MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Djanda Coelho de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Josaias Santana dos, Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha, Calado, João Eudes de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/497
Resumo: O presente artigo objetivou pesquisar quais os determinantes na escolha da Instituição de Ensino Superior, presencial ou à distância, para cursar Ciências Contábeis em Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Essa pesquisa quanto aos objetivos é classificada como descritiva e a abordagem predominantemente quantitativa. Foi aplicado um questionário presencialmente aos alunos que cursavam do 1° ao 3° período de Ciências Contábeis, em duas instituições da modalidade presencial e duas instituições da modalidade a distância. O questionário foi dividido em duas partes, sendo a primeira, o perfil dos alunos e a segunda, 12 variáveis determinantes, cada uma recebeu uma escala do tipo Likert de 5 pontos. A amostra foi de 183 alunos, portanto uma amostra representativa. O perfil dos estudantes é 52% do sexo feminino, 70% têm entre 17 e 26 anos, 84% cursaram o ensino médio em escola pública e 68% dos respondentes têm renda familiar de até 3 salários mínimos. As variáveis mais influentes para a escolha da IES na modalidade presencial são: nome da instituição no mercado, preferência própria, tempo para estudo e frequência das aulas, corpo docente e qualidade de ensino, grade curricular do curso e facilidade de ingresso na instituição e, na modalidade à distância, as variáveis influentes na escolha são: preferência própria, nome da instituição no mercado, grade curricular do curso, localização da instituição, tempo para estudo e frequência das aulas e segurança.
id UEMA-1_fe1c8f0fc76bf6356de61c9da043fe1d
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/497
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaDInstituições de Ensino Superior. Curso de graduação. Ensino presencial. Ensino a Distância.O presente artigo objetivou pesquisar quais os determinantes na escolha da Instituição de Ensino Superior, presencial ou à distância, para cursar Ciências Contábeis em Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Essa pesquisa quanto aos objetivos é classificada como descritiva e a abordagem predominantemente quantitativa. Foi aplicado um questionário presencialmente aos alunos que cursavam do 1° ao 3° período de Ciências Contábeis, em duas instituições da modalidade presencial e duas instituições da modalidade a distância. O questionário foi dividido em duas partes, sendo a primeira, o perfil dos alunos e a segunda, 12 variáveis determinantes, cada uma recebeu uma escala do tipo Likert de 5 pontos. A amostra foi de 183 alunos, portanto uma amostra representativa. O perfil dos estudantes é 52% do sexo feminino, 70% têm entre 17 e 26 anos, 84% cursaram o ensino médio em escola pública e 68% dos respondentes têm renda familiar de até 3 salários mínimos. As variáveis mais influentes para a escolha da IES na modalidade presencial são: nome da instituição no mercado, preferência própria, tempo para estudo e frequência das aulas, corpo docente e qualidade de ensino, grade curricular do curso e facilidade de ingresso na instituição e, na modalidade à distância, as variáveis influentes na escolha são: preferência própria, nome da instituição no mercado, grade curricular do curso, localização da instituição, tempo para estudo e frequência das aulas e segurança.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/49710.18817/tics.v6i2.497TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 33 - 49TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 33 - 49TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 33 - 492447-572610.18817/tics.v6i2reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/497/342Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Djanda Coelho deSantos, Josaias Santana dosCavalcante Júnior, Florisvaldo CunhaCalado, João Eudes de Souza2022-08-17T11:55:17Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/497Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:53.075374TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD
title MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD
spellingShingle MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD
Assis, Djanda Coelho de
Instituições de Ensino Superior. Curso de graduação. Ensino presencial. Ensino a Distância.
title_short MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD
title_full MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD
title_fullStr MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD
title_full_unstemmed MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD
title_sort MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD
author Assis, Djanda Coelho de
author_facet Assis, Djanda Coelho de
Santos, Josaias Santana dos
Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha
Calado, João Eudes de Souza
author_role author
author2 Santos, Josaias Santana dos
Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha
Calado, João Eudes de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Djanda Coelho de
Santos, Josaias Santana dos
Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha
Calado, João Eudes de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições de Ensino Superior. Curso de graduação. Ensino presencial. Ensino a Distância.
topic Instituições de Ensino Superior. Curso de graduação. Ensino presencial. Ensino a Distância.
description O presente artigo objetivou pesquisar quais os determinantes na escolha da Instituição de Ensino Superior, presencial ou à distância, para cursar Ciências Contábeis em Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Essa pesquisa quanto aos objetivos é classificada como descritiva e a abordagem predominantemente quantitativa. Foi aplicado um questionário presencialmente aos alunos que cursavam do 1° ao 3° período de Ciências Contábeis, em duas instituições da modalidade presencial e duas instituições da modalidade a distância. O questionário foi dividido em duas partes, sendo a primeira, o perfil dos alunos e a segunda, 12 variáveis determinantes, cada uma recebeu uma escala do tipo Likert de 5 pontos. A amostra foi de 183 alunos, portanto uma amostra representativa. O perfil dos estudantes é 52% do sexo feminino, 70% têm entre 17 e 26 anos, 84% cursaram o ensino médio em escola pública e 68% dos respondentes têm renda familiar de até 3 salários mínimos. As variáveis mais influentes para a escolha da IES na modalidade presencial são: nome da instituição no mercado, preferência própria, tempo para estudo e frequência das aulas, corpo docente e qualidade de ensino, grade curricular do curso e facilidade de ingresso na instituição e, na modalidade à distância, as variáveis influentes na escolha são: preferência própria, nome da instituição no mercado, grade curricular do curso, localização da instituição, tempo para estudo e frequência das aulas e segurança.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/497
10.18817/tics.v6i2.497
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/497
identifier_str_mv 10.18817/tics.v6i2.497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/497/342
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 33 - 49
TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 33 - 49
TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2020): TICs & EaD em Foco; 33 - 49
2447-5726
10.18817/tics.v6i2
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056240476160