ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Crislane Barbosa de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Outros tempos
Texto Completo: https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/93
Resumo: This article reflects on the architecture of the  first school groups in Sergipe deployed in early twentieth century and the architectural aspects relate to the educational process of the period. Institutionalising the primary and early childhood schooling, these institutions sought new ways to educate civic and educational not just their students but the entire society from the beginning of the century and one of the strongest contributions to this intent was its monumental architecture. The literature review and analysis of primary sources in dialogue with Frago and Escolano, led us to understand the organization and the possibilities of reaching the silent speech of the architecture school of the first school groups sergipanos.
id UEMA-2_1025b3f952bc366235fe0bd57b33f1ef
oai_identifier_str oai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/93
network_acronym_str UEMA-2
network_name_str Outros tempos
repository_id_str
spelling ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primáriaSergipeRepublicPrimary EducationArchitectureSchool GroupsSergipeRepúblicaEnsino primárioArquiteturaGrupos EscolaresThis article reflects on the architecture of the  first school groups in Sergipe deployed in early twentieth century and the architectural aspects relate to the educational process of the period. Institutionalising the primary and early childhood schooling, these institutions sought new ways to educate civic and educational not just their students but the entire society from the beginning of the century and one of the strongest contributions to this intent was its monumental architecture. The literature review and analysis of primary sources in dialogue with Frago and Escolano, led us to understand the organization and the possibilities of reaching the silent speech of the architecture school of the first school groups sergipanos.Neste artigo refletimos acerca da arquitetura dos primeiros grupos escolares implantados em Sergipe no início do século XX e relacionamos os aspectos arquitetônicos ao processo educacional do período.  Institucionalizando o ensino primário e escolarizando a infância, tais instituições visavam educar em novos moldes cívicos e educacionais não apenas seus alunos, mas toda a sociedade do início daquele século e uma das fortes contribuições para esse intento foi a sua monumentalidade arquitetônica. A pesquisa bibliográfica e a análise de fontes primárias em diálogo com Frago e Escolano, levaram-nos à compreensão da organização e das possibilidades de alcance do discursosilencioso da arquitetura escolar dos primeiros grupos escolares sergipanos.Universidade Estadual do Maranhão2010-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares", "artigo de covidados"application/pdfhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/9310.18817/ot.v7i10.93Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 7 n. 10 (2010): Dossiê: História e Educação1808-803110.18817/ot.v7i10reponame:Outros temposinstname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAporhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/93/78Copyright (c) 2010 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Crislane Barbosa de2021-03-02T20:16:29Zoai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/93Revistahttp://www.outrostempos.uema.br/PUBhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/oaioutrostempos_revista@yahoo.com.br1808-80311808-8031opendoar:2021-03-02T20:16:29Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false
dc.title.none.fl_str_mv ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária
title ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária
spellingShingle ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária
Azevedo, Crislane Barbosa de
Sergipe
Republic
Primary Education
Architecture
School Groups
Sergipe
República
Ensino primário
Arquitetura
Grupos Escolares
title_short ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária
title_full ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária
title_fullStr ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária
title_full_unstemmed ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária
title_sort ARQUITETURA E GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE: uma relação entre espaço e educação na escola primária
author Azevedo, Crislane Barbosa de
author_facet Azevedo, Crislane Barbosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Crislane Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Sergipe
Republic
Primary Education
Architecture
School Groups
Sergipe
República
Ensino primário
Arquitetura
Grupos Escolares
topic Sergipe
Republic
Primary Education
Architecture
School Groups
Sergipe
República
Ensino primário
Arquitetura
Grupos Escolares
description This article reflects on the architecture of the  first school groups in Sergipe deployed in early twentieth century and the architectural aspects relate to the educational process of the period. Institutionalising the primary and early childhood schooling, these institutions sought new ways to educate civic and educational not just their students but the entire society from the beginning of the century and one of the strongest contributions to this intent was its monumental architecture. The literature review and analysis of primary sources in dialogue with Frago and Escolano, led us to understand the organization and the possibilities of reaching the silent speech of the architecture school of the first school groups sergipanos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares", "artigo de covidados"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/93
10.18817/ot.v7i10.93
url https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/93
identifier_str_mv 10.18817/ot.v7i10.93
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/93/78
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 7 n. 10 (2010): Dossiê: História e Educação
1808-8031
10.18817/ot.v7i10
reponame:Outros tempos
instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron:UEMA
instname_str Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron_str UEMA
institution UEMA
reponame_str Outros tempos
collection Outros tempos
repository.name.fl_str_mv Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
repository.mail.fl_str_mv outrostempos_revista@yahoo.com.br
_version_ 1797067031370006528