Análise de uma proposta de avaliação institucional para a escola e para instituições
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
DOI: | 10.24934/eef.v13i15.92 |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/92 |
Resumo: | Este artigo analisa uma metodologia de autoavaliação institucional para escolas e instituições de educação infantil presente em dois instrumentos: “Indicadores da qualidade na educação” e “Indicadores da qualidade na educação infantil”, cujo uso tem sido recomendado pelo Ministério da Educação (MEC). A análise será feita à luz de critérios internacionais próprios para a crítica de avaliações (utilidade, factibilidade, precisão e propriedade) e também considerando desafios para o campo da avaliação (envolvimento dos stakeholders; melhoria da vida das pessoas e das instituições; legitimidade frente aos responsáveis pelas decisões; compartilhamento de percepções). Conclui-se que os materiais têm potencial para responder a maior parte desses critérios e desafios, sendo que estudos sobre sua operacionalização em diferentes contextos são importantes para reforçar, contrariar ou trazer novas evidências. |
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