MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/497 |
Resumo: | O presente artigo objetivou pesquisar quais os determinantes na escolha da Instituição de Ensino Superior, presencial ou à distância, para cursar Ciências Contábeis em Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Essa pesquisa quanto aos objetivos é classificada como descritiva e a abordagem predominantemente quantitativa. Foi aplicado um questionário presencialmente aos alunos que cursavam do 1° ao 3° período de Ciências Contábeis, em duas instituições da modalidade presencial e duas instituições da modalidade a distância. O questionário foi dividido em duas partes, sendo a primeira, o perfil dos alunos e a segunda, 12 variáveis determinantes, cada uma recebeu uma escala do tipo Likert de 5 pontos. A amostra foi de 183 alunos, portanto uma amostra representativa. O perfil dos estudantes é 52% do sexo feminino, 70% têm entre 17 e 26 anos, 84% cursaram o ensino médio em escola pública e 68% dos respondentes têm renda familiar de até 3 salários mínimos. As variáveis mais influentes para a escolha da IES na modalidade presencial são: nome da instituição no mercado, preferência própria, tempo para estudo e frequência das aulas, corpo docente e qualidade de ensino, grade curricular do curso e facilidade de ingresso na instituição e, na modalidade à distância, as variáveis influentes na escolha são: preferência própria, nome da instituição no mercado, grade curricular do curso, localização da instituição, tempo para estudo e frequência das aulas e segurança. |
id |
UEMA-1_fe1c8f0fc76bf6356de61c9da043fe1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/497 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaDInstituições de Ensino Superior. Curso de graduação. Ensino presencial. Ensino a Distância.O presente artigo objetivou pesquisar quais os determinantes na escolha da Instituição de Ensino Superior, presencial ou à distância, para cursar Ciências Contábeis em Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Essa pesquisa quanto aos objetivos é classificada como descritiva e a abordagem predominantemente quantitativa. Foi aplicado um questionário presencialmente aos alunos que cursavam do 1° ao 3° período de Ciências Contábeis, em duas instituições da modalidade presencial e duas instituições da modalidade a distância. O questionário foi dividido em duas partes, sendo a primeira, o perfil dos alunos e a segunda, 12 variáveis determinantes, cada uma recebeu uma escala do tipo Likert de 5 pontos. A amostra foi de 183 alunos, portanto uma amostra representativa. O perfil dos estudantes é 52% do sexo feminino, 70% têm entre 17 e 26 anos, 84% cursaram o ensino médio em escola pública e 68% dos respondentes têm renda familiar de até 3 salários mínimos. As variáveis mais influentes para a escolha da IES na modalidade presencial são: nome da instituição no mercado, preferência própria, tempo para estudo e frequência das aulas, corpo docente e qualidade de ensino, grade curricular do curso e facilidade de ingresso na instituição e, na modalidade à distância, as variáveis influentes na escolha são: preferência própria, nome da instituição no mercado, grade curricular do curso, localização da instituição, tempo para estudo e frequência das aulas e segurança.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/49710.18817/tics.v6i2.497TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 33 - 49TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 33 - 49TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 33 - 492447-572610.18817/tics.v6i2reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/497/342Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Djanda Coelho deSantos, Josaias Santana dosCavalcante Júnior, Florisvaldo CunhaCalado, João Eudes de Souza2022-08-17T11:55:17Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/497Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:53.075374TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD |
title |
MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD |
spellingShingle |
MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD Assis, Djanda Coelho de Instituições de Ensino Superior. Curso de graduação. Ensino presencial. Ensino a Distância. |
title_short |
MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD |
title_full |
MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD |
title_fullStr |
MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD |
title_full_unstemmed |
MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD |
title_sort |
MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD |
author |
Assis, Djanda Coelho de |
author_facet |
Assis, Djanda Coelho de Santos, Josaias Santana dos Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha Calado, João Eudes de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Josaias Santana dos Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha Calado, João Eudes de Souza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Djanda Coelho de Santos, Josaias Santana dos Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha Calado, João Eudes de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituições de Ensino Superior. Curso de graduação. Ensino presencial. Ensino a Distância. |
topic |
Instituições de Ensino Superior. Curso de graduação. Ensino presencial. Ensino a Distância. |
description |
O presente artigo objetivou pesquisar quais os determinantes na escolha da Instituição de Ensino Superior, presencial ou à distância, para cursar Ciências Contábeis em Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Essa pesquisa quanto aos objetivos é classificada como descritiva e a abordagem predominantemente quantitativa. Foi aplicado um questionário presencialmente aos alunos que cursavam do 1° ao 3° período de Ciências Contábeis, em duas instituições da modalidade presencial e duas instituições da modalidade a distância. O questionário foi dividido em duas partes, sendo a primeira, o perfil dos alunos e a segunda, 12 variáveis determinantes, cada uma recebeu uma escala do tipo Likert de 5 pontos. A amostra foi de 183 alunos, portanto uma amostra representativa. O perfil dos estudantes é 52% do sexo feminino, 70% têm entre 17 e 26 anos, 84% cursaram o ensino médio em escola pública e 68% dos respondentes têm renda familiar de até 3 salários mínimos. As variáveis mais influentes para a escolha da IES na modalidade presencial são: nome da instituição no mercado, preferência própria, tempo para estudo e frequência das aulas, corpo docente e qualidade de ensino, grade curricular do curso e facilidade de ingresso na instituição e, na modalidade à distância, as variáveis influentes na escolha são: preferência própria, nome da instituição no mercado, grade curricular do curso, localização da instituição, tempo para estudo e frequência das aulas e segurança. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/497 10.18817/tics.v6i2.497 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/497 |
identifier_str_mv |
10.18817/tics.v6i2.497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/497/342 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 33 - 49 TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 33 - 49 TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 33 - 49 2447-5726 10.18817/tics.v6i2 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056240476160 |