaborativos de Aprendizagem. Metodologias Ativas de Aprendizagem. Ferramentas Google.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/331
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/331/292
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
TICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056158687232