O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INTERNA DOS CURSOS NA MODALIDADE EaD DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/226 |
Resumo: | Um dos aspectos importantes para a consolidação da Educação a Distância (EaD) no Brasil está em se propor a ser continuamente avaliada, tanto em seus aspectos organizacionais como nos didático-pedagógicos. O Processo de Avaliação Interna (PAI), desenvolvido pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá (Nead) para os cursos de graduação a distância dessa IES, constitui uma experiência significativa, à medida que possibilita dar voz aos principais interessados nos cursos: o alunado. O PAI foi institucionalizado na UEM em 2013 e, desde então, os estudantes são convidados a responder um questionário para cada disciplina ofertada em seu respectivo curso. Os objetivos do programa são: detectar os pontos positivos e os negativos das disciplinas e, por consequência, do curso como um todo; e, combater a evasão nos cursos, antecipando problemas que podem causar, a curto e médio prazos, fatores de desistência. Compreende-se avaliação nesse contexto como conceito polissêmico que considera aspectos objetivos e subjetivos das falas dos alunos para repensar o andamento dos cursos na modalidade EaD. A escuta da voz dos estudantes em um processo de avaliação interna foi crucial para se repensar as potencialidades e limites dessa modalidade. Sendo assim, o PAI se mostra, também, uma ferramenta efi ciente para o combate à evasão dos cursos.Palavras-chave: Educação a distância. Avaliação institucional. Ensino superior. |
id |
UEMA-1_fdf7bf2dfd17fdcc4ffa68100672d8fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/226 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INTERNA DOS CURSOS NA MODALIDADE EaD DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁUm dos aspectos importantes para a consolidação da Educação a Distância (EaD) no Brasil está em se propor a ser continuamente avaliada, tanto em seus aspectos organizacionais como nos didático-pedagógicos. O Processo de Avaliação Interna (PAI), desenvolvido pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá (Nead) para os cursos de graduação a distância dessa IES, constitui uma experiência significativa, à medida que possibilita dar voz aos principais interessados nos cursos: o alunado. O PAI foi institucionalizado na UEM em 2013 e, desde então, os estudantes são convidados a responder um questionário para cada disciplina ofertada em seu respectivo curso. Os objetivos do programa são: detectar os pontos positivos e os negativos das disciplinas e, por consequência, do curso como um todo; e, combater a evasão nos cursos, antecipando problemas que podem causar, a curto e médio prazos, fatores de desistência. Compreende-se avaliação nesse contexto como conceito polissêmico que considera aspectos objetivos e subjetivos das falas dos alunos para repensar o andamento dos cursos na modalidade EaD. A escuta da voz dos estudantes em um processo de avaliação interna foi crucial para se repensar as potencialidades e limites dessa modalidade. Sendo assim, o PAI se mostra, também, uma ferramenta efi ciente para o combate à evasão dos cursos.Palavras-chave: Educação a distância. Avaliação institucional. Ensino superior.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/226TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/226/249Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maria Luisa FurlanCosta, Célio JuvenalFrança, Fabiane Freire2022-06-30T16:29:04Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/226Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:49.234154TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INTERNA DOS CURSOS NA MODALIDADE EaD DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ |
title |
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INTERNA DOS CURSOS NA MODALIDADE EaD DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ |
spellingShingle |
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INTERNA DOS CURSOS NA MODALIDADE EaD DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Costa, Maria Luisa Furlan |
title_short |
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INTERNA DOS CURSOS NA MODALIDADE EaD DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ |
title_full |
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INTERNA DOS CURSOS NA MODALIDADE EaD DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ |
title_fullStr |
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INTERNA DOS CURSOS NA MODALIDADE EaD DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INTERNA DOS CURSOS NA MODALIDADE EaD DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ |
title_sort |
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INTERNA DOS CURSOS NA MODALIDADE EaD DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ |
author |
Costa, Maria Luisa Furlan |
author_facet |
Costa, Maria Luisa Furlan Costa, Célio Juvenal França, Fabiane Freire |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Célio Juvenal França, Fabiane Freire |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria Luisa Furlan Costa, Célio Juvenal França, Fabiane Freire |
description |
Um dos aspectos importantes para a consolidação da Educação a Distância (EaD) no Brasil está em se propor a ser continuamente avaliada, tanto em seus aspectos organizacionais como nos didático-pedagógicos. O Processo de Avaliação Interna (PAI), desenvolvido pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá (Nead) para os cursos de graduação a distância dessa IES, constitui uma experiência significativa, à medida que possibilita dar voz aos principais interessados nos cursos: o alunado. O PAI foi institucionalizado na UEM em 2013 e, desde então, os estudantes são convidados a responder um questionário para cada disciplina ofertada em seu respectivo curso. Os objetivos do programa são: detectar os pontos positivos e os negativos das disciplinas e, por consequência, do curso como um todo; e, combater a evasão nos cursos, antecipando problemas que podem causar, a curto e médio prazos, fatores de desistência. Compreende-se avaliação nesse contexto como conceito polissêmico que considera aspectos objetivos e subjetivos das falas dos alunos para repensar o andamento dos cursos na modalidade EaD. A escuta da voz dos estudantes em um processo de avaliação interna foi crucial para se repensar as potencialidades e limites dessa modalidade. Sendo assim, o PAI se mostra, também, uma ferramenta efi ciente para o combate à evasão dos cursos.Palavras-chave: Educação a distância. Avaliação institucional. Ensino superior. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/226 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/226/249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 3 No. 2 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 2 (2017): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 3 n. 2 (2017): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055802171392 |