No descortinar de leitura de mundo, territórios materiais e existenciais: Reflexões sobre as contribuições metodológicas da arte em oficinas pedagógicas com educandos da Educação de Jovens e Adultos
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Scias Arte/Educação |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/425 |
Resumo: | Este artigo pautado em uma pesquisa bibliográfica, busca instaurar reflexões sobre as possibilidades de utilização da arte nos desafios de potencialização leituras de mundo e territórios de educandos da EJA, especificamente no universo de oficinas pedagógicas, e assim a sua contribuição na criatividade e autoria, através destes atores sociais, tendo em vista a produção de desenhos, artefatos culturais e apropriação dos mesmos na perspectiva do objeto gerador de Ramos (2004). Baliza-se no conceito de leitura de mundo de Paulo Freire, articulado ao conceito de território através de alguns autores e nos processos criativos vivenciados pela arte através da noção de autoria e criatividade Pode-se constatar as possibilidades da arte nos desafios de potencialização leituras de mundo e territórios de educandos da EJA, e na promoção da criatividade e autoria dos educandos. A arte nesta perspectiva deve ser valorizada então na construção metodológica de nossas pesquisas e na formação de professores, e assim fundamentais na desconstrução dos estereótipos em relação aos educandos da EJA e suas práticas pedagógicas.Palavras-chave: Leituras de Mundo; Territórios; Educação de Jovens e Adultos; Arte; Oficinas pedagógicas. |
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No descortinar de leitura de mundo, territórios materiais e existenciais: Reflexões sobre as contribuições metodológicas da arte em oficinas pedagógicas com educandos da Educação de Jovens e AdultosEste artigo pautado em uma pesquisa bibliográfica, busca instaurar reflexões sobre as possibilidades de utilização da arte nos desafios de potencialização leituras de mundo e territórios de educandos da EJA, especificamente no universo de oficinas pedagógicas, e assim a sua contribuição na criatividade e autoria, através destes atores sociais, tendo em vista a produção de desenhos, artefatos culturais e apropriação dos mesmos na perspectiva do objeto gerador de Ramos (2004). Baliza-se no conceito de leitura de mundo de Paulo Freire, articulado ao conceito de território através de alguns autores e nos processos criativos vivenciados pela arte através da noção de autoria e criatividade Pode-se constatar as possibilidades da arte nos desafios de potencialização leituras de mundo e territórios de educandos da EJA, e na promoção da criatividade e autoria dos educandos. A arte nesta perspectiva deve ser valorizada então na construção metodológica de nossas pesquisas e na formação de professores, e assim fundamentais na desconstrução dos estereótipos em relação aos educandos da EJA e suas práticas pedagógicas.Palavras-chave: Leituras de Mundo; Territórios; Educação de Jovens e Adultos; Arte; Oficinas pedagógicas.Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais2013-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/425SCIAS - Arte/Educação; v. 1 n. 1 (2013): Revista SCIAS Arte/Educação nº 01; 14-292318-8537reponame:Scias Arte/Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGFilho, José Peixotode Souza, Carolina Rezendeporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-17T16:11:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/425Revistahttp://revista.uemg.br/index.php/SCIASPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/SCIAS/oai||revistascias@uemg.br2318-85372318-8537opendoar:2024-05-17T16:11:51Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
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