APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmeira Zago, Valéria Cristina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scias Arte/Educação
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4810
Resumo: As metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas, possuem um grande potencial para desenvolver habilidades e competências na formação profissional e cidadã. As temáticas ambientais possibilitam a aplicação profusa dessas metodologias. Este estudo apresenta o relato de uma experiência do uso de aprendizagem baseada em problemas e a produção de conteúdo audiovisual, por alunos de graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Em contato com uma realidade trágica de destruição socioambiental – rompimento da barragem do Fundão em Bento Rodrigues, município de Mariana-MG – e, a partir da observação dos problemas ali encontrados, foi proposto aos alunos a sugestão de soluções para a recuperação socioambiental do local. Pode-se observar o desenvolvimento de habilidades de caráter interpretativo-analítico tanto técnico, quanto social. Além disso, a motivação gerada pela ida ao local do desastre, mobilizou a criatividade, pró-atividade, trabalho em equipe e empatia na resolução dos problemas.
id UEMG-1_84d701f3a451374f4ecd8f302edb2966
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4810
network_acronym_str UEMG-1
network_name_str Scias Arte/Educação
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantesAs metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas, possuem um grande potencial para desenvolver habilidades e competências na formação profissional e cidadã. As temáticas ambientais possibilitam a aplicação profusa dessas metodologias. Este estudo apresenta o relato de uma experiência do uso de aprendizagem baseada em problemas e a produção de conteúdo audiovisual, por alunos de graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Em contato com uma realidade trágica de destruição socioambiental – rompimento da barragem do Fundão em Bento Rodrigues, município de Mariana-MG – e, a partir da observação dos problemas ali encontrados, foi proposto aos alunos a sugestão de soluções para a recuperação socioambiental do local. Pode-se observar o desenvolvimento de habilidades de caráter interpretativo-analítico tanto técnico, quanto social. Além disso, a motivação gerada pela ida ao local do desastre, mobilizou a criatividade, pró-atividade, trabalho em equipe e empatia na resolução dos problemas.Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais2020-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4810SCIAS - Arte/Educação; v. 7 n. 1 (2020): SCIAS. Arte/Educação; 63-772318-8537reponame:Scias Arte/Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4810/pdfCopyright (c) 2020 Valéria Cristina Palmeira Zagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPalmeira Zago, Valéria Cristina2020-07-31T10:43:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4810Revistahttp://revista.uemg.br/index.php/SCIASPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/SCIAS/oai||revistascias@uemg.br2318-85372318-8537opendoar:2020-07-31T10:43:01Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes
title APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes
spellingShingle APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes
Palmeira Zago, Valéria Cristina
title_short APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes
title_full APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes
title_fullStr APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes
title_sort APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes
author Palmeira Zago, Valéria Cristina
author_facet Palmeira Zago, Valéria Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palmeira Zago, Valéria Cristina
description As metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas, possuem um grande potencial para desenvolver habilidades e competências na formação profissional e cidadã. As temáticas ambientais possibilitam a aplicação profusa dessas metodologias. Este estudo apresenta o relato de uma experiência do uso de aprendizagem baseada em problemas e a produção de conteúdo audiovisual, por alunos de graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Em contato com uma realidade trágica de destruição socioambiental – rompimento da barragem do Fundão em Bento Rodrigues, município de Mariana-MG – e, a partir da observação dos problemas ali encontrados, foi proposto aos alunos a sugestão de soluções para a recuperação socioambiental do local. Pode-se observar o desenvolvimento de habilidades de caráter interpretativo-analítico tanto técnico, quanto social. Além disso, a motivação gerada pela ida ao local do desastre, mobilizou a criatividade, pró-atividade, trabalho em equipe e empatia na resolução dos problemas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4810
url https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4810/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Valéria Cristina Palmeira Zago
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Valéria Cristina Palmeira Zago
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv SCIAS - Arte/Educação; v. 7 n. 1 (2020): SCIAS. Arte/Educação; 63-77
2318-8537
reponame:Scias Arte/Educação
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Scias Arte/Educação
collection Scias Arte/Educação
repository.name.fl_str_mv Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistascias@uemg.br
_version_ 1799317967206350849