LEITURAS DE MUNDO, RELIGIOSIDADE POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contribuições e limites do uso da arte em oficinas pedagógicas, inspiradas em Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scias Arte/Educação |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/670 |
Resumo: | Este artigo busca através da socialização dos dados da dissertação de mestrado, instaurar reflexões sobre os limites e potencialidades da utilização da arte na construção metodológica desta investigação e no desafio de potencialização de leituras de educandos da EJA. As oficinas pedagógicas realizadas apontam horizontes para a utilização da arte em nossas pesquisas acadêmicas e mais do que isto, ao exercício da criatividade, autoria e catarse pelos educandos envolvidos. Enfim, a arte revelou-se um instrumento metodológico que apresentou alguns limites e resistência por parte dos educandos, mas potencializou as leituras de mundo dos mesmos, relacionadas primordialmente à religiosidade popular do distrito de Morro Vermelho. Desta forma, revelou-e como fundamental para a consolidação de movimentos que acolham e reconheçam a diversidade cultural como possibilidades de efetivação democrática e não como naturalização das desigualdades sociais, através da valorização destes atores sociais, enquanto protagonistas de suas trajetórias individuais e coletivas. |
id |
UEMG-1_5a01bd749e263da31475661058cc4652 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/670 |
network_acronym_str |
UEMG-1 |
network_name_str |
Scias Arte/Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURAS DE MUNDO, RELIGIOSIDADE POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contribuições e limites do uso da arte em oficinas pedagógicas, inspiradas em Paulo FreireEste artigo busca através da socialização dos dados da dissertação de mestrado, instaurar reflexões sobre os limites e potencialidades da utilização da arte na construção metodológica desta investigação e no desafio de potencialização de leituras de educandos da EJA. As oficinas pedagógicas realizadas apontam horizontes para a utilização da arte em nossas pesquisas acadêmicas e mais do que isto, ao exercício da criatividade, autoria e catarse pelos educandos envolvidos. Enfim, a arte revelou-se um instrumento metodológico que apresentou alguns limites e resistência por parte dos educandos, mas potencializou as leituras de mundo dos mesmos, relacionadas primordialmente à religiosidade popular do distrito de Morro Vermelho. Desta forma, revelou-e como fundamental para a consolidação de movimentos que acolham e reconheçam a diversidade cultural como possibilidades de efetivação democrática e não como naturalização das desigualdades sociais, através da valorização destes atores sociais, enquanto protagonistas de suas trajetórias individuais e coletivas.Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais2015-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/670SCIAS - Arte/Educação; n. 4; 2-162318-8537reponame:Scias Arte/Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/670/pdfFilho, José Pereira Peixotode Souza, Carolina Rezendeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-17T16:11:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/670Revistahttp://revista.uemg.br/index.php/SCIASPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/SCIAS/oai||revistascias@uemg.br2318-85372318-8537opendoar:2024-05-17T16:11:51Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURAS DE MUNDO, RELIGIOSIDADE POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contribuições e limites do uso da arte em oficinas pedagógicas, inspiradas em Paulo Freire |
title |
LEITURAS DE MUNDO, RELIGIOSIDADE POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contribuições e limites do uso da arte em oficinas pedagógicas, inspiradas em Paulo Freire |
spellingShingle |
LEITURAS DE MUNDO, RELIGIOSIDADE POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contribuições e limites do uso da arte em oficinas pedagógicas, inspiradas em Paulo Freire Filho, José Pereira Peixoto |
title_short |
LEITURAS DE MUNDO, RELIGIOSIDADE POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contribuições e limites do uso da arte em oficinas pedagógicas, inspiradas em Paulo Freire |
title_full |
LEITURAS DE MUNDO, RELIGIOSIDADE POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contribuições e limites do uso da arte em oficinas pedagógicas, inspiradas em Paulo Freire |
title_fullStr |
LEITURAS DE MUNDO, RELIGIOSIDADE POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contribuições e limites do uso da arte em oficinas pedagógicas, inspiradas em Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
LEITURAS DE MUNDO, RELIGIOSIDADE POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contribuições e limites do uso da arte em oficinas pedagógicas, inspiradas em Paulo Freire |
title_sort |
LEITURAS DE MUNDO, RELIGIOSIDADE POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contribuições e limites do uso da arte em oficinas pedagógicas, inspiradas em Paulo Freire |
author |
Filho, José Pereira Peixoto |
author_facet |
Filho, José Pereira Peixoto de Souza, Carolina Rezende |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Carolina Rezende |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filho, José Pereira Peixoto de Souza, Carolina Rezende |
description |
Este artigo busca através da socialização dos dados da dissertação de mestrado, instaurar reflexões sobre os limites e potencialidades da utilização da arte na construção metodológica desta investigação e no desafio de potencialização de leituras de educandos da EJA. As oficinas pedagógicas realizadas apontam horizontes para a utilização da arte em nossas pesquisas acadêmicas e mais do que isto, ao exercício da criatividade, autoria e catarse pelos educandos envolvidos. Enfim, a arte revelou-se um instrumento metodológico que apresentou alguns limites e resistência por parte dos educandos, mas potencializou as leituras de mundo dos mesmos, relacionadas primordialmente à religiosidade popular do distrito de Morro Vermelho. Desta forma, revelou-e como fundamental para a consolidação de movimentos que acolham e reconheçam a diversidade cultural como possibilidades de efetivação democrática e não como naturalização das desigualdades sociais, através da valorização destes atores sociais, enquanto protagonistas de suas trajetórias individuais e coletivas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/670 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/670/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
SCIAS - Arte/Educação; n. 4; 2-16 2318-8537 reponame:Scias Arte/Educação instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Scias Arte/Educação |
collection |
Scias Arte/Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistascias@uemg.br |
_version_ |
1799317967185379328 |