CHEFIA FEMININA DE FAMÍLIA E PRODUÇÃO DA VIDA EM CAMPO GRANDE-MS NO FINAL DO SÉCULO XX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Outros tempos |
Texto Completo: | https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/125 |
Resumo: | The Family experiences changes in the constitution and how enables social reproduction. Among the new forms existing one is characterized by the presence of women and their offspring, families to produce life, reproduce subjectivities. The reality proves that expands the existence of a social subject suffering from specific features, which falls within the historical patriarchal gender order. The theoretical foundations of BERTAUX and SAFFIOTI reveal how does the reproduction of the family group headed by women and it appears that the families of university employees in Campo Grande-MS women can do, at the end of the twentieth century, social reproduction within the class. Production of material life and social, that is, production anthroponomic. |
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CHEFIA FEMININA DE FAMÍLIA E PRODUÇÃO DA VIDA EM CAMPO GRANDE-MS NO FINAL DO SÉCULO XXFamilyGenderPatriarchal OrderSocial ReproductionFamáliaGêneroPatriarcadoReprodução socialThe Family experiences changes in the constitution and how enables social reproduction. Among the new forms existing one is characterized by the presence of women and their offspring, families to produce life, reproduce subjectivities. The reality proves that expands the existence of a social subject suffering from specific features, which falls within the historical patriarchal gender order. The theoretical foundations of BERTAUX and SAFFIOTI reveal how does the reproduction of the family group headed by women and it appears that the families of university employees in Campo Grande-MS women can do, at the end of the twentieth century, social reproduction within the class. Production of material life and social, that is, production anthroponomic.A Família vivencia transformações na constituição e forma como viabiliza a reprodução social. Dentre as novas formas existentes, uma se caracteriza pela presença da mulher e sua prole, famílias que, ao produzirem vida, reproduzem subjetividades. A realidade comprova que se expande a existência de um sujeito social portador de características específicas, o qual se inscreve na histórica ordem patriarcal de gênero. Os fundamentos teóricos de BERTAUX e SAFFIOTI desvendam como ocorre a reprodução do grupo familiar chefiado por mulher e permitem constatar que nas famílias de trabalhadores universitários de Campo Grande –MS, as mulheres conseguem fazer, no final do século XX, a reprodução social dentro da classe. Produção da vida material e social, isto é, a produção antroponômica.Universidade Estadual do Maranhão2010-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares", "artigo de covidados"application/pdfhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/12510.18817/ot.v7i9.125Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 7 n. 9 (2010): Dossiê: Estudos de Gênero1808-803110.18817/ot.v7i9reponame:Outros temposinstname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAporhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/125/100Copyright (c) 2010 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Dra.Dolores Pereira Ribeiro2021-03-02T20:16:32Zoai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/125Revistahttp://www.outrostempos.uema.br/PUBhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/oaioutrostempos_revista@yahoo.com.br1808-80311808-8031opendoar:2021-03-02T20:16:32Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false |
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