Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves,Maria Bernadete
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Bellini,Luzia Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000100047
Resumo: Resumo: Efetua-se uma análise preliminar dos dados obtidos por meio de pesquisa sobre aprendizagem no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá, na qual estudantes foram inquiridos acerca da avaliação de disciplinas do curso e da metodologia adotada pelos professores. Nos resultados de 1997, os alunos apontaram dificuldades em sua formação, sobretudo pela dicotomia entre teoria e prática, excesso de aulas teóricas em detrimento da prática, estratégias de ensino tradicionais, como aulas expositivas, seminários e avaliações pautadas apenas na memorização de fragmentos de conteúdo. Essas dificuldades, em nossa visão, têm a ver com a construção de novas abordagens para o conhecimento e a formação médica.
id ABEM-1_4106fb8ff8262db67df574a28c6f2945
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022002000100047
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise PreliminarEducação médica-tendênciasAvaliação Educacional-métodosEstudantes de MedicinaResumo: Efetua-se uma análise preliminar dos dados obtidos por meio de pesquisa sobre aprendizagem no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá, na qual estudantes foram inquiridos acerca da avaliação de disciplinas do curso e da metodologia adotada pelos professores. Nos resultados de 1997, os alunos apontaram dificuldades em sua formação, sobretudo pela dicotomia entre teoria e prática, excesso de aulas teóricas em detrimento da prática, estratégias de ensino tradicionais, como aulas expositivas, seminários e avaliações pautadas apenas na memorização de fragmentos de conteúdo. Essas dificuldades, em nossa visão, têm a ver com a construção de novas abordagens para o conhecimento e a formação médica.Associação Brasileira de Educação Médica2002-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000100047Revista Brasileira de Educação Médica v.26 n.1 2002reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v26.1-008info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,Maria BernadeteBellini,Luzia Martapor2021-06-21T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022002000100047Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-21T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar
title Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar
spellingShingle Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar
Gonçalves,Maria Bernadete
Educação médica-tendências
Avaliação Educacional-métodos
Estudantes de Medicina
title_short Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar
title_full Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar
title_fullStr Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar
title_full_unstemmed Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar
title_sort Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar
author Gonçalves,Maria Bernadete
author_facet Gonçalves,Maria Bernadete
Bellini,Luzia Marta
author_role author
author2 Bellini,Luzia Marta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves,Maria Bernadete
Bellini,Luzia Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica-tendências
Avaliação Educacional-métodos
Estudantes de Medicina
topic Educação médica-tendências
Avaliação Educacional-métodos
Estudantes de Medicina
description Resumo: Efetua-se uma análise preliminar dos dados obtidos por meio de pesquisa sobre aprendizagem no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá, na qual estudantes foram inquiridos acerca da avaliação de disciplinas do curso e da metodologia adotada pelos professores. Nos resultados de 1997, os alunos apontaram dificuldades em sua formação, sobretudo pela dicotomia entre teoria e prática, excesso de aulas teóricas em detrimento da prática, estratégias de ensino tradicionais, como aulas expositivas, seminários e avaliações pautadas apenas na memorização de fragmentos de conteúdo. Essas dificuldades, em nossa visão, têm a ver com a construção de novas abordagens para o conhecimento e a formação médica.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000100047
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000100047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v26.1-008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.26 n.1 2002
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003112767488