Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e a educação escolar sergipana na década de 1920.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AZEVEDO, Crislane Barbosa de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34067
Resumo: Nos anos de 1920 assistiu-se no país à forte relação entre educação, reforma e modernidade. Em Sergipe, no período, presenciaram-se duas reformas da instrução (1921, 1924). Diante de questionamentos acerca do significado e alcance de reformas educacionais em Sergipe, nesta pesquisa foram investigadas as representações acerca da educação e da modernidade presentes em intelectuais sergipanos na década de 1920 e o papel desempenhado por estes frente à instrução pública do estado. Entre tais agentes destacam-se Graccho Cardoso, Abdias Bezerra e José de Alencar Cardoso. Em termos metodológicos trabalhou-se com pesquisa historiográfica acerca da educação brasileira e da modernidade no país. Com base na perspectiva da história cultural a partir dos conceitos de apropriação e representação nos moldes definidos por Chartier (1990) tornou-se possível a compreensão dos processos educacionais do período. A investigação desenvolveuse igualmente com base em documentos de época, tais como: relatórios do diretor geral da instrução, inspetores escolares e diretores de grupos escolares; Mensagens presidenciais e discursos de Graccho Cardoso; regulamentos e programas de ensino; documentos manuscritos relativos ao ensino primário; artigos de jornal e legislação. Ex-aluno de Escola Militar, Graccho Cardoso bacharelou-se em Direito. Durante seu governo em Sergipe (1922-26), estiveram no comando da Diretoria da Instrução Abdias Bezerra e José de Alencar Cardoso, ambos também egressos da Escola Militar da Praia Vermelha. Expulsos da formação militar por envolvimento em revoltas, retornaram a Sergipe, onde se dedicaram ao magistério, contribuindo para renovação da área. Ao nomeá-los diretores da instrução, Graccho Cardoso autorizava-os a levar para o ensino público, aspectos da formação destes e da orientação pedagógica já experimentada nos seus trabalhos anteriores no magistério, a exemplo dos feitos no Colégio Tobias Barreto, onde ambos, além da docência, exerceram o cargo de direção. As práticas escolares destes demonstravam atenção à organização da escola nos moldes de uma cultura escolar moderna. Atenção à disciplina escolar, à prática do método de ensino intuitivo e a aulas de educação física, são exemplos que denunciam uma preocupação simultaneamente pedagógica, higiênica e civilizatória para com a sociedade via educação escolar. Os dois professores eram adeptos de uma modernização pedagógica condizente com as representações de modernidade e educação do presidente Graccho Cardoso. Dotados de uma formação científica, adquirida na época apenas nas Faculdades de Direito e Medicina e nas Escolas Militares, tais jovens intelectuais sergipanos representavam, no governo Graccho, apoio para efetivação de um projeto político de modernização do Estado por meio da educação.
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