Análise de uma proposta de avaliação institucional para a escola e para instituições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Vanda Mendes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pimenta, Cláudia Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
DOI: 10.24934/eef.v13i15.92
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/92
Resumo: Este artigo analisa uma metodologia de autoavaliação institucional para escolas e instituições de educação infantil presente em dois instrumentos: “Indicadores da qualidade na educação” e “Indicadores da qualidade na educação infantil”, cujo uso tem sido recomendado pelo Ministério da Educação (MEC). A análise será feita à luz de critérios internacionais próprios para a crítica de avaliações (utilidade, factibilidade, precisão e propriedade) e também considerando desafios para o campo da avaliação (envolvimento dos stakeholders; melhoria da vida das pessoas e das instituições; legitimidade frente aos responsáveis pelas decisões; compartilhamento de percepções). Conclui-se que os materiais têm potencial para responder a maior parte desses critérios e desafios, sendo que estudos sobre sua operacionalização em diferentes contextos são importantes para reforçar, contrariar ou trazer novas evidências.
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