ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Outros tempos |
Texto Completo: | https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/93 |
Resumo: | This article reflects on the architecture of the first school groups in Sergipe deployed in early twentieth century and the architectural aspects relate to the educational process of the period. Institutionalising the primary and early childhood schooling, these institutions sought new ways to educate civic and educational not just their students but the entire society from the beginning of the century and one of the strongest contributions to this intent was its monumental architecture. The literature review and analysis of primary sources in dialogue with Frago and Escolano, led us to understand the organization and the possibilities of reaching the silent speech of the architecture school of the first school groups sergipanos. |
id |
UEMA-2_1025b3f952bc366235fe0bd57b33f1ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/93 |
network_acronym_str |
UEMA-2 |
network_name_str |
Outros tempos |
repository_id_str |
|
spelling |
ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primáriaSergipeRepublicPrimary EducationArchitectureSchool GroupsSergipeRepúblicaEnsino primárioArquiteturaGrupos EscolaresThis article reflects on the architecture of the first school groups in Sergipe deployed in early twentieth century and the architectural aspects relate to the educational process of the period. Institutionalising the primary and early childhood schooling, these institutions sought new ways to educate civic and educational not just their students but the entire society from the beginning of the century and one of the strongest contributions to this intent was its monumental architecture. The literature review and analysis of primary sources in dialogue with Frago and Escolano, led us to understand the organization and the possibilities of reaching the silent speech of the architecture school of the first school groups sergipanos.Neste artigo refletimos acerca da arquitetura dos primeiros grupos escolares implantados em Sergipe no início do século XX e relacionamos os aspectos arquitetônicos ao processo educacional do período. Institucionalizando o ensino primário e escolarizando a infância, tais instituições visavam educar em novos moldes cívicos e educacionais não apenas seus alunos, mas toda a sociedade do início daquele século e uma das fortes contribuições para esse intento foi a sua monumentalidade arquitetônica. A pesquisa bibliográfica e a análise de fontes primárias em diálogo com Frago e Escolano, levaram-nos à compreensão da organização e das possibilidades de alcance do discursosilencioso da arquitetura escolar dos primeiros grupos escolares sergipanos.Universidade Estadual do Maranhão2010-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares", "artigo de covidados"application/pdfhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/9310.18817/ot.v7i10.93Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 7 n. 10 (2010): Dossiê: História e Educação1808-803110.18817/ot.v7i10reponame:Outros temposinstname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAporhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/93/78Copyright (c) 2010 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Crislane Barbosa de2021-03-02T20:16:29Zoai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/93Revistahttp://www.outrostempos.uema.br/PUBhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/oaioutrostempos_revista@yahoo.com.br1808-80311808-8031opendoar:2021-03-02T20:16:29Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária |
title |
ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária |
spellingShingle |
ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária Azevedo, Crislane Barbosa de Sergipe Republic Primary Education Architecture School Groups Sergipe República Ensino primário Arquitetura Grupos Escolares |
title_short |
ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária |
title_full |
ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária |
title_fullStr |
ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária |
title_full_unstemmed |
ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária |
title_sort |
ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária |
author |
Azevedo, Crislane Barbosa de |
author_facet |
Azevedo, Crislane Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Crislane Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sergipe Republic Primary Education Architecture School Groups Sergipe República Ensino primário Arquitetura Grupos Escolares |
topic |
Sergipe Republic Primary Education Architecture School Groups Sergipe República Ensino primário Arquitetura Grupos Escolares |
description |
This article reflects on the architecture of the first school groups in Sergipe deployed in early twentieth century and the architectural aspects relate to the educational process of the period. Institutionalising the primary and early childhood schooling, these institutions sought new ways to educate civic and educational not just their students but the entire society from the beginning of the century and one of the strongest contributions to this intent was its monumental architecture. The literature review and analysis of primary sources in dialogue with Frago and Escolano, led us to understand the organization and the possibilities of reaching the silent speech of the architecture school of the first school groups sergipanos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado pelos pares", "artigo de covidados" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/93 10.18817/ot.v7i10.93 |
url |
https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/93 |
identifier_str_mv |
10.18817/ot.v7i10.93 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/93/78 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 7 n. 10 (2010): Dossiê: História e Educação 1808-8031 10.18817/ot.v7i10 reponame:Outros tempos instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) instacron:UEMA |
instname_str |
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
instacron_str |
UEMA |
institution |
UEMA |
reponame_str |
Outros tempos |
collection |
Outros tempos |
repository.name.fl_str_mv |
Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
outrostempos_revista@yahoo.com.br |
_version_ |
1797067031370006528 |