APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scias Arte/Educação |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4810 |
Resumo: | As metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas, possuem um grande potencial para desenvolver habilidades e competências na formação profissional e cidadã. As temáticas ambientais possibilitam a aplicação profusa dessas metodologias. Este estudo apresenta o relato de uma experiência do uso de aprendizagem baseada em problemas e a produção de conteúdo audiovisual, por alunos de graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Em contato com uma realidade trágica de destruição socioambiental – rompimento da barragem do Fundão em Bento Rodrigues, município de Mariana-MG – e, a partir da observação dos problemas ali encontrados, foi proposto aos alunos a sugestão de soluções para a recuperação socioambiental do local. Pode-se observar o desenvolvimento de habilidades de caráter interpretativo-analítico tanto técnico, quanto social. Além disso, a motivação gerada pela ida ao local do desastre, mobilizou a criatividade, pró-atividade, trabalho em equipe e empatia na resolução dos problemas. |
id |
UEMG-1_84d701f3a451374f4ecd8f302edb2966 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4810 |
network_acronym_str |
UEMG-1 |
network_name_str |
Scias Arte/Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantesAs metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas, possuem um grande potencial para desenvolver habilidades e competências na formação profissional e cidadã. As temáticas ambientais possibilitam a aplicação profusa dessas metodologias. Este estudo apresenta o relato de uma experiência do uso de aprendizagem baseada em problemas e a produção de conteúdo audiovisual, por alunos de graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Em contato com uma realidade trágica de destruição socioambiental – rompimento da barragem do Fundão em Bento Rodrigues, município de Mariana-MG – e, a partir da observação dos problemas ali encontrados, foi proposto aos alunos a sugestão de soluções para a recuperação socioambiental do local. Pode-se observar o desenvolvimento de habilidades de caráter interpretativo-analítico tanto técnico, quanto social. Além disso, a motivação gerada pela ida ao local do desastre, mobilizou a criatividade, pró-atividade, trabalho em equipe e empatia na resolução dos problemas.Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais2020-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4810SCIAS - Arte/Educação; v. 7 n. 1 (2020): SCIAS. Arte/Educação; 63-772318-8537reponame:Scias Arte/Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4810/pdfCopyright (c) 2020 Valéria Cristina Palmeira Zagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPalmeira Zago, Valéria Cristina2020-07-31T10:43:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4810Revistahttp://revista.uemg.br/index.php/SCIASPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/SCIAS/oai||revistascias@uemg.br2318-85372318-8537opendoar:2020-07-31T10:43:01Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes |
title |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes Palmeira Zago, Valéria Cristina |
title_short |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes |
title_full |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes |
title_sort |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – relato de experiência de produção audiovisual por estudantes |
author |
Palmeira Zago, Valéria Cristina |
author_facet |
Palmeira Zago, Valéria Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palmeira Zago, Valéria Cristina |
description |
As metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas, possuem um grande potencial para desenvolver habilidades e competências na formação profissional e cidadã. As temáticas ambientais possibilitam a aplicação profusa dessas metodologias. Este estudo apresenta o relato de uma experiência do uso de aprendizagem baseada em problemas e a produção de conteúdo audiovisual, por alunos de graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Em contato com uma realidade trágica de destruição socioambiental – rompimento da barragem do Fundão em Bento Rodrigues, município de Mariana-MG – e, a partir da observação dos problemas ali encontrados, foi proposto aos alunos a sugestão de soluções para a recuperação socioambiental do local. Pode-se observar o desenvolvimento de habilidades de caráter interpretativo-analítico tanto técnico, quanto social. Além disso, a motivação gerada pela ida ao local do desastre, mobilizou a criatividade, pró-atividade, trabalho em equipe e empatia na resolução dos problemas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4810 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4810/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Valéria Cristina Palmeira Zago info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Valéria Cristina Palmeira Zago |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
SCIAS - Arte/Educação; v. 7 n. 1 (2020): SCIAS. Arte/Educação; 63-77 2318-8537 reponame:Scias Arte/Educação instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Scias Arte/Educação |
collection |
Scias Arte/Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistascias@uemg.br |
_version_ |
1799317967206350849 |