POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: conexões transnacionais no álbum Trópicos, de Daniel Viglietti (1973)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, CAIO DE SOUZA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Outros tempos
Texto Completo: https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/525
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o álbum Trópicos, lançado pelo compositor e intérprete uruguaio Daniel Viglietti em 1973, importante marco do estabelecimento de conexões transnacionais que aproximaram as experiências de canção engajada que vinham se desenvolvendo na América Latina. A partir deste álbum, a proposta é discutir como os discos, ao funcionaremcomo espaço de divulgação de propostas políticas, de construção de discursos identitários e de articulação de conexões transnacionais, podem ser pensados como fonte relevante para refletir sobre o debate político e cultural das décadas de 1960 e 1970.Palavras-chave: Nueva canción latino-americana. Canção engajada. Conexões transnacionais.POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: transnational connections in the album ‘Trópicos’, by Daniel Viglietti (1973)Abstract: This article aims to analyze the album Trópicos, released by the Uruguayan composer and performer Daniel Viglietti in 1973, important milestone of the transnational connections that approximated the experience of the engaged song which had been developing in the Latin America. From this Album, the aim sets into analyzing how the records,as long as they worked as a space of disclosure of political purposes, of construction of identity discourses and articulation of transnational connections, could be focused as relevant source to reflect about the political and cultural discussion of the 1960s and 1970s.Keywords: Nueva-canción latino-americana. Protest song. Transnational connections. POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: conexiones transnacionales en el álbum Trópicos, de Daniel Viglietti (1973)Resumen: El objetivo de este artículo es analizar el álbum Trópicos, lanzado por el cantautor uruguayo Daniel Viglietti en 1973, hito importante del establecimiento de conexiones transnacionales que acercaron las experiencias de canción comprometida que se desarrollaron en América Latina. Por medio de este álbum, la propuesta es discutir como los discos, al funcionar como espacios de divulgación de propuestas políticas, de construcción de discursos de identidad y de articulación de conexiones transnacionales, pueden ser considerados fuentes importantes para la reflexión sobre el debate político y cultural de los años 1960 y 1970.Palabras-clave: Nueva canción latinoamericana. Canción comprometida. Conexiones transnacionales.
id UEMA-2_f71ca7adc69a56c5ef5641b8f5a29576
oai_identifier_str oai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/525
network_acronym_str UEMA-2
network_name_str Outros tempos
repository_id_str
spelling POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: conexões transnacionais no álbum Trópicos, de Daniel Viglietti (1973)Nueva canción latino-americana. Canção engajada. Conexões transnacionais.O objetivo deste artigo é analisar o álbum Trópicos, lançado pelo compositor e intérprete uruguaio Daniel Viglietti em 1973, importante marco do estabelecimento de conexões transnacionais que aproximaram as experiências de canção engajada que vinham se desenvolvendo na América Latina. A partir deste álbum, a proposta é discutir como os discos, ao funcionaremcomo espaço de divulgação de propostas políticas, de construção de discursos identitários e de articulação de conexões transnacionais, podem ser pensados como fonte relevante para refletir sobre o debate político e cultural das décadas de 1960 e 1970.Palavras-chave: Nueva canción latino-americana. Canção engajada. Conexões transnacionais.POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: transnational connections in the album ‘Trópicos’, by Daniel Viglietti (1973)Abstract: This article aims to analyze the album Trópicos, released by the Uruguayan composer and performer Daniel Viglietti in 1973, important milestone of the transnational connections that approximated the experience of the engaged song which had been developing in the Latin America. From this Album, the aim sets into analyzing how the records,as long as they worked as a space of disclosure of political purposes, of construction of identity discourses and articulation of transnational connections, could be focused as relevant source to reflect about the political and cultural discussion of the 1960s and 1970s.Keywords: Nueva-canción latino-americana. Protest song. Transnational connections. POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: conexiones transnacionales en el álbum Trópicos, de Daniel Viglietti (1973)Resumen: El objetivo de este artículo es analizar el álbum Trópicos, lanzado por el cantautor uruguayo Daniel Viglietti en 1973, hito importante del establecimiento de conexiones transnacionales que acercaron las experiencias de canción comprometida que se desarrollaron en América Latina. Por medio de este álbum, la propuesta es discutir como los discos, al funcionar como espacios de divulgación de propuestas políticas, de construcción de discursos de identidad y de articulación de conexiones transnacionales, pueden ser considerados fuentes importantes para la reflexión sobre el debate político y cultural de los años 1960 y 1970.Palabras-clave: Nueva canción latinoamericana. Canción comprometida. Conexiones transnacionales.Universidade Estadual do Maranhão2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/52510.18817/ot.v13i21.525Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 13 n. 21 (2016): Dossiê: América Latina no Século XX: intelectuais, disputas polí­ticas e representações do poder; 261-2691808-803110.18817/ot.v13i21reponame:Outros temposinstname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAporhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/525/pdfCopyright (c) 2016 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessGOMES, CAIO DE SOUZA2021-03-02T20:17:01Zoai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/525Revistahttp://www.outrostempos.uema.br/PUBhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/oaioutrostempos_revista@yahoo.com.br1808-80311808-8031opendoar:2021-03-02T20:17:01Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false
dc.title.none.fl_str_mv POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: conexões transnacionais no álbum Trópicos, de Daniel Viglietti (1973)
title POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: conexões transnacionais no álbum Trópicos, de Daniel Viglietti (1973)
spellingShingle POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: conexões transnacionais no álbum Trópicos, de Daniel Viglietti (1973)
GOMES, CAIO DE SOUZA
Nueva canción latino-americana. Canção engajada. Conexões transnacionais.
title_short POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: conexões transnacionais no álbum Trópicos, de Daniel Viglietti (1973)
title_full POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: conexões transnacionais no álbum Trópicos, de Daniel Viglietti (1973)
title_fullStr POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: conexões transnacionais no álbum Trópicos, de Daniel Viglietti (1973)
title_full_unstemmed POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: conexões transnacionais no álbum Trópicos, de Daniel Viglietti (1973)
title_sort POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: conexões transnacionais no álbum Trópicos, de Daniel Viglietti (1973)
author GOMES, CAIO DE SOUZA
author_facet GOMES, CAIO DE SOUZA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, CAIO DE SOUZA
dc.subject.por.fl_str_mv Nueva canción latino-americana. Canção engajada. Conexões transnacionais.
topic Nueva canción latino-americana. Canção engajada. Conexões transnacionais.
description O objetivo deste artigo é analisar o álbum Trópicos, lançado pelo compositor e intérprete uruguaio Daniel Viglietti em 1973, importante marco do estabelecimento de conexões transnacionais que aproximaram as experiências de canção engajada que vinham se desenvolvendo na América Latina. A partir deste álbum, a proposta é discutir como os discos, ao funcionaremcomo espaço de divulgação de propostas políticas, de construção de discursos identitários e de articulação de conexões transnacionais, podem ser pensados como fonte relevante para refletir sobre o debate político e cultural das décadas de 1960 e 1970.Palavras-chave: Nueva canción latino-americana. Canção engajada. Conexões transnacionais.POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: transnational connections in the album ‘Trópicos’, by Daniel Viglietti (1973)Abstract: This article aims to analyze the album Trópicos, released by the Uruguayan composer and performer Daniel Viglietti in 1973, important milestone of the transnational connections that approximated the experience of the engaged song which had been developing in the Latin America. From this Album, the aim sets into analyzing how the records,as long as they worked as a space of disclosure of political purposes, of construction of identity discourses and articulation of transnational connections, could be focused as relevant source to reflect about the political and cultural discussion of the 1960s and 1970s.Keywords: Nueva-canción latino-americana. Protest song. Transnational connections. POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: conexiones transnacionales en el álbum Trópicos, de Daniel Viglietti (1973)Resumen: El objetivo de este artículo es analizar el álbum Trópicos, lanzado por el cantautor uruguayo Daniel Viglietti en 1973, hito importante del establecimiento de conexiones transnacionales que acercaron las experiencias de canción comprometida que se desarrollaron en América Latina. Por medio de este álbum, la propuesta es discutir como los discos, al funcionar como espacios de divulgación de propuestas políticas, de construcción de discursos de identidad y de articulación de conexiones transnacionales, pueden ser considerados fuentes importantes para la reflexión sobre el debate político y cultural de los años 1960 y 1970.Palabras-clave: Nueva canción latinoamericana. Canción comprometida. Conexiones transnacionales.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/525
10.18817/ot.v13i21.525
url https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/525
identifier_str_mv 10.18817/ot.v13i21.525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/525/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 13 n. 21 (2016): Dossiê: América Latina no Século XX: intelectuais, disputas polí­ticas e representações do poder; 261-269
1808-8031
10.18817/ot.v13i21
reponame:Outros tempos
instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron:UEMA
instname_str Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron_str UEMA
institution UEMA
reponame_str Outros tempos
collection Outros tempos
repository.name.fl_str_mv Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
repository.mail.fl_str_mv outrostempos_revista@yahoo.com.br
_version_ 1797067032757272576